terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Debate sobre o livro lido: uma alternativa de avaliação

Estava trabalhando argumentação com 6º ano (mesma turma e bimestre do post anterior), quando percebi que faltava a eles o hábito de ouvir e considerar o que outro falava.

Como estava trabalhando argumentação e havia marcado para leitura o livro "Noções de Coisas" do Darcy Ribeiro com ilustrações do Ziraldo (muito bom!), resolvi, ao invés de fazer um teste escrito,  realizar um debate sobre o livro.



Primeiro, pedi no final da aula que antecedia ao debate,  que os alunos escrevessem um pequeno parágrafo sobre a opinião que tinham a respeito do livro (a maioria era uma opinião negativa).

Segundo, organizei, no dia do debate, a sala em um círculo, explique as regras do debate e pedi que anotassem as opiniões que achassem interessantes e diferentes da deles.

Durante o debate muitas observações interessantes foram feitas e fizeram  vários alunos refletir sobre o livro e ver um lado diferente dele, por isso, ao final do debate demonstrei como nossa opinião muda, amadurece, quando ouvimos os outros e pensamos sobre o que ele fala, quando consideramos o que outro fala também.

No final, pedi que escrevessem um texto argumentativo sobre o livro com sua opinião depois do debate. ( Mais da metade dos alunos havia amadurecido (desenvolvido mais) ou mudado de opinião, enquanto metade manteve-se presa a sua própria opinião sem considerar quase nada do havia sido discutido. Avalio com esse resultado, que embora tenha avançado no amadurecimento de alguns alunos no que diz respeito a diálogo e sociabilização e o impacto desse desenvolvimento na aprendizagem da escrita, alguns possuem ainda um egocentrismo muito forte, para o qual a estratégia do debate não funcionou, ou talvez precise ser refinada.

Turma do 6º  pronta para iniciar o debate sobre o livro

Metodologia inspirada no filme Clube de Leitura da Jane Austen de Robin Swicord

Nenhum comentário:

Postar um comentário