quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Transformação de enredos de livro em peças teatrais: uma alternativa para trabalhar leituras obrigatórias.


Foi bem interessante o resultado do trabalho interdisciplinar entre redação e história com a leitura do livro “Revolução dos Bichos” de George Orwell. 



1º passo: foi marcado o período para leitura do livro com os alunos.

Enquanto os alunos liam o livro, eu ensinava a teoria do gênero Teatro: seus elementos e estrutura e a professora de história, profª Leila, ensinava capitalismo, socialismo e revolução russa, tal como constava em seu programa.

2º: Estudo do Livro com os alunos.

Na aula de história, o livro foi relacionado ao conteúdo dado, relacionando partes do enredo, situações, comportamentos e valores da história real com a história fictícia (ou seja, a relação entre história e estória)

3º Adaptação do livro

Depois, na turma – já na aula de redação – foi dividida em duas turmas que escolheram uma cena para si, sendo que um grupo deveria escolher uma cena que retratasse a ideologia capitalista e outro que retratasse a ideologia socialista. Cada grupo deveria produzir uma adaptação da cena, transformando-a em uma pequena cena teatral que deveria ser apresentada por eles.




Alunos atuando a adaptação produzida por eles mesmos das cenas escolhidas da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário