Foi bem interessante o resultado do trabalho interdisciplinar entre redação e história com a leitura do livro “Revolução dos Bichos” de George Orwell.
1º passo: foi marcado o período para leitura do livro com os alunos.
Enquanto os alunos liam o livro, eu ensinava a teoria do gênero Teatro: seus elementos e estrutura e a professora de história, profª Leila, ensinava capitalismo, socialismo e revolução russa, tal como constava em seu programa.
2º: Estudo do Livro com os alunos.
Na aula de história, o livro foi relacionado ao conteúdo dado, relacionando partes do enredo, situações, comportamentos e valores da história real com a história fictícia (ou seja, a relação entre história e estória)
3º Adaptação do livro
Depois, na turma – já na aula de redação – foi dividida em duas turmas que escolheram uma cena para si, sendo que um grupo deveria escolher uma cena que retratasse a ideologia capitalista e outro que retratasse a ideologia socialista. Cada grupo deveria produzir uma adaptação da cena, transformando-a em uma pequena cena teatral que deveria ser apresentada por eles.
Alunos atuando a adaptação produzida por eles mesmos das cenas escolhidas da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário