segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Crônica

    A crônica é um gênero textual que possui uma narração curta estabelecendo uma relação de proximidade com o leitor, ela geralmente é publicada em jornais e revistas abordando diversos assuntos do cotidiano. A crônica possui linguagem simples prendendo os leitores no assunto tratado, as vezes ate causando um certo questionamento nos próprios. Nela o uso do humor, da sátira, da crítica e da ironia é bastante comum. 
    Dicas para produzir uma crônica:
 .Você deve abordar um tema que chame a atenção, com o objetivo de prender o leitor ao seu texto. .Leia bastante sobre o tema, para dar sua opinião sobre o assunto que é a principal característica da crônica. 
.Deixe sempre bem claro seu ponto de vista. 
.Faça um texto claro e objetivo. 
.Depois que acabar leia, e peça a opinião para outra pessoa. 
Exemplo de crônica:
   Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
   Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. 
    Se o 1º e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Algo do céu te mandou um presente divino: O AMOR. 
    Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro. 
   Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
   Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado… Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados… Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite… Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado… Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela… Se você preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua ida.
    Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio. Por isso, preste atenção nos sinais. Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!! Ame muito….. muitíssimo… 
Carlos Drummond de Andrade Do livro “Amar se aprende Amando”
 Esse é apenas um dos nossos famosos escritores de crônicas brasileiros, entre ele temos também: Fernando Sabino, Rubem Braga, Luis Fernando Veríssimo, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Ernesto Baggio, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Max Gehringer, Moacyr Scliar, Pedro Bial, Arnaldo Jabor, dentre outros.

Texto da aluna Júllia Duarte

11 comentários:

  1. Parabéns, Júllia!! Seu texto ficou muito bom. Você apresentou bem o tema e ensinos claramente como fazer uma boa crônica, gênero tão importante em nossas vidas. A linguagem foi clara e o exemplo foi muito bem escolhido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,Júllia!Adorei o seu texto!Você apresentou muito bem o tema e conseguiu nos mostrar claramente como se faz uma crônica.Você teve uma linguagem clara e objetiva e usou ótimos exemplos.Parabéns novamente pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, você conseguiu construir um texto breve e conciso, mas não deixou faltar nenhuma informação essencial, isso é muito bom! Fez uso de uma linguagem simples, e para concluir sua explicação nos apresentou um ótimo exemplo! Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Jullia, seu texto está muito bom. Você explicou muito bem como se produzir uma crônica, utilizando uma linguagem clara e objetiva, fazendo seu texto ter características do gênero injuntivo. Utilizou também um ótimo exemplo de uma crônica de Carlos Drummond de Andrade fazendo com que aumentássemos nosso conhecimento sobre esse gênero textual. Parabéns! Você realmente cumpriu a proposta dada.

    ResponderExcluir
  5. Julia, gostei muito de seu texto, você utilizou uma linguagem clara e objetiva de fácil entendimento ao leitor, não vi erros ortográficos em seu texto, através dele posso agora fazer cronicas ainda melhores, você apresentou seus argumentos e expôs suas ideias de forma objetiva e clara, listou informações importantíssimas de como se fazer uma cronica, só me resta lhe parabenizar pelo seu ótimo texto !

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Júllia, seu texto ficou realmente muito bom! Você soube introduzir muito bem como se faz uma crônica, usando uma linguagem clara e bem objetiva e não ficou nem um pouco confuso.O exemplo citado foi excelente, pode esclarecer ainda mais para nós como produzir uma crônica. Enfim, você alcanço o objetivo proposto.
    ALÍCIA

    ResponderExcluir
  7. Seu texto está muito bom, Júllia! Explicou corretamente todos os procedimentos de como fazer uma crônica. Linguagem está de fácil compreensão. Não me restam dúvidas sobre como produzir crônicas, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Júlia, seu texto está bom! Você apresentou muito bem o que você queria passar (como fazer uma crônica). Não usou uma linguagem tão formal e facilitou o leitor a entender seu texto!
    Otávio

    ResponderExcluir
  9. Júllia seu texto esta muito bom, apresentando tudo o que se pedia, desde a introdução até o final do texto, utilizando de uma linguagem simples e clara, o que fez com que o texto não ficasse algo muito cansativo de ser lido. O exemplo apresentado foi muito bom e inevitavelmente essencial para a compreensão sobre o tema tratado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Júllia, seu texto ficou ótimo, de fácil entendimento do leitor e com explicações claras, consegui aprender de forma clara como produzir este gênero textual.

    ResponderExcluir
  11. Júlia, seu texto ficou ótimo. Você soube apresentar seu tema e ensinou como fazer uma boa crónica. Usou uma linguagem clara e objetiva, o exemplo foi bem escolhido, parabéns.

    ResponderExcluir