terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Cartas Argumentativas


Este foi um projeto que deu frutos concretos e muitos legais!

Com trabalhamos diversos gêneros: slides, apresentação oral,  dissertação, carta aberta, carta de solicitação, lei, panfleto e cartaz.

Além disso, foram trabalhados temas transversais educação ambiental, responsabilidade social e gestão democrática, além de envolver o uso de ferramentas tecnológicas como editor de textos(word), editor de slides(power point) e diagramador(publisher).

Primeiro, a turma definiu um problema real vivido pela nossa comunidade: a crise de abastecimento de água. Embora Ervália não estivesse sofrendo com racionamento, muitas cidades a nossa volta já estavam passando por esse problema, por isso a turma optou por trabalhar com este tema.


A turma se dividiu em três grupos e cada um ficou por conta de um subtema: desperdício de água na higiene pessoal, na limpeza doméstica e na cidade.

Cada grupo desenvolveu um projeto de pesquisa de campo com entrevistas com pessoas, empresas na cidade para investigar como acontecia o desperdício em cada situação. Depois, apresentaram para a turma os resultados da pesquisa em slides.

Um dos grupos apresentando os resultados da pesquisa de campo realizada por eles

Depois,os grupos procederam uma pesquisa bibliográfica para aprofundar o assunto e entender melhor as causas e consequências desses atos. e poder então pensar em uma solução para o desperdício, gerando uma dissertação bem dentro da perspectiva do ENEM.

Alunos trocando informações pesquisadas para construir o texto dissertativo no qual deveriam apresentar o problema, as causas e consequências do problema e sugerir uma solução concreta e viável


Demos inicio então aos projetos de intervenção com base nas soluções apresentadas: produção de material de conscientização - cartazes, panfletos - e um projeto de lei relativo a educação ambiental - escrito pelo próprio grupo.

Para realizar os materiais de conscientização, os alunos levaram para sala de aula  notebooks e tablets onde aprenderam a usar ferramentas de produtividade com orientação da professora


Finalmente, foram escritas cartas de solicitação para vereadores e carta aberta a comunidade como parte do projeto de intervenção.


Por fim, o projeto foi apresentado para um dos vereadores de Ervália, que levou o projeto para câmara e aguarda aprovação da câmara.

Alunos apresentando o projeto de lei para o vereador Guto Cal

O vereador Guto Cal explicou aos alunos como são feitas as leis pela Câmara Municipal


O projeto está para ser votado! Estamos aguardando o resultado final!

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