quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Navio-platarforma da Petrobras explode deixando mortos e feridos


        Ao ligar a televisão, acessar sites de notícias e lendo jornais nos últimos dias não se vê outra notícia senão a que diz respeito ao escândalo em que se envolveu a Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras). Uma empresa de capital abeto, cujo acionista majoritário é o governo do Brasil. É, portanto, uma empresa estatal de economia mista operando atualmente em vinte e cinco países.
Não bastasse esta triste realidade causando em grande prejuízo para todos nós, brasileiros, a Petrobras, foi hoje (11/02) por volta de 12h50, motivo de mais uma triste notícia: um navio-plataforma da Petrobras, em Aracruz, norte do Espírito Santo, explodiu, causando a morte de pelo menos três pessoas, dez feridas e seis estão desaparecidas em consequência da explosão que teria sido provocada por um vazamento de gás.
        Todas as vítimas são  de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Petrobras.
        Além de um helicóptero, oito ambulâncias trabalharam para dar socorro às vítimas que foram levadas para os hospitais Jayme Santos Neves e Vitória Apart, ambos em Serra, Espírito Santo.
Alguns dos sobreviventes tiveram queimaduras graves pelo corpo, outros queimaduras leves e uma das vítimas teve fratura nas pernas,
        Além da Infraero, técnicos da Petrobras montaram um esquema de contingência dando suporte na plataforma.
        O fogo já foi controlado e não há mais riscos de explosões. Os trabalhadores foram levados para a cidade de São Mateus após a acidente e a plataforma ficou incomunicável.
        A Marinha do Brasil divulgou uma nota, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), informando que um navio e duas aeronaves da Marinha estavam se deslocando para a área para dar socorro às vítimas.
        Trabalhar para uma estatal como a Petrobras tem sido o sonho de muitas pessoas que busca estabilidade econômica.  Mas ao mesmo tempo é uma ''bomba relógio''. O próprio ministério publico do trabalhado lista irregularidades de diversos níveis de gravidade nas plataformas, como descontrole sobre emissão de gases, rotas de fugas mal delineadas, botes salva-vidas incapazes de salvar, controle de manutenção deficiente, entre outros.
        Assim, termina os sonhos de algumas pessoas, vítimas talvez dos descasos que trás como consequência terríveis acidentes que talvez pudessem ser evitados.



10 comentários:

  1. Camila, infelizmente não vejo nenhuma crônica, somente uma notícia que foi comentada nas 3 primeiras linhas de seu penúltimo parágrafo. Portanto, creio que nem uma notícia comentada temos aí, somente exposição de fatos, somente uma notícia. Você neste texto limitou-se a expor o ocorrido, não criando nenhuma tese com relação a ele e a defendendo com argumentos, o que caracteriza uma crônica argumentativa.
    O tema era bom, permitia aprofundamentos, você poderia ter se saído bem melhor.
    E com relação ao tema, como se não bastasse os desastres em cadeia que vem sofrendo a Petrobrás, a estatal que já foi a maior petrolífera do mundo, um navio plataforma explode e mata pessoas! Realmente uma fatalidade, algo que somente confirma essa péssima fase em que a Petrobrás vem vivendo (o que eu não diria ser somente azar, mas também muita incompetência).

    ResponderExcluir
  2. É realmente lamentável que pessoas, em seu ambiente de trabalho, possam correr riscos de vida como ocorreu nesta plataforma da Petrobrás. Independente de esta grande petrolífera estar passando ou não por uma fase difícil, a segurança dos trabalhadores deveria ser a maior prioridade e uma fatalidade desta nunca deveria ter ocorrido. Em relação ao texto, ele não foi bem desenvolvido, não apresentando argumentos e sim apenas fatos, o que o transforma apenas em uma notícia e não uma crônica argumentativa.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, é importante lembrar que você pecou em relação a estrutura da crônica, um tema como este, permite aprofundar mais, criando opiniões e argumentos com o objetivo de convencer o leitor. Podemos dizer que você os apresentou em um pequeno trecho e em todo o texto, apenas expôs fatos e fatos. Em relação ao assunto escolhido, é um assunto de grande debate e vergonha, pois uma empresa grande e importante como a Petrobrás, está passando por uma crise econômica devido a corrupções. Essa decadência da empresa também prejudicam aos funcionários, que sofrem com as consequências, como a citada no texto" descontrolesobre emissão de gases, rotas de fuga mal delineadas, botes salva-vidas incapazes de salvar....". Realmente, uma decadência para uma empresa de grande porte como a Petrobrás.

    ResponderExcluir
  4. Camila, sua crônica está com poucos argumentos e sem a tese, portanto isto é uma notícia, já o tema é uma maneira de mostrar como a fase da Petrobrás é ruim, pois pessoas envolvidas na empresa foram presas e como esse episódio a plataforma de petróleo explodiu.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  5. Camila, o que você fez não é crônica, mas sim uma notícia comentada. Você poderia ter desenvolvido mais seus argumentos. Já em relação ao assunto, é muito bom. Isso mostra que a Petrobras, que é considerada a maior petrolífera do mundo, está ficando sem proteções adequadas. O fato da Empresa está passando por investigações não justifica a falta de segurança para seus funcionários. O Brasil não está sendo reconhecido por suas boa características, mas sim pelos graves acidentes que vêm ocorrendo. Infelizmente é um absurdo, uma Empresa com a Petrobras não oferecer segurança aos seus funcionários, deixando com que eles corram risco de perder a vida.

    ResponderExcluir
  6. A Petrobras vem acumulando problemas, está em má fase, e uma fatalidade como esta é um sério problema para para umas da maiores empresas do Brasil, está tendo olhares negativos, pessoas que sonhavam em trabalhar na Petrobras, estão desistindo, pegaram medo do que estão vendo TODOS os dias na TV.
    Quanto ao texto, consegui perceber raramente sua opinião, o texto é simplesmente uma apresentação de fatos, que faltaram ser organizados e transformados em uma crônica. Fora isso, a escolha do tema foi ótima!
    Igor Variz

    ResponderExcluir
  7. Cada dia mais ouvimos falar sobre a Petrobras, que vem se envolvendo cada vez em escândalos na mídia oque fica mal para um empresa desse porte. Seu texto ficou bom, entendi oque você quis expressar, mas não ficou com uma organização boa pra ser entendida, você poderia ter aprofundado mais no assunto e expressado melhor sua opinião sobre o tema que lhe permite ser aprofundado. Tirando isso seu texto ficou muito bom Camila.

    ResponderExcluir
  8. O tema apresentado foi bom, mas para mim não tão bom quanto os outros, um triste fato que infelizmente ocorreu com trabalhadores honestos, por falta de competência de uns, uma pena que uma empresa como a Petrobras esteja passando por momentos deploráveis como esse, com uma péssima administração e vários escândalos, que estão acabando por afundar nossa maior empresa estatal.
    Como eu já disse antes gostei do tema, porém não foi um tema tão impactante quanto os outros. O fato foi bem apresentado, mas não presença de opinião, que acabou deixando o texto um pouco vago, onde só se encontrava uma notícia.

    ResponderExcluir
  9. O texto está muito bom, porém acho que faltou sua opinião que em quase nenhum momento está sendo expressa, como ja disseram e eu concordo é so um fato que em poucos momentos você expressou sua opinião e poderia também ter ido mais longe sobre esse tema.
    agora falando do assunto do texto
    isso é so mais um dos vários problemas que a Petrobras tem, eu acho inaceitável que trabalhadores honestos percam suas vidas em seu local de trabalho por falta de seguraça ou pela falta de infraestrutura.
    como você disse assim se foi o sonho de trabalhadores honestos.

    ResponderExcluir
  10. Realmente, Camila, faltou trabalhar mais a parte argumentativa de seu texto,por outro lado, você relacionou informações de origem diferentes em um texto só, o que muito bom. Realmente, a Petrobrás dá pano para manga, mas como você focou no acidente, poderia ter aprofundado mais dos custos e benefícios de trabalhar nela, falando sobre os salários, concursos, riscos, exigências (quem trabalha em plataformas, por exemplo, fica vários dias em alto mar).

    ResponderExcluir