A entrevista é um diálogo que
consiste em uma coleta de informações desconhecidas sobre certo tema ou pessoa,
conduzida pelo entrevistador e esclarecidas pelo(s) entrevistado(s), no formato
de perguntas e respostas e veiculadas para o publico alvo.
Para que se tenha uma
boa entrevista, precisa-se de alguns conceitos básicos:
.Contato direto entre o entrevistador e
o(s) entrevistado(s)
.Perguntas e respostas bem elaboradas, de preferencia já com
um questionário pronto.
.Aproveitar ao máximo os elementos de
informação da entrevista.
Podemos colocar em conta, três tipos de entrevista:
- A entrevista não-dirigida, que é a entrevista para a TV. Onde as
perguntas não são precisas e não seguem a ordem do questionário, deixando o
entrevistado mais a vontade, mas não desencaminhando o objetivo principal.
- A
entrevista dirigida. Onde o entrevistador não tem um questionário, mas segue
uma serie de tópicos que serão usados durante a entrevista. Nesse tipo, o
entrevistado conta um acontecimento vivenciado ou visualizado de fora.
-
A entrevista de emprego. Onde o entrevistador faz uma serie de perguntas a seu
gosto, onde os entrevistados costumam ficar tensos na hora de responder, pelo
simples fato de não saber o que dizer quando são questionados. O ponto principal desse tipo entrevista é a analise do
currículo.
Exemplos de entrevistas:
-IMPRENSA – Você poderia nos contar um pouco de sua história?
Arreguy – Trabalhei por 16 anos e meio no Estado de Minas e lá eu ocupava a função de editora assistente de cultura. Nos dois primeiros anos eu trabalhei na área econômica e 14 na área cultural. Fui repórter, editora, editora assistente, crítica de teatro, cinema, editei cinema, editei o caderno “Pensar”. Então, ao abrir uma vaga de cultura no Correio Braziliense, o diretor de redação me convidou para vir pra Brasília.
Arreguy – Trabalhei por 16 anos e meio no Estado de Minas e lá eu ocupava a função de editora assistente de cultura. Nos dois primeiros anos eu trabalhei na área econômica e 14 na área cultural. Fui repórter, editora, editora assistente, crítica de teatro, cinema, editei cinema, editei o caderno “Pensar”. Então, ao abrir uma vaga de cultura no Correio Braziliense, o diretor de redação me convidou para vir pra Brasília.
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-Como definir o que é uma produção de qualidade?
MIRTA TORRES O escritor tem de ter um propósito claro que o leve a escrever, tal como preparar um texto para o seminário ou um convite para uma festa.
O bom texto é aquele que cumpre o propósito de quem o produz. Para isso, o que é preciso ser ensinado aos alunos?
MIRTA Diversos aspectos colaboram para que sejam produzidos textos qualificados entre aceitáveis e bons. A turma toda deve ser incentivada a escrever de maneira habitual e frequente. Tal como um piloto de avião precisa acumular horas de voo para ser hábil, um escritor precisa somar muitas oportunidades de escrita. Na prática, quer dizer que os estudantes devem ser estimulados a elaborar perguntas sobre um tema estudado e resumir a matéria para passar a um colega que faltou. São escritos menos ambiciosos, porém também exigem escrever, ler e corrigir. Embora, em muitas situações escolares de escrita, o texto não tenha outro propósito a não ser o de escrever para aprender a escrita, é fundamental gerar condições didáticas com sentido social. Elas devem garantir a construção de produções contextualizadas, que ultrapassem os muros da escola, como uma solicitação por escrito para o diretor de um museu, de permissão para uma visita. Assim, antes de começar a escrever, aprende-se que é preciso saber quem é o leitor e as informações necessárias.
Por isso é ruim propor que se escreva sobre um tema livre ou aberto, por exemplo, "Minhas Férias"?
MIRTA A escrita nunca deve ser livre. Precisa ser produzida em um contexto, sempre. A psicolinguista argentina Emilia Ferreiro caracteriza muito bem essa questão. Ela diz que "não há nada menos livre do que um texto livre". Muitas coisas incidem sobre qualquer texto: os propósitos que guiam a escrita, os destinatários e a situação comunicativa. As crianças têm de aprender que o material deve se refletir no leitor.
O bom texto é aquele que cumpre o propósito de quem o produz. Para isso, o que é preciso ser ensinado aos alunos?
