sexta-feira, 6 de março de 2015

Até que ponto chega?

   Podem pensar que não, mas a seca está atingindo até nossa querida Floresta Amazônica, aquela que é o pulmão do mundo, que possui nada menos que o maior rio do mundo, cheia de biodiversidade e de árvores, bom, árvores nem tanto, pois cientistas estrangeiros da Universidade de Oxford, da Inglaterra, concluíram que nesse período de seca, as árvores inalam menos carbono através da fotossíntese, posteriormente, levando-as a morte, que se decompõem aumentando ainda mais a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, sendo capazes até de acelerar as mudanças climáticas durante a seca.

   Isso se reflete ao nosso mal consumo de água TODOS os dias, que sem perceber, já estamos afetando uma das florestas mais importantes do mundo, e se continuarmos assim, toda essa biodiversidade, não só de plantas, mas também animais, irão se extinguir.

   Os cientistas mediram, durante 3 anos, a taxa do crescimento das árvores, quantidade de folhas caídas e quantidade de liberação de dióxido de carbono, e foi possível concluir também, que a taxa de fotossíntese permaneceu constante nas áreas que não haviam sido afetadas pela seca, na qual se inclui a Amazônia.

   Lendo isso, é possível perceber que nosso país está sendo dominado por uma seca, uma seca que não sabemos quando vai acabar, mas enquanto estiver existindo, estará nos incomodando indiretamente, acabando com nossos principais recursos de vida.



12 comentários:

  1. Realmente, devemos começar a cuidar mais da natureza, cuidado que deveríamos ter tido desde sempre. Se o descaso com o meio ambiente continuar deste modo, tenho certeza que a Floresta Amazônica, nossa importante floresta, não terá um futuro diferente da Mata Atlântica, mata rica em biodiversidade que abrangia grande parte do litoral brasileiro e que agora resta pouco mais de 7% do que havia antes. A água é a grande fonte de sobrevivência de todo ser vivo, então é um bom começo para salvar a natureza preservar esse bem vital, evitando assim a seca e extinção de todos os seres vivos Em relação ao texto, acho que o autor poderia ter explorado um pouco mais o assunto. Poderia ter mostrado mais o quão é importante que preservemos as águas brasileiras para preservar a floresta Amazônica, dando mais argumentos.

    ResponderExcluir
  2. "A água vai acabar", ouvimos essa frase constantemente e parece que a "ficha ainda não caiu", enquanto não nos faltar água, não daremos valor a esse bem extremamente precioso. Noticiários lembram o tempo todo que a água está acabando, mas não fazemos o mínimo para retardar o fim desse bem primordial. Até o "pulmão do mundo" está sofrendo com as consequências do gasto de água excessivo, e é claro, isso vai nos afetar ainda mais, quando menos esperarmos. Em relação a estrutura de seu texto, parabéns pela escolha do tema, mas com um tema tão persistente como esse, acredito que você poderia ter desenvolvido mais argumentos e opiniões.

    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Igor,você poderia ter desenvolvido mais seus argumentos e opiniões durante o texto,pois se trata de um assunto atual e bastante comentado.Nós deveríamos ter cuidado da natureza desde sempre,pois sabemos que nada dura para sempre e que a Floresta Amazônica é um dos bens mais preciosos que nós temos,juntamente com a água.Infelizmente,não foi por falta de avisar a população e nem de conscientização,as pessoas simplesmente acham que a água durará para sempre e nós não sabemos até quando ela durará

    ResponderExcluir
  4. O assunto escolhido não poderia ter sido melhor, mas um assunto desse merece mais argumento, mais desenvolvimento. Seu texto parece mais uma notícia comentada, onde sua opinião está expressa apenas no último parágrafo. Devemos nos preocupar muito com o que está acontecendo com um dos bens mais preciosos que temos, a água. A cada hora que ligamos a televisão para assistir o jornal, vemos uma coisa mais grave. Mesmo assim, alguns seres humanos não se conscientizam da crise hídrica que está acontecendo e não depende apenas dos governantes para solucionar o problema. Depende principalmente da conscientização das pessoas em não desperdiçar água, porque cada gota conta.

    ResponderExcluir
  5. Igor ,eu acho que voce poderia ter escolhido um outro tema, pois esse tema ja ficou repetitivo e chato em nosso blog de tanta cronica ja feita sobre a agua e as florestas , mas eu achei que a sua cronica ficou mediana , poderia ter introduzido melhor ela, mostrando uma consequencia real sobre o fato, de tão gravimente a falta dos recurso citados ,poderiam nos afetar,achei a sua gramatica muito boa ,seu vocabulario poderia ter sido mais desenvolvido.Sua cronica poderia ter sido melhor mas nao foi toda de ruim nao como eu citei teve pontos positivos

    ResponderExcluir
  6. Igor ,eu acho que voce poderia ter escolhido um outro tema, pois esse tema ja ficou repetitivo e chato em nosso blog de tanta cronica ja feita sobre a agua e as florestas , mas eu achei que a sua cronica ficou mediana , poderia ter introduzido melhor ela, mostrando uma consequencia real sobre o fato, de tão gravimente a falta dos recurso citados ,poderiam nos afetar,achei a sua gramatica muito boa ,seu vocabulario poderia ter sido mais desenvolvido.Sua cronica poderia ter sido melhor mas nao foi toda de ruim nao como eu citei teve pontos positivos

    ResponderExcluir
  7. Igor, um tema bom, bem apresentado, com uma tese boa, porém pouco defendida, o que nos leva a perceber uma pequena défice de informações, uma opinião curta, onde poderia ser melhor apresentada, deixando assim um texto mais rico, e como os de alguns mais interessantes, apresentando uma opinião mais forte e mais alguns argumentos. Falando do tema, foi uma boa escolha, pois é um tema super explorável, onde uma mata de importância indiscutível esta sendo ridicularizada, pois devido a sua importância, ela não merece cuidados? A população é no mínimo ignorante se achar isso, e se não achar é o que transparece, devido ao seu descaso com essa preciosidade, que se não for cuidada e observada com mais atenção rapidamente ira se destruir.

    ResponderExcluir
  8. Igor sua crônica está muito boa, mas com sabemos que esse assunto é muito discutido no mundo inteiro, assim acredito que você poderia ter explorado mais seus argumentos para convencer o leitor e deixa- ló interessado. Bom, como eu já eu disse o seu tema é ótimo, mas ele está deixando todos muito preocupados e de pensar que nós somos os culpados desse estrago. A Amazônia como você disse é pulmão não só nosso Brasil, mas também do mundo inteiro e temos que reconhecer que se não agirmos logo ela vai acabar, igualmente com a água se não começarmos a economiza esse nosso bem precioso acabará.
    ALÍCIA

    ResponderExcluir
  9. Igor, sua crônica ficou boa, mas você não explorou mais, este assunto tão preocupante em nossas vidas, faltou mais argumentos, já em relação ao tema é ótimo para mostrar para as pessoas que desperdiçam nossa água até que ponto esse desperdício chegou, ele conseguiu afetar a nossa principal região de água do Brasil, então vamos fazer nossa parte economizando-a.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  10. Igor, sua crônica ficou muito boa, muito interessante, você nos apresentou um fato que está acontecendo atualmente, eu realmente não esperava que a Floresta Amazônica poderia estar sendo atingida pela seca e infelizmente as pessoas não se preocupam com isso, apenas deixam de lado para quando os problemas chegarem eles se preocuparem, mas devia ter apresentado mais argumentos e explorado mais esse assunto.

    Filipe

    ResponderExcluir
  11. Igor, o tema foi muito bem escolhido, pois a Floresta Amazônica é de enorme importância para o Brasil e para outros países, e o fato de ela estar sendo afetada pela seca é um grande problema, já que ela é considerada o Pulmão do Mundo. Muitas espécies de diferentes tipos de animais serão afetadas por essa seca, por isso alguma atitude deve ser tomada. O desperdício constante de água é uma das principais causas dessa tragédia. Em relação aos argumentos gostei muito, mas tenho certeza de que eles poderiam ter sido um pouco mais bem elaborados.

    Bruno

    ResponderExcluir
  12. O direcionamento do tema falta de água para a pesquisa científica foi muito boa, porém a coesão do seu texto está fraca, principalmente quanto a regência verbal. Vamos trabalhar nisso.

    ResponderExcluir