APRENDA A FAZER UM MANUAL DE
INSTRUÇÕES:
Os manuais são guias
escritos disponibilizados impressos ou digitalmente e acompanham vários
utensílios, principalmente dispositivos eletrônicos como computadores, rádio,
telefones, televisões, e até mesmo carros. A chave para se escrever manuais de instruções
é ter conhecimento sobre o produto descrito no manual e eles tem como objetivo ensinar,
instruir, e apresentar um certo produto de forma simples, rápida e
compreensível para um usuário sem conhecimento apurado sobre tal consumível. São
apresentados na terceira pessoa do singular no modo imperativo, exemplos: Remova,
consulte, conecte, desconecte, aperte, ponha, amarre, abra, feche monte,
pressione entre outros .... Nos
manuais encontram-se narrações, argumentações, descrições, exposições, mas
geralmente, estão mais ativas neles as injunções e são organizados em itens e
passos geralmente bem resumidos e explicados
1- Deve
apresentar capa e páginas de título.
2- Caso seu
manual possua mais de 10 páginas, é necessário incluir um índice para
especificar os principais tópicos, geralmente ele é inserido no início do guia.
3- Precauções de manuseio, armazenamento e
segurança
4- Instruções de uso e manuseio
5- Caso
julgue necessário, inclua imagens como forma de apoio para um melhor
entendimento da instrução apresentada, muitas vezes elas explicam mais que os
próprios textos, pois ilustram a ideia fornecida de forma melhor e simples na
cabeça do usuário, ao descrever procedimentos complexos, os quais para se
certificar que está fazendo o passo certo o leitor precisará de informações
visuais.
5- Guia de
instalação
6-
Principais funções e configurações
7- Condições
de garantia do fabricante http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/manual-de-instrucoes-entenda-bula-de-remedios.htm
Parabéns, Gustavo Godinho! Seu texto injuntivo foi ótimo, tendo muitas explicações, ensinado como fazer um manual de instruções de maneira clara e ainda contendo um belo exemplo. Vale destacar que a linguagem usada é formal, mas ao mesmo tempo simples, o que facilita o entendimento do leitor. Como praticamente não há erros, só me resta lhe dar os comprimentos novamente pelo ótimo texto.
ResponderExcluirN O S S A!!! Arrasou, garoto. Que texto esplêndido, sensacional! Meus parabéns, continue assim, desse jeito, igualzinho, pois está perfect! Só faltou a purpurina, vai longe... beijos
ResponderExcluirParabéns Gustavo, seu texto ficou muito bom! Através de uma linguagem simples e sem erros, você conseguiu transmitir a nós, leitores, como fazer um manual de instruções, de forma clara e objetiva, com dicas, explicações, exemplos e até mesmo imagem. Garanto que foi bastante útil. Resumindo, parabéns pela produção textual.
ResponderExcluirApesar de sentir falta de uma pequena conclusão, adorei seu texto, Gustavo! Você conseguiu ensinar de forma clara o que é um manual de instruções e como este deve ser feito. Com seu texto aprendi coisas que não conhecia, como o fato de após passar o número de 10 folhas, o manual de instruções precisar de um sumário. Em relação a construção do texto, foi muito bem feita, tal qual a linguagem, que apesar de simples, foi correta e dentro da norma padrão. Parabéns!
ResponderExcluirGustavo,gostaria de lhe parabenizar pela pordução possui uma linguagem correta e facil de ser compreendida,alem de trazer varios exemplos e otimas explicações.
ResponderExcluirParabens!
Jullia Massensini
Gustavo, seu texto ficou ótimo, não fugiu em nenhuma parte do que foi proposto. É realmente muito útil, pois nos ensina detalhadamente sobre como fazer um manual, de fácil entendimento. Me trouxe informações importantes que não sabia. O manual, nos traz informações que podem fazer "a diferença" sobre como usar certo objeto. Parabéns!!!
ResponderExcluirGustavo, parabéns, seu texto ficou ótimo, você explicou muito bem, ensino claramente como se faz um manual de instruções, apresentou um ótimo exemplo. Utilizou uma linguagem formal, sem erros ortográficos, parabéns.
ResponderExcluirGustavo gostei muito do seu texto, pois você soube explicar formalmente o que é um manual e como fazer de passo a passo, inclusive usando ótimos exemplos, Parabéns.
ResponderExcluirMATHEUS
Gustavo, seu texto ficou muito bom, com bom exemplos e um modo muito bom de ensino, também posso falar que foi um texto bom no modo estrutural, no qual não ocorreram erros de ortografias e também era de fácil compreensão.
ResponderExcluirGustavo, seu texto ficou bom, usou bons exemplos apresentando uma forma prática para se fazer manuais. Apresentou o que deve ser feito e mais um pouco sobre o tema.
ResponderExcluirOtávio
Parabéns Gustavo Godinho! otimo texto injuntivo, de fácil entendimento do leitor e com linguagem simples, digo que gostei muito. Depois de aprender a redigir um manual de instruções com seu texto, penso até em fazer meu próprio manual de instrução, tudo graças a você!
ResponderExcluir