MIRTA Diversos aspectos colaboram para que sejam produzidos textos qualificados entre aceitáveis e bons. A turma toda deve ser incentivada a escrever de maneira habitual e frequente. Tal como um piloto de avião precisa acumular horas de voo para ser hábil, um escritor precisa somar muitas oportunidades de escrita. Na prática, quer dizer que os estudantes devem ser estimulados a elaborar perguntas sobre um tema estudado e resumir a matéria para passar a um colega que faltou. São escritos menos ambiciosos, porém também exigem escrever, ler e corrigir. Embora, em muitas situações escolares de escrita, o texto não tenha outro propósito a não ser o de escrever para aprender a escrita, é fundamental gerar condições didáticas com sentido social. Elas devem garantir a construção de produções contextualizadas, que ultrapassem os muros da escola, como uma solicitação por escrito para o diretor de um museu, de permissão para uma visita. Assim, antes de começar a escrever, aprende-se que é preciso saber quem é o leitor e as informações necessárias.
Por isso é ruim propor que se escreva sobre um tema livre ou aberto, por exemplo, "Minhas Férias"?
MIRTA A escrita nunca deve ser livre. Precisa ser produzida em um contexto, sempre. A psicolinguista argentina Emilia Ferreiro caracteriza muito bem essa questão. Ela diz que "não há nada menos livre do que um texto livre". Muitas coisas incidem sobre qualquer texto: os propósitos que guiam a escrita, os destinatários e a situação comunicativa. As crianças têm de aprender que o material deve se refletir no leitor.
Igor, seu texto ficou bom! Porém, apesar de você ter explicado e diferenciado muito bem a entrevista e seus tipos, senti a falta daquele "passo a passo", ou no mínimo explicações de como fazer uma entrevista. Deste modo, não posso dizer que li este texto e que a partir dele todas as minhas dúvidas sobre como fazer uma entrevista se extinguiram. Todavia o exemplo dado por você foi bom, o texto não foi cansativo e a linguagem apresenta pequenos erros de emprego de pronome relativo, mas nada que fuja muito de seu aspecto simples e formal. Parabéns pelo texto, portanto.
ResponderExcluirIgor,seu texto está bom.Você deixou de uma maneira bastante clara e objetiva os tipos e o que é uma entrevista,mas deveria ter feito o passo a passo,que deixa de uma maneira ainda mais clara para o leitor.Mas mesmo assim,seu texto ficou bom.Parabéns!
ResponderExcluirParabéns Igor, seu texto ficou muito bom! Bom, o seu texto foi bem objetivo e nem um pouco cansativo, mas acredito que você poderia ter explicado melhor em relação a construção de uma entrevista, pois senti falta de um pouco mais de explicações e como o Gustavo disse, não será de primeira que todas minhas dúvidas serão deletadas, fora isso você está de parabéns!
ResponderExcluirALÍCIA
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirIgor, você fez um texto ótimo, de forma clara e objetiva você conseguiu tornar o texto nada cansativo. Porém, como já foi dito anteriormente, faltou uma explicação mais especifica que explicasse cada parte da produção deste gênero textual de forma com que não houvessem mais dúvidas quanto a ele, fora isso, seu texto está excelente.
ResponderExcluirParabéns pelo texto, Igor! Os conceitos sobre tipos de entrevista foram expostos de forma explícita, facilitando a compreensão do leitor. Os exemplos estão excelentes, permitindo ainda mais o entendimento do leitor, para que construa uma brilhante entrevista. Como mencionado previamente, senti falta de como implementar uma entrevista, ou seja, faltou todo o procedimento de como realiza-lá, você apenas nos deu alguns conceitos para formar uma boa entrevista.
ResponderExcluirIgor seu texto ficou otimo,foi claro sem ser cansativo,e não verefiquei erros ortograficos.
ResponderExcluirParabens!
Jullia Massensini
Igor, gostei de seu texto, um texto bom, com linguagem simples, facilitando o entendimento, e breve, não se estendendo muito tornando seu texto fácil para ler. Porém no seu texto ocorreu uma pequena falta de informação, a qual fecharia com chave de ouro sua produção, que seria aquele passo a passo de como fazer uma entrevista, mas mesmo assim ainda merece os parabéns!
ResponderExcluirSeu texto ficou realmente muito bom Igor, de fácil entendimento, não apresentou erros, porém você não apresentou aquele passo a passo que facilita a produção e também a identificação desse gênero, mesmo assim seu texto está ótimo, parabéns!
ResponderExcluirIgor Martins
Igor seu texto ficou bom só faltou você ter feito um passo a passo explicando como se faz uma entrevista de uma forma bem mais clara e mais fácil de se ler, já o resto ficou muito bom Parabéns.
ResponderExcluirMATHEUS