sexta-feira, 20 de março de 2015

Protestos: forma de reivindicar, e não depredar

No ultimo domingo ( 15/03 ) o povo brasileiro foi as ruas novamente, vestidos de amarelo e verde, pediam o fim da corrupção e alguns ate sendo mais radicais e pedindo o fim do governo de nossa atual presidente Dilma Rousseff, que esta com seu governo enfraquecido. Ela vem recebendo duras criticas dos opositores e até mesmo dos que a apoiaram em certos momentos.
Essas manifestações ocorreram em diversas capitais do país, como: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Aracaju e São Paulo, a capital que mais se destacou nos protestos foi São Paulo, com mais de 1 milhão de pessoas na Av. Paulista, segundo a levantamento da PM, que contradiz o levantamento do Datafolha que calculou como 210 mil presentes para os protestos.
Muitos manifestantes que foram as ruas para tirar Dilma do poder tinham motivos para não se sentirem satisfeitos com a forma de governo que ela utiliza, porque o país se encontra em total desordem, um caos que não tem dimensões, ela promete muito em campanha, fazendo assim uma boa vitrine de seu governo, porém quando é eleita acaba não cumprindo com o que prometeu a seus eleitores, causando assim uma total desilusão, deixando o povo indignado e com razão. Muitos aparecem dizendo que a culpa é de quem a colocou lá, que na hora de confiar o seu voto a alguém se deve pensar muito, mas o que na maioria das vezes acontece, é que, o povo analisa as melhores propostas, confiam seu voto, e no final percebem que foram iludidos, que aquele governo não é nem a metade do que prometeu, que ao final acabou mesmo foi ganhando votos por meio de mentiras, deixando assim o povo na mão, pois prometem um governo diferente, sem corrupção, mais investimentos em saúde, educação, segurança, mas no final nada acontece.
Em relação à corrupção, só posso definir em ridícula, vergonhosa e totalmente sem explicações, já que não podem ocorrer de for alguma dentro de um governo, que se diz justo, casos como o mensalão, ou até mesmo o caso do escândalo na Petrobras. São coisas como essas que acabam manchando a imagem de um país que já não é um país com grandes méritos políticos e econômicos. A transposição do Rio São Francisco, por exemplo, nos mostra muito bem o que ocorre no governo atual. Uma obra que foi iniciada em 2007 e teve prazo definido  para o final das obras em 2012, não ocorreu de maneira alguma, o atraso é imenso e os gastos com essa obra já chegam a 1,1 bilhão.

São coisas como essas que acontecem no governo que me deixam indignado, coisas que com um pouco de ética poderiam ser simplesmente resolvido, entretanto eles preferem agir fora da lei e lucrarem ilegalmente com dinheiro público, do que agir na lei e construir uma nação melhor. Por isso eu acho que as populações esta corretíssimas devem ir mesmo as ruas, protestar mesmo, e cobrar mesmo, pois na hora de prometer, não falta quem prometa, porém quando são eleitos, esquecem totalmente do que prometeram. porém eu apoio plenamente os protestos, somente os que são pacíficos, ou seja, desde que não haja nenhum tipo de violência, quebra- quebra e principalmente sem depredação. Vamos cobrar o que nos prometeram, porque é nosso direito, mas com consciência! 

7 comentários:

  1. Parabéns Kaique, pois sua crônica ficou ótima! Você seguiu de maneira corretíssima a estrutura de uma crônica, introduzindo o fato nos primeiros parágrafos, apresentando uma tese e argumentos nos parágrafos "do meio", quer dizer, no desenvolvimento, e ainda conseguiu concluir seu texto muito bem. Além do mais você escolheu um assunto bastante polêmico e o explorou muito bem e ainda apresentou convincentes argumentos.
    Em relação aos protestos, acho que o povo está correto em se manifestar. A manifestação é um direito do povo e quem não esteja satisfeito com o governo tem que reivindicar sim, ainda mais que possuem motivos, e muitos! Seria errado na verdade o povo aceitar esses inúmeros casos de corrupção calados, sem cobrar por que seus políticos prometeram na hora de suas campanhas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua crônica, Kaique. Em relação ao assunto tratado, eu acho ele bastante polêmico, pois cada um tem sua opinião, mas você conseguiu explorar o assunto. Também acho que o povo não está errado de criticar o governo se está insatisfeito ou achar que as promessas feitas ainda não foram cumpridas e mesmo tendo vários motivos, e nunca é bom aceitar calado, pois quem está saindo no prejuízo somos nós. Também concordo com você, que manifestar é bom para o povo, mas não concordo com aquelas pessoas que são mais radicais e quebram as coisas, protestar é uma coisa, depredar é outra completamente diferente.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Kaique, sua crônica ficou muito boa.O assunto foi muito bem escolhido, pelo fato de ser um tema muito discutido por todos e você soube desenvolver suas opiniões e seus argumentos. Bom, como a Fernanda já disse o povo possui o direito de se manifestar quando estiver insatisfeito com as decisões tomadas pelo governo ou quando promessas não são cumpridas, porque não somos obrigado a aceitar tudo o que é decidido em nosso país. Acredito que devemos fazer manifestações para também expressarmos nossas opiniões, mas não concordo com o ato de vandalismo, pois isso não leva a população a nada.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Kaique, sua cronica ficou muito boa. Você falou de um assunto que esta ocorrendo muito ultimamente, você desenvolveu muito bem sua opinião, deixando seu texto bem claro. Como já disseram temos os direitos de expressar nossas opiniões quando algo não nos agrada, o Brasil está mesmo uma vergonha e o povo tem que se indignar mesmo, independente da classe, mais isso já ta ficando comum, só que precisa mudar o povo tem que pedir seus direitos tem que expressar sua opinião e conseguirem fazer a mudança que precisa. Só que tudo tem um lado os protestos pacíficos tem sim que acontecer quando algo não agrada, agora vandalismo não, o vandalismo só vai pirar a situação deixando as coisas ainda mais complicadas.

    ResponderExcluir
  5. Kaique, sua crônica ficou excelente, tem uma introdução muito boa, seus argumentos são ótimos, e o assunto melhor ainda. Em relação ao tema, bem vindo ao Brasil; é um absurdo o povo se manifestar agora, a hora de mudar é na urna, eu apoio que continue o mesmo governo, tem 4 anos que esse governo está no poder, e foi reeleito, será que a hora de ver se tinha algo de errado com o governo não era na hora de votar? corrupção sempre aconteceu no Brasil em quase todos os governos então a hora de ter visto que era preciso mudar era na votação, não quase 6 meses depois.

    ResponderExcluir
  6. Sua crônica ficou muito boa, embora tenha alguns pequenos deslizes, e trouxe para nós um assunto muito interessante. Acompanhar ou mesmo participar de manifestações sociais é importante para que a gente reflita um pouco mais sobre no nosso papel na democracia. Não adianta exigir que os outros sejam perfeitos (que tenham atitudes corretas) e chorar quando isso não ocorre. Estamos aprendendo que se quisermos que as coisas funcionem, precisamos acompanhar de perto e exigir o bom funcionamento.

    ResponderExcluir
  7. Kaique, sua crônica realmente ficou ótima. Você retratou um assunto atual sobre as manifestações e fez com que seus leitores empolgarem ao ler o texto e discutirem sobre o assunto polêmico retratado por você. Em um país como o Brasil, onde ocorrem inúmeras corrupções, as pessoas devem se manifestar para cobrarem os seu direitos. Parabéns
    Otávio

    ResponderExcluir