A receita não é nada mais nada menos que um texto explicando o que deve ser feito e o que deve ser utilizado para que o prato chegue ao resultado esperado.
Tecnicamente as receitas vem com duas etapas bem definidas: os ingredientes e o modo de preparo. Geralmente os ingredientes vem primeiro, seguido da quantidade de cada ingrediente que deve ser utilizado, considerando as medidas xícara, colheres, gramas, pitadas etc. Depois vem o modo de preparo, que geralmente é escrito no imperativo, explicando passo a passo utilizando de uma linguagem clara, objetiva e direta, pois sua finalidade é orientar o leitor a realizar o que está fazendo com sucesso e da maneira mais rápida possível.
A estrutura da receita consiste basicamente em um título, ingredientes e modo de preparo. Mas as receitas também podem conter informações como o grau de dificuldade, rendimento e calorias.
Exemplo:
Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão instantâneo "miojo".
Modo de preparo
- Ferva aproximadamente 300 ml de água em uma panela;
- quando ferver coloque o miojo e espere cozinhar por três minutos;
- retire o miojo, coloque em um prato fundo;
- misture-o bem com o tempero que vem no pacote;
- sirva.
André, com sua característica objetividade e sucintez, você redigiu um ótimo texto injuntivo. Como disse, embora tenha sido bastante resumido, explicações não faltaram e é ensinado de maneira bastante clara como fazer receitas. Ainda, o exemplo dado foi muito bom e simples, bem como a linguagem. Um texto realmente muito útil...
ResponderExcluir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir????????????????????????????????????????????
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto André, um gênero textual essencial na vida de qualquer um deve ser bem escrito e seguido corretamente. Posso dizer isso de seu texto, que foi escrito de forma que não ficou cansativo, além da forma simples que você desenvolveu como deve ser feita a estrutura de uma receita. O exemplo, que não poderia faltar foi bastante eficiente, pois uma receita simples como tal e usada constantemente por todos nós tornou ainda mais clara a compreensão. Parabéns!
ResponderExcluirAdorei o seu texto, André. Como sempre, sem muitos rodeios você foi direto ao ponto, apresentando objetivamente e claramente todas as informações que devem ser passadas para o leitor. A explicação sobre o gênero textual e a forma como ele deve ser escrito foram muito bem apresentadas, não restando quaisquer dúvidas para nós, leitores. O exemplo apresentado foi muito bom, assim como o restante do texto. Parabéns!
ResponderExcluirAndré,voce desenvolveu o texto com muita clareza e de forma simples, o que facilita ainda mais a compeenção,e deu um otimo exemplo no final.Foi otimo,esta de parabens!
ResponderExcluirFoi publicado por:Jullia Massensini
ExcluirAndré, parabéns pelo seu texto. Ficou realmente muito bom. Você foi bem objetivo, sem "dar muitas voltas", fazendo com que o texto não ficasse muito cansativo de se ler e trouxesse informações aos leitores que realmente eram precisas. Forneceu o que era importante em "poucas linhas". Um receita é algo muito útil na vida das pessoas, tanto para aprimorar seus conhecimentos culinários, quanto para aprendermos a realizar novas comidas. Parabéns!
ResponderExcluirAndré, parabéns pelo seu texto, você foi bem objetivo, escreveu de forma clara, passou todas as informações necessárias ao leitor. A forma como a receita deve ser escrita foi bem apresentada, a linguagem foi formal e sem erros ortográfico, parabéns.
ResponderExcluirAndré, eu gostei muito do seu texto você usou uma linguagem em que o leitor pode compreender e também soube explicar o que é uma receita e usou um exemplo simples e pratico de se entender.
ResponderExcluirMATHEUS
André, gostei muito do seu texto, pois foi um texto de fácil compreensão, o qual é direto e objetivo, economizando tempo e mesmo assim nos passando as informações necessárias, ou seja, um texto perfeito para sociedade atual.
ResponderExcluirAndré, gostei do seu texto, ele apresenta uma linguagem simples e rápida sobre como fazer um texto injuntivo em forma de receita, e assim ajuda o leitor para compreender tudo o que você quis dizer.
ResponderExcluirOtávio
Pequeno e objetivo, de fácil entendimento do leitor e linguagem clara, esse foi seu texto André. Gostei muito da explicação do texto, aprendendo com ele o ´truque`de como se produzir uma receita, mesmo que eu não vá fazer uma. O que tenho a dizer é parabéns.
ResponderExcluir