terça-feira, 10 de novembro de 2015

Uma realidade diferente

      Numa pequena cidade no interior de São Paulo, tudo era normal. Casais eram felizes, toda a população era feliz. Mas dentro da casa de Andressa e Gilmar as coisas não eram assim. Casados há quase 20 anos, para os vizinhos, eram um casal feliz, um casal unido, que se amavam e que tinham três lindos filhos (Sabrina, Edgar e Augusto) resumindo: uma família feliz. 
     Mas na verdade, ninguém sabia o que acontecia de verdade. Nem mesmo os filhos do casal. Apenas Andressa sabia. 
     A verdade, é que seu marido a maltratava. Tanto psicologicamente, dizendo que ela era incapaz, dizendo que ela apenas servia para limpar e cozinhar, quanto fisicamente, espancando ela. 
    Andressa não sabia mais o que fazer. Tinha medo de ir à Delegacia da Mulher, além de que nem possuía uma na sua cidade. Como iria a São Paulo sem que ninguém percebesse? Tinha medo do que o marido se vingasse depois. E ela tinha certeza que ele se vingaria. Tinha medo do que os filhos iam pensar. Tinha medo dos julgamentos e por isso aguentava calada. 
     Mas rezava todos os dias (há 19 anos) para que essa situação mudasse,pois antes Andressa era casada e feliz.Até que depois de um ano juntos,ele começou a bater nela.
    Até que tudo mudou em uma sexta feira.Seus filhos haviam saído com os amigos para se divertirem e estava apenas ela e Gilmar em casa. Gilmar,  começou a gritar com a mulher e ofende-la como ele sempre fazia. No calor da discussão, não perceberam que Sabrina chegava. Ao se dar conta do que sua mãe estava passando, ligou na mesma hora para a polícia. Os policiais conseguiram pegar em flagra o momento que Gilmar deixava Andressa desacordada. Ele foi preso em flagrante. Ela foi encaminhada para o hospital imediatamente. Sabrina, horrorizada ligou para os irmãos e chorou ao pensar quantos anos sua mãe aguentava isso. 
    Mais 10 anos se passaram. Andressa continua morando na mesma casinha. Mas muitas coisas mudaram. Agora ela mora com um marido, Murilo, que a ama e a respeita de verdade. E estão muito felizes. Já Gilmar, foi condenado a 35 anos de prisão. Agora, todos vivem realmente felizes.

12 comentários:

  1. Parabéns, Fernanda, seu texto ficou ótimo! Só tenho elogios a fazer: A história é envolvente e coerente; a estrutura do conto está evidente; o texto não ficou grande e muito menos cansativo; a linguagem está adequada à norma padrão e sem erros ortográficos ou de concordância... Enfim, além da história ter ficado muito boa, o texto foi muito bem escrito. Vale lembrar ainda que você foi muito feliz na escolha do tema de seu conto,apresentando um problema que aflige nossa sociedade há séculos: A agressão contra a mulher. Foi relevante também o destaque de um ponto crucial, o qual permite que tantas agressões ainda existam: O medo e a dificuldade na denúncia. Enfim, Fernanda, sem erros, você fez um texto maravilhoso e extremamente cativante! Só resta parabenizá-la novamente!

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,seu texto ficou maravilhoso,me prendi completamente na história.A violencia contra a mulher na atualidade é inadimisivel,mas ela não deixa de ocorrer infelismente,mas as pessoas estão aprendendo a denunciar sem que fiquem com vergonha de algo que nem é culpa dela.
    Parabens!
    Jullia Massensini

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, parabéns! Seu texto ficou excelente. Você seguiu corretamente a estrutura de um conto de fadas e com isso fez com que ele não ficasse cansativo, e sim, envolvente. É muito triste que aconteça a agressão à mulher, tanto física quanto verbal em nossa sociedade. Entre um casal, era para existir amor e não um ódio, ao ponto de o marido espancar sua mulher. Não é somente a mulher que sofre com isso, os filhos também sofrem ao ver a imagem do homem que era considerado um "herói", agredindo e espancando sua mãe. Uma pena que ainda exista o medo da denúncia. Deveriam implantar postos de denúncia nas cidades e seguir rigorosamente a "Lei Maria da Penha", para que casos de agressão à mulher não aconteçam.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Fernanda!! Seu texto ficou ótimo! Apresentou um tema exelente, enredo bem feito e uma história envolvente. A violência contra a mulher, infelizmente é ocorrente ainda nos dias atuais e precisa ser combatida. É preciso que essas mulheres possuam coragem de lutar contra o perigo que as atinge para que consigam encontrar sua felicidade, ao lado de alguém que realmente as ame e as tragam felicidade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Fernanda, seu texto ficou muito bom. O tema apresentado é excelente, enredo ótimo introduzido em uma boa história. Até mesmo hoje em dia, vivemos em uma sociedade que as mulheres ainda sofrem violência. As mulheres que sofrem com a violência precisam denunciar, e combater esse mal, que pode acabar com vida da mulher.

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, parabéns pelo ótimo conto, você desenvolveu ele maravilhosamente bem, de forma a chegarmos a um entendimento fácil e rápido, e dando gosto de lê-lo. O assunto tratado foi uma ótima escolha também, por ser tratar do machismo, da violência contra mulheres, e isso é o que mais vemos por ai com mulheres se reprimindo diante dos maridos agressores, e no seu conto vemos que os filhos da mulher são quem a ajudam a se libertar do seu marido agressor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, parabéns pelo seu ótimo conto!! Uma estrutura boa e uma história que gostei de ler, não foi entediante. Em relação ao tema, tenho que admitir que devemos estar atentos a essa questão da violência as mulheres, pois é uma questão imperdoável, e que deve haver punição severa.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Fernanda, seu texto ficou ótimo, tratou de um interessante assunto vivido por muitos brasileiros. A violência contra a mulher precisa de um basta! Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, seu texto ficou muito bom! Uma ótima estrutura e um bom tema. Soube desenvolver muito bem o texto, sem deixá-lo entendiante. Muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Fernanda, parabéns seu texto ficou muito bom, você soube desenvolver e escolher um ótimo tema e além de você ter seguido a estrutura correta parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, parabéns pelo ótimo texto produzido. Você seguiu a estrutura correta de um conto, se utilizou de uma linguagem padrão e não identifiquei erros ortográficos e de concordância em sua história. Você também falou sobre um tema atual e triste de se ver na sociedade contemporânea, onde os homens se dizem evoluídos mas nem o homem da idade da pedra violentava as mulheres, essas ocorrências merecem uma punição severa em nossa sociedade e são realmente lastimáveis!

    ResponderExcluir