quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A carta da atualidade

O e-mail é um método de comunicação via internet que nos permite enviar e receber mensagens de qualquer lugar do mundo e recebe-las quase instantaneamente pelo destinatário, desde que haja conexão com a internet. O e-mail é um método mais rápido, podemos usar para qualquer situação, prático e não precisamos esperar por correios para recebermos a mensagem. Outra finalidade do e-mail é a praticidade de enviar a mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.Há dois tipos mais usados de e-mails: os pessoais e os formais. 
Os e-mails pessoais ou informais são aqueles e-mails que escrevemos sem nos preocuparmos com as normas de escritas, com linguagem simples, com abreviações ou gírias. São aqueles e-mails que fazemos para nossos próprios interesses e normalmente usados para falar com amigos e parentes.
Um exemplo de e-mail informal é:
Duda,
Está tudo bem com você? Vamos almoçar juntas hoje?
Aguardo em frente ao prédio.
Beijos
Já os e-mails formais, são usados para tratar assuntos como o próprio nome já diz formais. São aqueles e-mails usados para tratar de negócios, trabalhos e assuntos mais sérios. Nesses e-mails, a linguagem é mais formal e correta. Usam-se pronomes de tratamento e saudação feita com 'atenciosamente ou cordialmente'. Um exemplo de e-mail formal é:

Como percebemos,o e-mail é um método de comunicação muito útil nos dias de hoje.Mesmo sendo muito seguro,devemos mesmo assim tomar cuidado com vírus que as vezes aparecem nos nossos emails.

9 comentários:

  1. Adorei seu texto, me ajudou muito. Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, embora seu texto tenha ficado bom, creio que você tenha fugido um pouco do gênero injuntivo. Tal gênero textual nos ensina como fazer algo e, em seu caso, você deveria nos ensinar a fazer um e-mail, dando os comandos de ações e as explicações. No entanto você apenas nos explicou o que são os e-mails e diferenciou os tipos existentes. Apesar deste fato gostei muito da escrita, uma vez que você praticamente não teve erros com relação à gramática normativa da língua portuguesa. Além disso foi objetiva e resumida "no ponto certo", ou seja, não alongou demais as explicações, mas também não as deixou faltar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, parabéns pelo seu texto. O que você escreveu foi escrito de forma clara e objetiva, explicando muito bem sobre o e-mail seja ele formal ou informal, e as diferenças existentes, além da ausência de erros. Mas infelizmente, você não nos ensinou a fazer um e-mail, que é uma das principais propostas na construção deste texto. Mesmo assim, parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter nos ensinado como um e-mail deve ser feito, seu texto ficou muito bom e claro. Não direi que foi um bom texto injuntivo, já que sua principal função, a de nos ensinar a fazer algo, não foi exercida, mas a escrita foi muito bem desenvolvida e você foi clara com sua explicação e diferenciação entre o e-mail formal e informal. O texto não ficou nada cansativo, foi objetivo e os exemplos apresentados foram ótimos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda, seu texto ficou bom, mas fugiu um pouco do tema, você não ensinou muito bem como se faz um e-mail, você apenas explicou o que são e-mails e diferenciou os tipos. Apesar desses pequenos fatos eu gostei muito do seu texto, sem erros ortográfico, foi objetivo, e você apresentou ótimos exemplos, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, sue texto está bom! Você apresentou as informações de forma clara e objetiva. Mas achei que fugiu um pouco da proposta feita, pois você apenas disse o que é um e-mail, os diferenciou e apresentou exemplos. O que faltou no seu texto para que ele ficasse no gênero injuntivo foram as informações de como se produz um e-mail, pois esse tipo de texto é exatamente para ensinar passo a passo como se faz algo. Tirando isso, o seu texto está bom.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, gostei muito do seu texto você explicou muito bem sobre os emails nos diferenciou os existentes, mas só faltou nos ensinar a como fazer, fora isso parabéns.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, após a leitura de seu texto, ainda permanecem comigo algumas duvidas sobre como fazer perfeitamente um e-mail, as quais eu acho que deveriam ter sido tiradas em seu texto, porém o forma com a qual você escreveu foi boa, clara e sem erros ortográficos.

    ResponderExcluir