sábado, 5 de setembro de 2015

Carta pessoal: Tutorial


   A carta pessoal é uma forma da texto normalmente utilizada para parentes e amigos se comunicarem, podem ser escritas formalmente ou informalmente, isso depende do gosto do autor. Uma carta pessoal deve ter nome do remetente, nome do destinatário e data. O uso de gírias, e uma linguagem correta também é muito comum nas cartas pessoais, escrita de forma sucinta, os verbos geralmente são escritos no presente de indicativo.

Neste tutorial vou ensinar “passo a passo” de como se faz uma bela carta pessoal, da exemplos e formatos de como se fazer.

1. Coloque a data, a cidade de onde está escrevendo a carta.

2. Use uma linguagem de acordo com seu grau de intimidade com o destinatário.

3. Comece escrevendo uma saudação, exemplo: Querido Sr. Euclides.

4. Comece perguntando “ como vai você? ”

5. Faça uma pequena introdução.

6. Fale tudo o que você quer falar com o destinatário.

7. Use um encerramento do tipo: Tchau, forte abraço ou com carinho.

8. Escreva sua assinatura e mande por e-mail, por correio, ou pessoalmente.

Carta Pessoal é um gênero textual que pode ser muito útil, para deixar bilhetes 
para pessoal próximas. Exemplos:


 Texto do aluno Antônio Carlos Lourenço 


10 comentários:

  1. Antonio Carlos, seu texto foi ótimo. Embora tenha sido muito breve e objetivo em sua redação, isso não atrapalhou em nada em seu compreendimento. Pelo contrário, o fato do texto ser breve facilitou e muito, uma vez que além de impedir que o texto ficasse cansativo, tal característica impediu que o leitor perdesse sua linha de raciocínio. Como se não bastasse, você explicou muito bem, ensinou perfeitamente como redigir uma carta pessoal, além de feito o uso da língua portuguesa de maneira muito formal e simples. Portanto, não tenho nada mais a dizer, senão um grandioso "parabéns"!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu texto,Antonio Carlos!Mesmo breve,seu texto ficou muito bom e você conseguiu explicar muito bem e ensinar através do passo a passo como se faz uma carta pessoal!E seus exemplos também foram ótimos.Parabéns novamente pelo seu texto,Antonio Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Antônio Carlos, seu texto ficou muito bom! Você foi claro, objetivo e breve na sua construção e os passos recomendados foram excelentes, com eles consigo reproduzir uma carta pessoal corretamente. Bom o seu texto não ficou confuso e meus parabéns de novo, pois você alcançou o objetivo proposto!
    ALÍCIA

    ResponderExcluir
  4. Antônio Carlos, você fez um texto bom, com linguagem simples porém formal e de forma bem direta, com ótimos exemplos e explicou de forma simplesmente fantástica e de fácil compreendimento por todos.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Carlos, seu texto ficou excelente! Todas as suas explicações foram compreensíveis, independentemente de ter sido sucinto, alcançou sua principal finalidade. Uso da linguagem como mencionado, foi bem clara. A leitura do texto não ficou cansativa, assim o leitor consente melhor percepção do tema, interessando no assunto.

    ResponderExcluir
  6. Antonio seu texto ficou otimo,estrutura,linguagem,explicaçoes.Simplesmente me surpreendeu.
    Parabens!
    Jullia Massensini

    ResponderExcluir
  7. otimo texto Antonio Carlos, certamente não irei errar mais quando for produzir uma carta pessoal. Aprendi de uma forma clara e objetiva com seu texto, por isso só tenho a dizer parabens a você.

    ResponderExcluir
  8. Antonio, gostei muito do seu texto, pois foi um texto breve, mas que possibilitou e facilitou o entendimento, deixando, assim, claro o objetivo de ensinar a fazer uma carta pessoal, o que foi alcançado.

    ResponderExcluir
  9. Seu texto ficou realmente muito bom Antonio, foi breve e objetivo porém não deixou que nada faltasse, com linguagem simples e clara facilitando a compreensão, eu como leitor posso afirmar que a forma como você escreveu o texto deixou muito clara para aprender como produzir uma carta pessoal. Parabéns!

    Igor Martins

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Antônio Carlos você fez um texto fácil de se entender principalmente com a utilização de tópicos para explicar como se faz esta carta pessoal Parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir