sexta-feira, 27 de março de 2015

CRIANÇAS?


       O uso de crianças para o trabalho infantil vem se tornando cada vez mais frequente. Muitas vezes donos de fazenda ou de empresas melhores usam como empregados crianças para pagar salários menores, ou nem mesmo pagar. Além da perca dos direitos básicos como a pratica de esporte, laser e educação, o uso de crianças para o trabalho infantil pode trazer as mesmas várias deficiências na saúde como fadiga excessiva, distúrbios do sono, alergias e diversos problemas respiratórios.
       As crianças mais necessitadas são as que entram na vida de trabalho mais cedo, pois ou querem ajudar sua família que passa por dificuldades continuas ou é obrigado pelo pai ou mãe para ajudar os mesmos em casa e ensinar para o menor, como deve se deve fazer no futuro em que a criança terá que trabalhar para sustentar sua família.
       Além de ser um crime, a exploração de crianças para o trabalho, dificulta o aprendizado e causa mais dificuldades nas mesmas. Para se ter ideia, um aluno do 9º ano ou 8º série do ensino fundamental, quando trabalha quatro horas diárias, perde em seu desempenho 4% nas matérias de português e matemática, e 36 horas semanais podem causar uma queda de 40% no desempenho das mesmas matérias.
       Um adulto que praticar a exploração do trabalho infantil, pode pegar de 2 a 4 anos e multa por contratar um menor de menos de 14 anos de idade. Se o assunto do trabalho for esportivo, artístico ou publicitário, precisa-se de uma licença judicial para que a criança possa assinar o contrato.

        Devido á a falta de punição na justiça brasileira á este caso, muitas vezes as denuncias feitas sobre exploração infantil, passam por vista grossa. A punição sobre tal coisa no Brasil, tem que melhorar, pois o uso de crianças para trabalho é um crime grave que pode prejudicar a criança por toda a sua vida.


CRIANÇA TRABALHANDO
OTÁVIO LOPES

sábado, 21 de março de 2015

Pulseira de elástico pode ter substância tóxica; pais devem evitar cópias

Fazer pulseiras a partir do entrelaçamento de elásticos é a brincadeira do momento entre crianças e adolescentes, a “modinha” já pegou, mais tem pessoas que ficaram espertos ao saber o que ela pode causar!  Cópias da marca americana “Rainbow Loom” possui uma substância cancerígena em sua composição, mas com base em estudos sobre elas, a instituição pediu para fiscalizar e recolher o produto pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e pelo Procon. A substância utilizada é o flalato, que deixa a gominhas mais resistentes. Alguns testes foram realizados e constataram 40% de ftalato nos acessórios das pulseiras, sendo que o máximo permitido é 0,1%.  O problema pode esta ligado também naqueles fechos para prender as duas pontas da pulseira. A precaução pode surgir por meio de ingestão ou por contato dérmico. flalato funciona como disruptores endócrinos, estudos epidemiológicos indicam que a exposição excessiva ao longo dos anos estaria associada a quadros de obesidade, alterações ligadas ao sistema reprodutor masculino e feminino. Apenas algumas das pulseiras realmente oficial que foi permitida a venda, entanto as outras falsificadas foram proibidas, sendo produzida na China. Para evitar qualquer tipo de inconveniente, recomendo não comprar ou usar o produto falsificado, mesmo com aquela enorme vontade de usar só porque todos estão usando. Fazer milhares de pulseiras, cada uma com uma combinação diferente, não tem como resistir. Existe nomes pra cada criação feita com as pulseiras e cada uma mais legal que a outra! Mas para não ter esse “probleminha” é melhor evitar!  http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/noticias/redacao/2014/10/24/pulseira-de-elastico-pode-ter-substancia-toxica-pais-devem-evitar-copias.htm
 Gabriella Ferreira 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Apesar de tudo, todos iguais: Todos humanos

       “Lugar arborizado ou ajardinado de relativo tamanho, para passeio ou, recreação.” Essa é a definição que recebemos ao procurarmos o significado da palavra parque e é o que procuramos ao visitarmos este, procuramos nos divertir. Infelizmente, isso nem sempre é colocado em prática, devido a forte violência presente em nosso país. Um grande exemplo ocorrente há poucos dias em um parque de movimento da cidade de Porto Alegre, foi o ataque que uma jovem estudante recebeu de dois homens.
        Como em um dia comum, uma universitária porto alegrense saiu em direção ao seu destino como faz todos os dias, passando pelo parque de grande movimento da cidade, o parque Redenção, em plena luz do dia, quando o inimaginável ocorreu: Ela foi arrastada para dentro do parque por dois homens e lá sofreu abuso sexual. O pior de tudo isso, é que havia outras pessoas no local, que testemunharam a cena e não fizeram nada em relação ao ocorrido. A garota, que implorava por socorro, foi ignorada pelos presentes no local e continuou sofrendo nas mãos dos trogloditas.
        Após sofrer, a universitária foi em direção à delegacia de atendimento as mulheres e como se não bastasse o que ocorrera, ainda ouviu de uma policial desincentivos para fazer um boletim de ocorrência. Ou seja, como se não bastasse tudo que sofreu, ainda tentaram desencorajá-la a procurar por justiça. E é ao ver casos como estes que penso se realmente vivemos em uma sociedade igualitária. Onde está a igualdade onde uma mulher ao sair nas ruas, em sua rotina normal pode sofrer um abuso desses? Será que o machismo não possui limites?
       Vivemos em pleno século XXI e o que mais ouvimos é que as mulheres ganharam seu lugar na sociedade e agora são vistas como iguais aos homens perante toda a sociedade. Mas como é possível existir essa igualdade se uma mulher não pode nem sequer sair na rua sem ser abusada, como se fosse um instrumento sexual masculino? Realmente, não consigo expressar o quanto isso é absurdo. O abuso sexual que mulheres andam sofrendo em todo o país chegou ao cúmulo de ser ignorado pela população, isto é inadmissível. O sexismo é um grande atraso a toda humanidade, apenas quando um sexo não se considerar superior ao outro poderemos realmente progredir. Afinal, o que dá o direito a um homem de atacar uma mulher contra sua vontade? A resposta para essa pergunta é simples: Nada. Nada justifica que um sexo se sinta superior, tendo o poder de atacar o outro quando bem entender.
        O caso ocorrido com a universitária poderia ter ocorrido com qualquer outra mulher. Poderia ter sido uma mãe, uma irmã, uma amiga. Poderia ter sido você. E é por isso que devemos lutar contra o machismo e qualquer tipo de sexismo. Somos todos iguais, independente do nosso sexo e merecemos respeito, porque, no final das contas, somos todos, apenas, seres humanos.

Protestos: forma de reivindicar, e não depredar

No ultimo domingo ( 15/03 ) o povo brasileiro foi as ruas novamente, vestidos de amarelo e verde, pediam o fim da corrupção e alguns ate sendo mais radicais e pedindo o fim do governo de nossa atual presidente Dilma Rousseff, que esta com seu governo enfraquecido. Ela vem recebendo duras criticas dos opositores e até mesmo dos que a apoiaram em certos momentos.
Essas manifestações ocorreram em diversas capitais do país, como: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Aracaju e São Paulo, a capital que mais se destacou nos protestos foi São Paulo, com mais de 1 milhão de pessoas na Av. Paulista, segundo a levantamento da PM, que contradiz o levantamento do Datafolha que calculou como 210 mil presentes para os protestos.
Muitos manifestantes que foram as ruas para tirar Dilma do poder tinham motivos para não se sentirem satisfeitos com a forma de governo que ela utiliza, porque o país se encontra em total desordem, um caos que não tem dimensões, ela promete muito em campanha, fazendo assim uma boa vitrine de seu governo, porém quando é eleita acaba não cumprindo com o que prometeu a seus eleitores, causando assim uma total desilusão, deixando o povo indignado e com razão. Muitos aparecem dizendo que a culpa é de quem a colocou lá, que na hora de confiar o seu voto a alguém se deve pensar muito, mas o que na maioria das vezes acontece, é que, o povo analisa as melhores propostas, confiam seu voto, e no final percebem que foram iludidos, que aquele governo não é nem a metade do que prometeu, que ao final acabou mesmo foi ganhando votos por meio de mentiras, deixando assim o povo na mão, pois prometem um governo diferente, sem corrupção, mais investimentos em saúde, educação, segurança, mas no final nada acontece.
Em relação à corrupção, só posso definir em ridícula, vergonhosa e totalmente sem explicações, já que não podem ocorrer de for alguma dentro de um governo, que se diz justo, casos como o mensalão, ou até mesmo o caso do escândalo na Petrobras. São coisas como essas que acabam manchando a imagem de um país que já não é um país com grandes méritos políticos e econômicos. A transposição do Rio São Francisco, por exemplo, nos mostra muito bem o que ocorre no governo atual. Uma obra que foi iniciada em 2007 e teve prazo definido  para o final das obras em 2012, não ocorreu de maneira alguma, o atraso é imenso e os gastos com essa obra já chegam a 1,1 bilhão.

São coisas como essas que acontecem no governo que me deixam indignado, coisas que com um pouco de ética poderiam ser simplesmente resolvido, entretanto eles preferem agir fora da lei e lucrarem ilegalmente com dinheiro público, do que agir na lei e construir uma nação melhor. Por isso eu acho que as populações esta corretíssimas devem ir mesmo as ruas, protestar mesmo, e cobrar mesmo, pois na hora de prometer, não falta quem prometa, porém quando são eleitos, esquecem totalmente do que prometeram. porém eu apoio plenamente os protestos, somente os que são pacíficos, ou seja, desde que não haja nenhum tipo de violência, quebra- quebra e principalmente sem depredação. Vamos cobrar o que nos prometeram, porque é nosso direito, mas com consciência! 

Rússia planeja reunião para evitar racismo na Copa de 2018


  A onda de discriminação racial na Rússia preocupa os organizadores da Copa do Mundo de 2018, que será realizada no país.
   Em uma primeira iniciativa para coibir o racismo na Rússia, autoridades locais anunciaram nessa sexta-feira (13), que estão planejando sediar um encontro internacional para discutir a discriminação. O objetivo é começar o combate ao preconceito para evitar casos de racismo durante a Copa do Mundo.
   A futura reunião, que será realizada ainda neste ano, é uma resposta ao relatório que denunciou mais de 200 casos de racismo no futebol russo, apenas em fevereiro. De acordo com o Ministro de Esporte da Rússia, Vitaly Mitko, a meta é organizar a reunião em conjunto com a organização britânica FARE network, responsável por elaborar o estudo.
  Esse relatório preocupou muito o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que é suíço. Ele fez um alerta às autoridades russas quanto ao comportamento inadequado de torcedores locais e afirmou que a federação nacional poderá sofrer punições em caso de eventuais manifestações racistas durante a futura Copa do Mundo.
    Diante das cobranças de Blatter, o Sindicato de Futebol da Rússia reconheceu que pode fazer mais para controlar esse comportamento racista. “Acho que podemos usar nosso poder com mais rigor”, declarou o secretário-geral do Sindicato, Anatoly Vorobyov.
    Ações importantes como essas deveriam ser pensadas não só para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, e não só no futebol, pois o racismo existe em todos os lugares e em todos os setores de uma sociedade.
     O preconceito é um absurdo e está presente não só com a cor da pele, mas também com a religião, com a opção sexual e muitas vezes até mesmo com as características físicas das pessoas.
     O racismo é um dos piores preconceitos que pode existir entre os seres humanos. São pessoas ofendendo com gestos e palavras e até mesmo matando outras, sem pensar que somos todos seres humanos, independente da cor da nossa pele.
    Apesar do racismo já existir a muito tempo, onde os negros africanos eram escravizados no Brasil e em outros países, eles tiveram grande participação na formação da população do mundo, através de sua miscigenação com outros povos. E por isso, ao invés de serem discriminados, deveriam ter igualdade e direitos como os outros seres humanos. Muitas pessoas que discriminam os negros esquecem que elas também são descendentes deles.
    A questão de ter uma raça para cada cor de pele é bobagem, pois internamente somos todos iguais. Quantos negros fazem sucesso na música, no futebol, na televisão e até mesmo em outras profissões?
   Para acabar com o racismo, inicialmente precisamos estabelecer uma nova regra: “Fazemos parte de uma única raça – a dos seres humanos.”

Quando a banalidade se torna uma brincadeira




“Sobe para 12 o número de assassinatos em Viçosa, este ano”. Quantas vezes será que precisamos ouvir isso para que a sociedade e as autoridades busquem por uma solução rápida e eficaz. O número de mortos é cada vez maior e os assassinos quando são julgados levam pequenas punições quando comparadas as barbaridades que cometeram, isso acontece porque na maioria das vezes os assassinos são menores de dezoito anos e por isso não podem ser punidos. O pior de tudo é que isso não é um caso isolado, não ocorre em apenas um local. Ocorre a todo o momento, em todas as cidades, em tudo o mundo.

“O corpo do jovem Gabriel Oliveira Maciel, 17, foi encontrado no final da tarde de hoje, segunda-feira, 9, na região da Horta da Universidade Federal de Viçosa, próximo do campo do couceiro... o corpo de Gabriel apresentava sinais de ter sofrido violência física e estava totalmente nu”. Hoje em dia as pessoas matam uns aos outros como se fosse uma atitude comum, sem importância, e geralmente as vitimas são mortas por motivos banais. 

Esses homicidas parecem seres sem sentimentos, com uma simples arma na mão da pessoa errada, muitas vidas são tiradas. Esses “bárbaros” não se colocam no lugar dos entes do falecido, não veem como é perder uma pessoa querida, muitas vezes, como os crimes quem vem comumente ocorrendo em Viçosa, as pessoas são mortas por injusta causa. 

 Podemos colocar parte da culpa nas más influencias que levam os jovens tão cedo para o caminho do crime. E a outra parte podemos colocar nos pais ou responsáveis que não tem uma conversa com seus filhos nem mostram como esse caminho é errado porque não tem autoridade com seus filhos e ainda permitem que estes vão para tal caminho. Adquirir uma arma é muito fácil, o aluguel de uma arma potente capaz de matar várias pessoas ao mesmo tempo, por um dia inteiro é bastante acessível a qualquer um. Para os integrantes do mundo do crime, é símbolo de ostentação ter uma arma, e questão de honra sair atirando nas pessoas que passam pela frente. 

 É raro encontrarmos um caso em que o assassino é punido como deveria, hoje em dia, as punições são muito brandas, quando são punidos.Enquanto a família e amigos levam tempos e tempos para superar a morte, os assassinos quando não são punidos vivem em meio a sociedade, como uma pessoa de ficha limpa, cometendo ainda mais crimes. Quando são punidos, em países como o Brasil, recebem curtas penas, e o período que estão cumprindo-as no presídio, ao invés de receberem uma reeducação e fazerem serviços comunitários, estes vivem mesmo dentro dos presídios, na ostentação, usando celulares, bebidas, drogas, mulheres e luxo. Além disso, a família do presidiário recebe o chamado “auxílio reclusão”, um benefício legal em forma de dinheiro, e é pago até que o preso permaneça preso. O valor depende de quanto o preso recebia em seu emprego antes de ser preso. Um absurdo, pois a família do falecido não recebe nenhum benefício do tipo. 

 Para solucionar esse problema quem vem afetando cada vez de forma mais intensa nossa vida, temos duas soluções. A primeira solução é mais rápida e nem tanto eficaz quanto a segunda. Corresponde a maior fiscalização de pessoas que possuem armas, e um julgamento mais rígido com penas mais longas para os assassinos, onde os presídios sejam mais rígidos, a fiscalização seja maior, e acabe com a vida de ostentação desses. Ao contrario da primeira solução, a segunda necessita de um processo, que consequentemente resultará em uma solução mais eficiente. Os jovens necessitam primeiramente de uma instrução sobre o assunto, o perigo da arma, principalmente nas mãos de uma pessoa sem instrução. Esse papel se deve aos pais, instruindo seus filhos a não usar armas, essa instrução seria desde pequenos, para que quando jovens ou adultos, não cometessem esses erros, já que quanto mais os anos passam, mais agressivas e intensas essas atitudes se tornam. Mas esse problema nunca se tornará encerrado, mas para que seja cometido com menor intensidade, é necessária a junção da solução um e dois para evitar os assassinatos.


        
LOCAL ONDE FOI ENCONTRADO O CORPO

CHEGADA DA POLÍCIA CIVIL NO LOCAL

A SETA INDICA ONDE O CORPO DE GABRIEL FOI ENCONTRADO




Melissa Carniato Dias

COPA DO MUNDO NO CATAR QUEBRA UMA TRADIÇÃO:

        Desde a abertura do 1º mundial em 1930 não houve mudanças com relação aos meses desse grande campeonato. Mas em 2022 data em que será realizado o Mundial em Catar, mudanças vão acontecer acredito eu que elas serão boas.
         Foi divulgado na quinta feira (19/03/2015) pela FIFA que devido ao clima árido do país Catar onde a temperatura atinge os 45°C, em Junho e Julho, período que acontece a Copa do Mundo, foi necessário mudar o campeonato para 21 de Novembro até 18 de Dezembro, onde a temperatura fica em média 30°C. Outra mudança que também ocorrerá, é de que o mundial será menor, ele irá acontecer no período de 28 dias, diferente de como aconteceu em nosso país, Brasil que foi de 32 dias. Penso que com essas mudanças a saúde dos jogadores, da comissão técnica e dos torcedores, será preservada, pois se não acontecesse essas mudanças iria ter que ocorrer parada técnica toda hora para poder beber uma água, vários jogadores ou outras pessoas iriam passar mal e além da saúde algumas seleções sairiam prejudicadas, pois não estão acostumadas com climas tão elevados, exemplo disso seria a atual campeã a Alemanha, pois a diferença de temperatura da sua casa com o de Catar é muito grande, com isso o seu futebol poderia ser prejudicado bastante.
       Foi ótimo para o Catar, pois se não ocorresse essas mudanças iria ser considerada a pior Copa do Mundo, então eles tiveram uma grande chance para apresentar um belo espetáculo mundial de futebol em seu próprio país. Essa escolha da FIFA de mudar a data do mundial para o final do ano foi muito bom, pois será evitada com que a saúde dos jogadores seja prejudicada, ocorrerá um aumento de torcedores para incentivar as seleções e também irá ser um orgulho para o Catar, pois um país tão pequeno do Oriente Médio receberá a primeira Copa do Mundo realizada no final do ano, vocês não concordam que a população do Catar deveria receber esse fato histórico em seu próprio país? Acredito que essa Copa do Mundo em 2022 será ótima e bastante competitiva, por isso até lá esse campeonato será bastante discutido e comentado em todo mundo.













MATHEUS SOUZA FERREIRA

sexta-feira, 6 de março de 2015

A cotação altíssima do dólar pode ser boa para todos?


          Pela primeira vez depois de 10 anos, o dólar teve sua cotação em mais de 3 reais, segundo o banco central a cotação do dólar foi de R$ 3,0565, sendo o maior valor desde 5 de agosto de 2004, quando o dólar chegou na faixa de R$ 3,0637 mostrando que a economia estadunidense está em alta e forte , o que em minha opinião é um ponto positivo, pois a economia mundial gira através dela, podemos dizer que a economia americana, seria como um termômetro para a economia mundial.                                                                
          Muito dessa cotação extraordinária a qual o dólar chegou, deve-se a taxa de desemprego que diminuiu em 5,5% nos Estados Unidos, a menor taxa desde Maio de 2008, ou seja os americanos estão em um ótimo momento economicamente e socialmente, e isso mostra que a taxa de desemprego, é um fator importantíssimo para medir a cotação de uma moeda e transformar a economia de um país em rica.   
         Logo com a subida extraordinária da cotação do dólar, a economia dos Estados Unidos, pode voltar ao normal depois da crise econômica, e como a economia mundial, se movimenta através da economia americana, que é a maior do mundo essa cotação do dólar será boa para todos, pois a maioria dos tratados e acordos comerciais feitos no cenário mundial, são fechados ou envolvidos com o país americano





E a saúde como fica?

    Como anda os postos de saúde brasileiros? A alguns meses atrás a rede de televisão (Globo) vem mostrando através do programa Fantástico sobre esse assunto.
    As estruturas dos postos de saúde estão cada vez piores, falta remédio, falta equipamentos, e muitas vezes estrutura. As dificuldades enfrentadas por algumas pessoas começam antes mesmo de entrar, em muitos locais falta a adaptação. Essa situação encontrada é precária e caótica.Como se pode, um país como o Brasil apresentar esses tipos de situação? É, mais infelizmente apresenta, é triste ver que a situação de quem depende dos postos de saúde e do SUS é critica. Alguns lugares sem água, sem banheiro, sem enfermeiros e até mesmo sem medicamentos necessários.
    A partir de dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina, mostra que a situação é critica em todos os lugares, 52% dos postos de saúde de todo o Brasil não tem negatoscópio, 32% falta medidor de pressão, 29% não tem estetoscópio.  E para onde vai todo esse dinheiro que era pra ser investido nos postos? O Brasil precisa de mudança, não se pode viver com essas condições, se estes postos de saúde tivesse o necessário, não ocorreria as super lotações do SUS.
    Com isso só me resta parabenizar os governantes por esta situação vergonhosa dos postos de saúde. Se tem médico não tem os aparelhos, se tem os aparelhos não tem médicos. Essa é as condições da saúde brasileira, isto tudo é Brasil.





                O planeta água vai secar???




Já era. A crise da água chegou para mudar a sua vida definitivamente a curto, médio e longo prazo. Não importa se você mora num lugar em que o nível dos reservatórios ainda é razoável - a crise também tem a ver com você. E é um pouco culpa sua também. Não só sua, claro. Também tem as mudanças climáticas (sim, elas existem), a contaminação das fontes, o mau gerenciamento dos recursos hídricos e o crescimento demográfico. A sua parte - reduzir o desperdício - é uma das mais fáceis de colocar em prática. Mas também é importante entender como funciona todo o resto.

Mais de 97% da água da Terra é salgada. Do restante, apenas 0,4% está na superfície

A água da Terra não vai acabar assim, de uma hora para a outra. Temos mais ou menos 1,4 bilhão de km³ de água. Aí você tira da conta a água salgada dos oceanos, todo o volume dos aquíferos subterrâneos e as geleiras, e você chega na grandiosa quantia de 132 mil km³ de água superficial que podemos, de fato, usar. É pouquíssimo. Ainda mais se considerarmos que esse número não mudou muito desde que o mundo é mundo. Um dos problemas é que, enquanto a quantidade de água doce do mundo continua igual, a população cresceu. Em 1950, éramos 2,5 bilhões. Em 2050, a previsão da ONU é de que seremos 9,3 bilhões. É como se a fila do banheiro da sua casa mais do que triplicasse de tamanho. Aí, não há caixa d'água que sustente. Aliás, não é só de uma caixa d'água maior que a gente precisa. Para dar conta de tanta gente, também é necessário gerar mais energia, produzir mais comida, mais roupas, mais tudo. Uma boa parte desse "tudo" precisa de água. Nas próximas 3 décadas e meia, a demanda global deve aumentar 55%. Se considerarmos que a indústria e a agropecuária consomem 90% da água do mundo, a coisa fica mais feia.

Os números ajudam a explicar como pode haver crise hídrica em um país com uma bacia hidrográfica tão abundante. Tem outros fatores também: a maior parte da população se concentra perto do litoral e longe de grandes mananciais, como o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume. Além disso, a água que chega até a sua torneira provavelmente passa por tubulações construídas nos anos 1940 ou 1950. Não é difícil imaginar que um sistema como esse facilite o desperdício. A cada segundo, mais de 1200 litros são jogados fora no processo de distribuição. Com toda a água desperdiçada aqui ao longo de um dia, daria para abastecer 932 milhões de pessoas (ou 3 vezes a população dos EUA). Isso porque exploramos bem pouco - e bem mal - os nossos recursos hídricos.
Essa críse hídrica não é nada mais, nada menos que um reflexo do que a população vem fazendo, gastando água como se ela não fosse acabar nunca, será que com tudo isso a população não vai se concientizar? será que não vão fazer nada para tentar evitar que isso aconteça? é hora da população se mobilizar para que essa recurso tão importante para nossa sobrevivência não acabe.

Até que ponto chega?

   Podem pensar que não, mas a seca está atingindo até nossa querida Floresta Amazônica, aquela que é o pulmão do mundo, que possui nada menos que o maior rio do mundo, cheia de biodiversidade e de árvores, bom, árvores nem tanto, pois cientistas estrangeiros da Universidade de Oxford, da Inglaterra, concluíram que nesse período de seca, as árvores inalam menos carbono através da fotossíntese, posteriormente, levando-as a morte, que se decompõem aumentando ainda mais a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, sendo capazes até de acelerar as mudanças climáticas durante a seca.

   Isso se reflete ao nosso mal consumo de água TODOS os dias, que sem perceber, já estamos afetando uma das florestas mais importantes do mundo, e se continuarmos assim, toda essa biodiversidade, não só de plantas, mas também animais, irão se extinguir.

   Os cientistas mediram, durante 3 anos, a taxa do crescimento das árvores, quantidade de folhas caídas e quantidade de liberação de dióxido de carbono, e foi possível concluir também, que a taxa de fotossíntese permaneceu constante nas áreas que não haviam sido afetadas pela seca, na qual se inclui a Amazônia.

   Lendo isso, é possível perceber que nosso país está sendo dominado por uma seca, uma seca que não sabemos quando vai acabar, mas enquanto estiver existindo, estará nos incomodando indiretamente, acabando com nossos principais recursos de vida.



Regalias no senado

Você já parou para pensar aonde o dinheiro dos impostos vai ser investido?No último dia 25 de fevereiro foi aprovada a lei em que mulheres de deputados terão cotas para viagens de Brasilia e sua cidade natal alem do aumento das cotas de aluguel,a população esta incontente com a situação ,se sentindo explorada. Já não conseguimos ir ao mercado e comprar tudo o que precisamos ,pois todos os produtos sofreram aumentos exorbitantes ,e agora ainda nos veem com essa historia de que não haverá aumento pois cortaram outras despesas. O dinheiro dos cortes deveria ser investido em saúde pública,seriam 150 milhões de reais ao longo do ano que investido com seriedade poderia promover pequenas mudanças na sociedade brasileira. Os deputados vivem falando que a saúde e a educação e ótima,mas não ficam o dia todo na fila para conseguir atendimento médico e nem possuem filhos em escola pública. Sinto-me indignada com o rumo em o nosso país esta tomando,e não só eu como muitas outras pessoas se encontram revoltadas com tantas regalias que acabam favorecendo o que estão no poder.Mas o que nos cidadães brasileiros podemos fazer frente a tantas atitudes que ferem nossos princípios,e que de forma ou de outra impedem nosso pais de se desenvolver?
Jullia Duarte Massensini

quarta-feira, 4 de março de 2015

Felicidade atrai felicidade

            Consta na Galileu, revista de curiosidades científicas, uma reportagem publicada no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry que o ato de caminhar com pessoas felizes nos deixa mais feliz. Não discordo da pesquisa, mas creio que vai mais além de uma simples caminhada. O ser humano tem a capacidade de imitar o que gostam nos outros, nos baseamos na felicidade dos outros. John Locke, filósofo inglês dizia que independente de nosso DNA, nós nos moldamos, e como escrevi em http://escripta2014.blogspot.com.br/2014/11/fofoca-faz-bem-autoestima.html, , nós nos sentimos mais capazes de ser felizes, alegres quando percebemos que os outros conseguem estar de bem com a vida. E segundo a http://super.abril.com.br/ciencia/faz-voce-voce-447381.shtml as amizades influenciam, nos desenvolvemos mentalmente para acompanhar nossos indivíduos próximos, por isso eu afirmo que somos parcialmente dependentes de nossas companhias seja no conceito de ''ser ou não feliz'', forçar ou não seu cérebro a ser mais esperto, '' inteligente'', nos forçamos para sermos  o nosso ideal, e no caso da reportagem da Galileu, nosso ideal é ser feliz. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

Churrascos, bebidas e mulheres... Vida de luxo na cadeia!


      Presos da Penitenciária Lemos Brito, que se encontra no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, foram flagrados levando uma luxuosa vida no presídio, "ostentando" até mesmo churrasco, bebidas, armas, suplementos alimentares e esteira ergométrica dentro da unidade. Segundo o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), as fotografias com a "farra" foram encontradas nos celulares dos presos apreendidos entre o final de 2014 e início deste ano. E Em novembro de 2014, outra denúncia do Sinspeb apontou a realização de prostituição dentro da penitenciária. “Eles tiram essas fotos e elas ficam circulando entre eles. Ficam se gabando entre os módulos. É um absurdo. Não há controle, não há sistema integrado para impedir isso”, critica Geonias Santos, coordenador do Sinspeb.

      De acordo com o Ministério Público, um inquérito civil foi aberto para apurar as condições de funcionamento da penitenciária. "Isso é fruto da falta de estrutura da penitenciária e de segurança. Até hoje não existe muralha, não existe cerca. A portaria é precária, as revistas deixaram de ser íntimas porque ofendem a dignidade da pessoa humana. Infelizmente, não houve a substituição dessa revista por equipamentos que sejam eficazes. Você tem uma falta de policiamento na guarda e, segundo o que a gente apurou, somente 30% das guaritas estão efetivamente cobertas", elucida o promotor Edmundo Reis.

      E tais fatos podem ser definidos em poucas palavras: Um absurdo, algo imoral, deplorável. São ocorrências como estas que me obrigam repetir algo do qual já estão cansados: A inversão de valores da atual sociedade. Hoje em dia, criminosos destroem famílias, acabam com vidas, depredam a sociedade, e basta pegarem uma pena justa por seus crimes, uma punição severa, que advogados corruptos e as pessoas dos direitos humanos entram em jogo defendendo estes criminosos dizendo “que todos erram”; “que os direitos deles estão sendo infringidos”; “que exigem uma pena mais justa”... E em seguida multidões de hipócritas se mobilizam e começam a manifestar em prol dos mesmos. Mas a verdade é que uma pena mais justa seria uma pena maior, uma punição mais severa. Ou seja, atualmente, virou moda defender os bandidos; enquanto as vítimas sofrem por perderem familiares, seus bens conquistados com o suor de seus trabalhos e até mesmo a vida (e nesse último caso não vão possuir a oportunidade nem de sofrer) enquanto ninguém se comove com a situação destes. 

       Foras da lei, pessoas que causaram feridas e danos irreparáveis à sociedade vivem com uma vida de luxo na cadeia, tendo acesso e usufruindo de bens que nem mesmos cidadãos de bem possuem. Primeiramente que, com a impunidade do Brasil, fazem o que querem e pegam penas minúsculas, penas, que não correspondem à metade do que causaram; e depois vão para cadeia viver curtindo churrascos, esteiras ergométricas, celulares, armas, festas e até mesmo mulheres, enquanto deviam é na verdade estar levando uma vida de disciplina, de aprendizado, de trabalho, de reestruturação pessoal, de dureza e sofrimento.

      A partir daí, só me resta pensar nas vítimas que sofreram com estes marginais e que sofrem até hoje, enquanto os mesmos curtem uma vida de ostentação no presídio. O que vai pensar a mãe que teve um filho assassinado por um desses homens, ao vê-lo nessa bela vida na cadeia? Cadê nossa justiça? Onde se encontra os princípios e os valores dessa sociedade que se julga tão evoluída, no entanto permite depredadores de vidas serem ‘punidos’ dessa forma? A justiça no Brasil é praticamente inexistente. Prendem-se homens com um intuito muito maior de agradar a mídia do que fazer a pessoa pagar pelo seu erro. E o pior de tudo ainda é que depois de sair da cadeia estes homens vão continuar aterrorizando suas vítimas, pois, se no presídio se sofre para aprender e pagar pelos erros cometidos, e eles não sofreram e nem pagaram por nada, nada vão aprender; pelo contrário: estão é sendo incentivados a continuarem a praticar seus crimes, já que se forem capturados irão voltar para um mundo de diversão...

      Portanto, só me resta parabenizar o governo – do poder judiciário ao executivo, da instância municipal à federal – e a sociedade por aceitarem que criminosos levem uma vida melhor que a sua, enquanto vocês trabalham duro para se sustentarem e eles ‘pagam’ por seus crimes. Sinto dizer que de todos os males que estas pessoas que causam graves infrações deveriam sofrer, a prisão é o mais suave. Ela é apenas a débil tentativa do sistema judiciário de mostrar-se útil ao sistema político, com a ardil impressão de que atende ao “clamor social” e ao interesse público. Logo, se continuarmos assim continuaremos também caminhando a passos largos para a anarquia, para uma sociedade irracional da qual tanto fugimos. Posso estar sendo radical, mas se casos como o apresentado persistir, bandido bom será realmente bandido morto.

Suplementos foram encontrados com presos

Detentos fazem churrasco em presídio na Bahia

Churrasco, armas e bicicletas em penitenciária

Detento posa para foto em esteira ergométrica 

armas eram usadas no presídio

Detento é fotografado com bebidas