quarta-feira, 30 de julho de 2014

Olimpíadas de 2016 podem trazer mais dívidas ao Brasil

Com novas obras licitadas, no Complexo Esportivo de Deodoro, os custos com projetos relacionados às arenas, para os Jogos Olímpicos de 2016, passaram de 5,6 bilhões de reais para 6,5 bilhões de reais, sendo que o Brasil está passando por uma crise econômica, devido aos enormes gastos, passando dos bilhões de reais, devido a Copa desse ano.
Essa diferença representa uma atualização da Matriz de Responsabilidade da Olimpíada, documento que enumera as obras fundamentais para o evento. Agora, os gastos com os Jogos de 2016 já alcançaram 37,6 bilhões de reais, assim distribuídos: arenas: 6,5 bilhões de reais; legado: 24,1 bilhões de reais; e investimento do Comitê Organizador da Olimpíada, 7 bilhões de reais. O orçamento previsto na candidatura brasileira era de 28,8 bilhões de reais.
Mas de onde o governo brasileiro vai retirar esse dinheiro? A resposta é mais simples do que pensa: dos impostos, dos brasileiros que trabalham a vida inteira para chegar nas eleições e eleger os candidatos mais corruptos que podem haver. Esses corruptos são aqueles que jogam fora todo o dinheiro que você lutou para tê-los.
Dos 52 projetos essenciais para a Olimpíada, quinze ainda estão sem custo e prazo de início de obras definidos. Quando houver a licitação, os valores do gasto total com os Jogos vão ser alterados. E é devido a essas “comemorações”, que o Brasil não irá andar para frente, pois em vez de gastar nosso dinheiro com educação, saúde, economia, melhorias para nossa população, esses homens nos quais chamamos de “governantes”, aproveitam nossas misérias para fazer com que o Brasil seja apenas reconhecido.



Revista Veja

12 comentários:

  1. Apesar de sua tese sobre o fato apresentado não estar muito presente na crônica, gostei muito dela pois, no pouco da opinião apresentada, você foi muito clara e objetiva. Além de tudo, concordo com a seu ponto de vista em quase tudo. Respeitando muito sua opinião, a única coisa da qual eu não concordo, é você colocar como se a culpa das dívidas do Brasil (que busca principalmente reconhecimento mundial pelo evento e não em dar melhores condições de vida à população) fosse toda dos governantes.
    Primeiramente, apesar de muitos serem corruptos, gostaria de dizer que nem todos são. Existe muita gente honesta que busca dar um vida melhor a seu povo. Ainda, a principal culpa é do povo. Os corruptos são todos eleitos por nós, assim, até o momento em que o elegemos, ele não tem poder nenhum. Portanto, se o povo soubesse escolher seus candidatos, se pensasse profundamente em quem é melhor para a população, ao invés de sair votando em qualquer um, provavelmente, grande parte desses desonestos não teriam autonomia para nada.
    É claro que muitas vezes somos enganados, nos decepcionamos com que votamos, mas creio que o Brasil estaria em condições muito melhores, se não só os governantes tivessem a obrigação de se preocupar com seu país, mas também o povo, procurando pelo melhor, até e principalmente, na hora de votar, já que são as pessoas em que colocamos a nossa confiança com um voto, que mudará o nosso futuro.

    ResponderExcluir
  2. Camila, gostei muito da sua crônica. Mas você poderia ter desenvolvido mais sua opinião, por ser um assunto muito falado na atualidade. Concordo com o Gustavo em que nem todos os governantes são corruptos. O povo brasileiro os elege porque eles fazem promessas para melhorar a vida dos brasileiros, e infelizmente acreditamos nisso e os elegemos achando que a nossa vida irá melhorar. Pra onde vai todo o dinheiro que pagamos em impostos? Concordo com você, o governo poderia gastar esse dinheiro com coisas que irão melhorar a vida dos brasileiros como saúde e educação. O Brasil deveria ser reconhecido por ser um país com uma ótima condição de vida e não por ser o "país do futebol".

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Camila, sua crônica ficou muito boa. O assunto foi muito bem escolhido, pois também está sendo bastante discutido,mas acho que você poderia ter explorado mais sua opinião. Bom, concordo com a Paula nem todos governantes são corruptos. Mas o triste é que os candidatos mentem, pois fazem promessas de realizar melhorias em nosso país, mas depois de eleitos elas nunca são compridas. Concordo com você, pois eles não usam nosso dinheiro de forma correta, com a educação, moradia e saúde. O Brasil não tem condições financeiras de ser sede de copas e olimpíadas, como por exemplo, temos as obras da copa que não foram totalmente acabadas, mas infelizmente está é realidade de nosso país.

    ResponderExcluir
  4. Camila, parabéns pelo assunto escolhido, pois é um assunto muito falado na atualidade e que você soube argumentar muito bem, eu concordo com o Gustavo que disse que nem todos os governantes são corruptos, mas concordo com você ao dizer que eles deveriam gastar o dinheiro em melhorias para nossa vida, parabéns pela sua crônica.

    ResponderExcluir
  5. Camila gostei da sua crônica! É realmente muito triste um país em que grande parte de seus políticos ou pessoas que administram nosso dinheiro sejam corruptos. Acho que as pessoas que elegem esses políticos são facilmente manipuláveis e se deixam levar por promessas de campanha. Defendo também que em alguns países sediar as olimpíadas é um ponto positivo, por exemplo, em Londres (Olimpíadas de 2012) as instalações do Parque Olímpico estão servindo como moradia para pessoas de baixa renda. Enquanto em outros países trazem prejuízos.

    ResponderExcluir
  6. Sua crônica foi muito bem feita Camila, Parabéns! Você apresentou sua opinião de modo claro e nos trouxe um assunto que deve ser discutido em todo o nosso país. Tanto a Copa do Mundo, quanto as Olimpíadas, estão trazendo muitos gastos, mas também trazem pontos positivos, como o próprio turismo que tais eventos proporcionaram e estão proporcionando ao nosso país. Eu concordo que o uso de nosso dinheiro público está sendo feito de forma incorreta, pois deviamos visar aspectos como educação e saúde antes de gastar nosso dinheiro com a Copa e as Olimpíadas, mas não podemos culpar apenas os governantes. A culpa desta má administração é também do próprio povo brasileiro, que na hora das eleições esquecem o que sofreram nos últimos anos de governo e votam sem estudar cada candidato para podermos eleger os melhores líderes para o Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Camila. sua crônica ficou realmente muito boa, você apresentou sua opinião de um modo bem fácil de entender e trouxe um assunto que interessa a todo o povo brasileiro. E este assunto provavelmente poderá ser o motivo de mais greves neste país que só vai por água a baixo com toda a corrupção e dinheiro público mal administrado.

    ResponderExcluir
  8. Camila, sua crônica ficou realmente muito boa, o fato escolhido por você foi ótimo para a criação de seu texto, mas discordo de você em uma coisa, uma delas é quando você se refere aos políticos como se todos fossem corruptos, fora isso sua crônica ficou muito boa!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Camila, entendo seu ponto de vista no qual fala que esses políticos serem todos corruptos. Existem muitos políticos honestos que só querem o bem do Brasil. É muito triste morar em um país que mal consegue se desenvolver por tanta corrupção. Mas falando em relação a sua crônica, o texto foi bem elaborado, contendo o principal que é a sua opinião. É chateante ver como as pessoas se deixam se levar pelo dinheiro!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de sua crônica Camila, ela foi muito bem elaborada, e você desenvolveu bastante do assunto, apresentou suas opiniões de uma forma clara. E o tema apresentado será motivos para manifestações, e greves no Brasil, além da corrupção.

    ResponderExcluir
  11. Camila, parabéns pelo assunto escolhido e principalmente sua crônica, a qual gostei muito. Como qualquer outro acontecimento, há pontos positivos e negativos, assim não foi diferente na Copa do Mundo e está sendo na preparação para as Olimpíadas de 2016, porém neles, estão em evidência os pontos negativos, devido aos gastos. Em relação à população, que está sendo prejudicada devido aos nossos péssimos governantes, estas que na história ficam como vítimas, que sempre então sendo taxadas com impostos e mais impostos, são as culpadas desses tais governantes, estarem onde estão. Durante o período de eleições, os políticos fazem promessas de melhorias, projetos para lazer, prática de esportes e muitas outras mentiras para conseguirem os cargos desejados, e grande parte da população " cai nessa conversa" e os elege com esperança de cumprir o que prometeram. Mas quando estão no governo, a única coisa que fazem é desviar verbas públicas para o próprio bolso. Lembrando que não são todos, mas sim a grande maioria.
    Em relação a construção de sua crônica, gostei muito, diferente de outras pessoas acima achei que você expôs sim sua opinião e argumentos durante todo o texto, e o principal, de forma clara e objetiva. Não percebi erros ortográficos e isso é muito importante

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelos elogios e vou tentar numa próxima vez melhorá-los!!

    ResponderExcluir