sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Estendendo relações frias


A cena se passa-se em 2014.

Os amigos estavam todos reunidos em uma lanchonete.
Ninguém conversava, estavam todos entertidos com seus celulares modernos, conectados as redes sociais.

Quando o garçom surge e pergunta por que de não conversarem pessoalmente, ao invés de mandarem mensagens uns aos outros.

E os amigos começam a perceber que estão vivendo em um mundo digital onde estão esfriando as relações.

Márcio, um dos amigos, diz:


- A tecnologia evoluiu de forma extremamente positiva nos últimos anos. Nem imaginávamos que existiria diversos modelos de aparelhos telefônicos. Não imaginávamos que a internet seria tão importante assim em nossas vidas e nem imaginamos o que está por vir ainda.
Outro amigo intervém:

- Mas até que ponto isso é bom, heim?!

Novamente o garçom diz:

- Eu duvido que você consiga ficar uma hora sem ao menos ver se tem alguma notificação nova pra você. Em uma mesa de bar ou lanchonete, reparem que as pessoas não conversam mais como antes, elas preferem conversar com alguém que não está no recinto pelo celular do que muitas vezes se socializar com os integrantes da mesa. Nada mais é como era antes.


Juliano entra na conversa:


- Ligar pra alguém hoje em dia é uma coisa muito rara. Já repararam nisso também? As pessoas preferem te ligar ou te mandar um ‘whats’?


Todos concordaram.


Rogério:


- Não estou dizendo isso como se eu fosse uma excessão, infelizmente isso é algo que já dominou praticamente todas as pessoas que tenha um celularzinho razoável. 

 Márcio:

- Será que da pra reverter toda essa situação?


Juliano:


- Infelizmente acho que essa é uma situação irreversível, as relações vão continuar cada vez mais frias, vão continuar preferindo ficar conversando no celular o dia todo do que conversar pessoalmente ou então fazer uma ligação.


Rogério:


-E acrescento que a tendência daqui pra frente é só piorar.
Assim, todos largaram os seus celulares e foram conversar uns com os outros pessoalment
e.

12 comentários:

  1. Camila, você fez um bom texto e que nos leva a refletir, mas não um conto moderno. Em primeiro não há toda aquela típica fantasia dos contos, somente elementos reais e atuais. Depois, o texto não se desenvolve com os cinco elementos estruturais que compõem a maioria dos contos (Situação inicial, problema, complicação, clímax e desfecho) e muito menos apresenta a vida de algum personagem que passa por reviravoltas. Enfim, este texto parece-se muito mais com uma passagem de alguma história maior, do que com um conto com início, meio e fim. No entanto o texto não ficou ruim, uma vez que nos leva a uma reflexão sobre um problema que afeta o mundo atual de maneira geral: o vício nas tecnologias e a perda da proximidade humana. Embora a tecnologia traga muitos benefícios, ela acabou nos aprisionando e atualmente vivemos em função de algo que foi criado para nos libertar... É realmente um grande paradoxo, mas, acima de tudo, é uma grande tristeza ver o mundo tão conectado ao espaço cibernético, mas tão desconectado no que diz às suas relações...

    ResponderExcluir
  2. Camila,seu texto ficou bom,o tema escolhido é bem discutido na atualidade e ele deve ser mudado.Sobre a estrutura do seu texto sinto que você pecou,mas nada que seja grave.
    Parabens!
    Jullia Massensini

    ResponderExcluir
  3. Camila, seu texto está bom, mas faltou um desenvolvido maior da história e ênfase para que tivesse a estrutura de um conto de fadas. Por esse motivo ele é apenas uma conversa entre amigos num bar. Em relação ao assunto é muito bom para pensarmos no que está acontecendo com as pessoas, que não estão tendo mais o contato direto entre si, e sim conversando pelo celular, o que prejudica muito a convivência entre elas. Podemos perceber que a cada dia estamos virando cada vez mais escravos do celular. Ele nos aprisiona fazendo com que nem uma conversa pessoalmente entre amigos e familiares seja proporcionada. Até mesmo nos momentos de lazer não ficamos sem ele. Isso não é bom, pois não temos contato nenhum com as pessoas e as relações se tornam frias. Ao invés de nos socializar estamos nos excluindo da sociedade por causa desse terrível vício.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de o assunto ter sido muito bem escolhido e atual, você não fez um bom conto. O texto apresentado ficou legal e nos leva a refletir sobre nossos hábitos, mas não é um conto. A estrutura não foi feita da forma correta, os personagens não são maravilhosos e não ocorre nenhum acontecimento extraordinário na vida dos integrantes da história.

    ResponderExcluir
  5. o tema foi muito bem tratado, Camila, e ainda um ótimo tema, mas como os nossos amigos disseram anteriormente, você não fez um conto, pois a estrutura feita é bem diferente da estrutura de um conto. Talvez se estivesse sido seguido corretamente a estrutura, ficaria um conto ótimo, pois o assunto é uma realidade que todos nós vemos hoje, e acredito ser de extrema importância.

    ResponderExcluir
  6. Camila, acredito que você soube escolher um ótimo tema, tema atual, mas não produziu um conto moderno, e pecou muito na estrutura. O tema, como disse os nossos amigos, nos leva a refletir sobre o assunto. Fora isso seu texto não ficou ruim.

    ResponderExcluir
  7. Camila, em seu texto vejo problemas em relação a estrutura, tirando dele a qualidade de conto. Em relação a sua escolha de tema eu achei boa, porém você não soube explorá-lo, aconselho que na próxima você se esforce mais.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um ótimo tema, você não cumpriu toda a proposta, uma vez que não fez um conto. Não só os celulares mas as tecnologias de forma geral estão cada vez mais intensas no nosso dia a dia e estamos nos tornando escravos das tecnologias. É hora de rever isso! Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Camila, primeiramente tenho que falar que o tema escolhido está ótimo, mas poderia ter desenvolvido mais seu conto, pois ele não ficou um conto moderno. Pecou também na estrutura do texto. Mesmo assim, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Camila, seu texto está bom só faltou você ter desenvolvido mais o tema que é ótimo, fora isso você está de parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  11. Camila, infelizmente você não produziu um conto, uma vez que não aconteceu nada de estrondoso na vida dos personagens,e eles não são maravilhosos, não havendo uma estrutura de conto realmente em seu enredo, entretanto você escolheu um belo tema, sendo este atual, fazendo com nós reflitamos sobre os modos da sociedade atual a respeito das tecnologias

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir