quarta-feira, 23 de julho de 2014

A possível extinção do "golfinho da Amazônia"

Os botos-cor-de-rosa, encontrados tradicionalmente na Amazônia, estão sob ameaça. Especialmente na região do Baixo Rio Purus, no Amazonas. O animal está sendo morto e usado como isca para a pesca do peixe piracatinga. Considerando que 15 toneladas pescadas somente na região, de acordo com os pescadores , estima-se que até 144 botos sejam mortos por ano para virar isca. Para que a situação seja controlada, a pesquisadora Sannie Brum defende a necessidade de se levar às comunidades que habitam em áreas protegidas informações para que saibam que é crime usar botos-cor-de-rosa como isca para a pesca.


Para que o "golfinho da Amazônia" seja preservado, é necessário uma atitude mais rigorosa do governo, como a criação de uma lei e consequentemente uma fiscalização diariamente na região. Como a pesquisadora Sannie Brum citou, os pescadores precisam ter mais contato com a atualidade e saber o que é permitido e o que não é. Segundo alguns pescadores, isso está ocorrendo devido ao alto preço no mercado da gordura de animais, alimento que é consumido pela piracatinga. O boto-cor-de-rosa é um animal totalmente brasileiro, que se encontra na Amazônia e devido a isso todos nós devemos preserva-los.


Para mais informações clique aqui:
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/uso-de-botos-cor-de-rosa-como-isca-pode-leva-los-extincao-na-amazonia-11605533








3 comentários:

  1. Esse texto ficou bom,linguagem simples o suficiente para qualquer pessoa entender,assunto interessante e que realmente merece atenção,porém é possível ter certeza dos dados?A pesca de botos-cor-de-rosa é tão grande a ponto de poder causar uma extinção?

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com sua opinião, pois o tema abordado é muito importante e o governo deve sim criar uma lei, mas será que essa reportagem é confiável
    ?

    ResponderExcluir
  3. otima reportagm adorei usou argumentos mt bons pra descreve-la-livia

    ResponderExcluir