sábado, 10 de outubro de 2015

Superação

       Jemerson era um jovem que sonhava algum dia em ser um jogador de futebol. Menino pobre e negro, que vivia em um orfanato, tinha a vida muito sofrida, perdeu a mãe vitima de um câncer, e foi abandonada pelo pai logo após a morte de sua mãe. Ganhava alguns trocados entregando jornal para a banca do senhor Agostinho.

       Certo dia senhor Agostinho passou perto do campo onde Jemerson jogava bola com seus amigos e ficou impressionado com tal habilidade do garoto, e resolveu leva-lo para treinar em uma escolinha de futebol. Como Jemerson era muito pobre, não tinha condições de pagar a mensalidade da escolinha e muito menos bancar os equipamentos necessários para se praticar futebol. Então senhor Agostinho resolveu ajuda-lo, fornecendo tudo que ele precisava.

        No primeiro dia na escolinha, Jemerson foi totalmente excluído, os outro garotos tinha um enorme preconceito pelo fato de Jemerson ser negro e pobre. Porém, isso não o abalou e Jemerson foi destaque ao apresentar uma brilhante habilidade. No entanto, algo extremamente positivo despertou sua face obscura: O dom de Jemerson para o futebol despertou a inveja dos outro garotos, que tentavam colocar os ânimos de Jemerson cada vez mais para baixo, com ofensas sociais e raciais. Entretanto, os graves insultos não colocavam Jemerson para baixo. Na verdade, isso só o incentivava para buscar cada vez mais seus objetivos.

       Os tempos foram passando, e Jemerson completou dezesseis anos. Ao chegar a uma idade considerada madura, o técnico da escolinha que Jemerson participava conseguiu marcar um teste futebolístico em um grande clube brasileiro: o Flamengo. E tamanha responsabilidade e dificuldade encontrada pelo pobre e discriminado garoto não serviu como empecilho: Com seu talento, logo no primeiro dia ele foi aceito no teste. Com o passar do tempo Jemerson foi se destacando cada vez mais, e quando completou dezessete anos foi promovido a jogador profissional. E assim ele começou uma longa trajetória para se tornar uma lenda do futebol mundial.

     Logo que se tornou atleta profissional, Jemerson se firmou titular, despertando o interesse de clubes de grande importância mundial. Em seguida, foi contratado pelo Barcelona, um dos melhores times do mundo. Ali, ganhou títulos memoráveis e passou por momentos que nunca nem sonhara em viver. Quer dizer, apesar de todas as dificuldades, o pobre e desacreditado garoto não desistiu de seus sonhos e não se abalou diante das adversidades. Pelo contrário, diante dos problemas, ele somente se motivou mais, procurando sempre, com trabalho e dedicação, vencer na vida e conquistar seus objetivos. Portanto, não foi à toa que o menino chegou aonde chegou. Que conquistou o que conquistou. Ele trabalhou. Ele mereceu.

          ANTÔNIO CARLOS MACEDO LOURENÇO 

13 comentários:

  1. Com um início triste e um final feliz, você fez um belo texto, Antônio Carlos, além de ter trazido uma questão muito importante a todos nós, que é a do constante preconceito e humilhação que as pessoas sofrem por não se encaixarem no padrão que a sociedade considera ideal. Em seu texto o personagem conseguiu dar a volta por cima, mas infelizmente nem sempre é assim que funciona: Muitos possuem sua vida destruída por causa da humilhação e preconceito que sofreram. Como se não bastasse, Antônio, você foi muito original no texto, deixou extremamente visível a estrutura do conto e praticamente não varia do padrão formal. Só me resta lhe parabenizar!

    ResponderExcluir
  2. O tema foi muito bem escolhido,Antônio Carlos, já que o racismo e o preconceito com as pessoas mais pobres são pontos cada vez mais comentados em todo o mundo. Apesar de que cada vez mais o negro esteja ganhando seu espaço ao redor do planeta, ainda há um grande preconceito e desprezo por conta da cor de sua pele e também por conta da classe social, fazendo com que este fique para trás em várias situações. Seu texto ficou muito bom, não há erros ortográficos e o tema, como já disse, está excelente.

    Bruno Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu texto,Antônio!Você seguiu a estrutura do conto perfeitamente e usou uma linguagem de fácil entendimento do leitor.Parabéns também pelo seu assunto.No texto,vemos que ele consegue superar a humilhação e o preconceito,mas infelizmente não é assim com todas as pessoas.O preconceito e a humilhação ainda estão muito presentes em nosso país.Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  4. Antonio, parabéns por seu texto, um texto de fácil compreensão, devido a linguagem usada, o que é um ponto que chama muita atenção, atraindo muito o leitor. O tema também foi muito bom, pois está no cotidiano das pessoas, ao redor de todos, e a todo momento vem sendo discutida uma solução, mas o que na verdade só virá com a conscientização da população.

    ResponderExcluir
  5. Antonio, eu gostei muito de seu texto, a linguagem usada é de fácil compreensão e bem interessante, pois isso é o que acontece em nossa sociedade até hoje, as pessoas julgam as outras pela cor de pele, situação econômica e etc.

    - Filipe

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Antônio, seu texto ficou muito bom! Você seguiu a estrutura proposta corretamente, não deixou com que texto ficasse confuso e o tema foi muito bem escolhido, pois além de se tratar de se tratar de um assunto muito polêmico na sociedade e algo que ainda ocorre muito por vários lugares do mundo infelizmente, enfim parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Antonio, seu texto me chamou muito a atenção pelo fato de você ter conseguido ser original, ter construído uma crítica muito boa em cima de um cenário atual no qual nossa sociedade já vive já ha um certo tempo, desenvolvê-lo muito bem, não perder sua linha de raciocínio lógico, e não ter deixado o leitor perdido e confuso durante a leitura e ter juntado tudo isso em um conto contando a história de um pobre negro que enfrenta o preconceito sofrido, as adversidades e quebrou todas essas barreiras durante sua vida através de sua luta e trabalho!. Apenas me resta lhe parabenizar pela sua criatividade pelo ótimo texto Antônio!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Antonio,seu texto nos passou uma mensagem sobre algo que ja acontece na nossa sociedades a tempos,um preconceito sem sentido onde julgam as pessoas pela aparência,mas enfim seu texto foi otimo a forma como foi escreito nao o deixou cansativo e passou uma boa mensagem final.Basta acreditar e lutar,que todos os seus objetivos serão possiveis.
    Parabens,continue assim!
    Jullia Massensini

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o texto, Antonio! Você soube encaixar bem um tema muito discutido em nossa sociedade atual em um texto bem bolado e de fácil entendimento. Soube ser bastante original, além de um ótimo tema. Parabéns!

    IGOR VARIZ

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto, Antonio Carlos. Como dito o tema tratado é divino, relatando um dos problemas que vem acontecendo com maior repercussão em nossa sociedade, o preconceito. O preconceito em sua maioria são as maneiras sutis, que comprovam a sua existência no subconsciente do individuo, o que gera a ilusão de um convívio harmônico com as diferenças. Além de conseguir nos transmitir uma moral, deixou a estrutura do seu texto impecável, meus parabéns.

    ResponderExcluir