sexta-feira, 6 de março de 2015

                O planeta água vai secar???




Já era. A crise da água chegou para mudar a sua vida definitivamente a curto, médio e longo prazo. Não importa se você mora num lugar em que o nível dos reservatórios ainda é razoável - a crise também tem a ver com você. E é um pouco culpa sua também. Não só sua, claro. Também tem as mudanças climáticas (sim, elas existem), a contaminação das fontes, o mau gerenciamento dos recursos hídricos e o crescimento demográfico. A sua parte - reduzir o desperdício - é uma das mais fáceis de colocar em prática. Mas também é importante entender como funciona todo o resto.

Mais de 97% da água da Terra é salgada. Do restante, apenas 0,4% está na superfície

A água da Terra não vai acabar assim, de uma hora para a outra. Temos mais ou menos 1,4 bilhão de km³ de água. Aí você tira da conta a água salgada dos oceanos, todo o volume dos aquíferos subterrâneos e as geleiras, e você chega na grandiosa quantia de 132 mil km³ de água superficial que podemos, de fato, usar. É pouquíssimo. Ainda mais se considerarmos que esse número não mudou muito desde que o mundo é mundo. Um dos problemas é que, enquanto a quantidade de água doce do mundo continua igual, a população cresceu. Em 1950, éramos 2,5 bilhões. Em 2050, a previsão da ONU é de que seremos 9,3 bilhões. É como se a fila do banheiro da sua casa mais do que triplicasse de tamanho. Aí, não há caixa d'água que sustente. Aliás, não é só de uma caixa d'água maior que a gente precisa. Para dar conta de tanta gente, também é necessário gerar mais energia, produzir mais comida, mais roupas, mais tudo. Uma boa parte desse "tudo" precisa de água. Nas próximas 3 décadas e meia, a demanda global deve aumentar 55%. Se considerarmos que a indústria e a agropecuária consomem 90% da água do mundo, a coisa fica mais feia.

Os números ajudam a explicar como pode haver crise hídrica em um país com uma bacia hidrográfica tão abundante. Tem outros fatores também: a maior parte da população se concentra perto do litoral e longe de grandes mananciais, como o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume. Além disso, a água que chega até a sua torneira provavelmente passa por tubulações construídas nos anos 1940 ou 1950. Não é difícil imaginar que um sistema como esse facilite o desperdício. A cada segundo, mais de 1200 litros são jogados fora no processo de distribuição. Com toda a água desperdiçada aqui ao longo de um dia, daria para abastecer 932 milhões de pessoas (ou 3 vezes a população dos EUA). Isso porque exploramos bem pouco - e bem mal - os nossos recursos hídricos.
Essa críse hídrica não é nada mais, nada menos que um reflexo do que a população vem fazendo, gastando água como se ela não fosse acabar nunca, será que com tudo isso a população não vai se concientizar? será que não vão fazer nada para tentar evitar que isso aconteça? é hora da população se mobilizar para que essa recurso tão importante para nossa sobrevivência não acabe.

13 comentários:

  1. A crise da água que estamos enfrentando atualmente é algo preocupante e não é atoa. A água é a fonte da vida de todos os seres vivos e precisa ser preservada, é hora de cada um fazer a sua parte e ajudar a economizar esse bem natural. Em relação ao texto, é triste o fato de você só ter escrito o último parágrafo. Da próxima vez, faça ele todo, você é capaz de redigir um bom texto sem copiar da internet. http://super.abril.com.br/crise-agua/crise-mundial.shtml

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez ouvimos falar sobre a crise hídrica em nosso país, usamos esse bem como se ele não fosse acabar nunca, mas vai, e quando a água acabar, a vida consequentemente vai. As pessoas podem não se preocupar por saber que há muita água no mundo, mas o que elas não sabem é que mais da metade da água é salgada e apenas uma pequena porcentagem representa a água doce. Em relação ao texto, parabéns, aproveitou tudo que o tema permite, expondo opiniões e argumento, mas pena que apenas último parágrafo você fez, já que todo o resto do texto foi copiado da internet.

    Melissa

    ResponderExcluir
  3. Igor,o texto está muito bom,mas não copie da internet na próxima vez.Em relação ao assunto,é uma coisa que vemos todos os dias,mas não deixa de ser preocupante.Realmente grande parte do Brasil usa a água como se ela fosse infinita e nós sabemos que não é.,E como a Melissa disse,assim que esse bem se esgotar,a vida também se esgotará.Infelizmente,não adianta mais conscientizar a população,pois vemos isso todos os dias e sabemos que devemos economizar,mas que nos resta é esperar que algo aconteça e as pessoas vejam que a água não durará para sempre

    ResponderExcluir
  4. Igor, o assunto escolhido por você é muito bom, pois além de ser muito polêmico, é muito preocupante. Se não nos conscientizarmos de que poderemos morrer por falta de água, esse processo será cada vez mais rápido. É uma vergonha um país como o Brasil, que era reconhecido mundialmente por seus mananciais, estar nesse estado. O governo poderia aderir práticas de dessalinização. Isso pode ser uma medida muito cara, mas que realmente vale a pena investir. Em relação ao seu texto, você poderia ter argumentado mais e não ter retirado o texto da internet, já que o assunto permite grandes aprofundamentos e poderia ter sido uma ótima crônica se você tivesse argumentado mais sobre o assunto. Infelizmente seu texto foi quase todo copiado, sendo que sua opinião foi dada somente no último parágrafo.

    ResponderExcluir
  5. Edam,eu apenas vou comentar o tema qui não é seu ,eu acho que com relação a água, o ser humano esta cada vez mais próximo de uma 3ª guerra mundial pois quando ela já estiver se esgotando o mundo vai virar um verdadeiro inferno ,mas isso pode ser evitado,se o ser humano tomar consciencia e mudar drasticamente suas atitudes com ela pois um bem natural como esse ,nossa fonte de vida deve ser preservada.Com relação a voce ,eu acho um absurdo a turma toda se esforçar para fazer uma boa cronica e tu nos vem com uma copiada da internet ,realmente isso é uma pena espero que voce crie vergonha na cara!

    ResponderExcluir
  6. Igor, que ato vergonhoso o seu, nos devemos agir de forma correta, ainda mais nos que estamos iniciando os estudos nessa instituição, copiar o texto errado e infelizmente não tenho que elogiar ou criticar uma estrutura textual que não foi criada por você. Mas falando do tema foi bem escolhido, apesar do erro em pensar que poderia “burlar as leis”, pois como mesmo diz no texto, “todos somos afetos”, e as medidas que estão sendo tomadas são somente para repararem o problema do momento, porque aposto que quando o problema amenizar o mínimo que seja será abandonado, como se não fosse um problema que nos afetaria também no futuro, acho que esses problemas não teriam que ser analisados somente no momento, e sim como um problema que será mortal no futuro se não resolvido por completo agora.

    ResponderExcluir
  7. Igor como podemos ver você copiou a crônica e apenas escreveu o último parágrafo, bom se a sua intenção é aprender desse jeito você não vai conseguir, como a Yara disse você é capaz de criar um crônica. Em relação o assunto, ele nos preocupa muito, pois a água é um dos bens mais preciosos que possuimos, e é vergonhoso o Brasil não tomar providências drásticas para esse problema, pois devemos ter a plena consciência de que um dia poderemos morrer por sua falta. Temos que correr atrás dos nossos direitos e pedir para que seja feito projetos para mantermos esse bem precioso.

    ResponderExcluir
  8. Igor, em relação ao tema: é algo preocupante, pois quando alguém desperdiça o nosso bem mais precioso é algo vergonhoso para este, por que nós todos que utilizamos nossa água no mínimo tinha que ter um pouco de noção para economiza-lá já em relação ao seu texto não tenho nem o que falar, pois a Yara já colocou o link de onde você tirou.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  9. Igor, gostei do texto e realmente isso é um assunto preocupante que vem ocorrendo atualmente, há pessoas que não querem saber sobre isso ou sobre sua importância e como podemos ver você copiou o texto da internet, a Yara já colocou o link, na próxima tente criar seu próprio texto.

    Filipe

    ResponderExcluir
  10. O tema escolhido é realmente preocupante, pois sem água não haverá vida, e com o enorme desperdício que há nos dias de hoje é provável que a água potável se esgote em pouco tempo. O texto está muito bem articulado e a opinião bem expressada, mas infelizmente o texto não é seu.

    Bruno

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao plágio, nada mais é preciso dizer. Você ouviu dos seus colegas tanto repreensões como encorajamentos. A finalidade das postagens é praticar a leitura e produção de textos, além de mantê-los atualizados e promover o debate. Não tenha medo de escrever. O pior é que descobri que um jonal também cometeu plágio com o mesmo texto, venham só! http://www.jornalcorreiodaserra.com.br/edicoes/jcs81320150214.pdf

    ResponderExcluir