terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cientistas conseguem criar “capa de invisibilidade”

    Pesquisadores da faculdade de Rochester desenvolveram um método simples e barato para tornar algo invisível. “Muitas pessoas já tentaram, por meio de técnicas de alta tecnologia, alcançar esse manto ótico. Nós só conseguimos encontrar um jeito mais simples, usando de lentes e ferramentas do nosso dia a dia”, afirma o professor de física John Howell.
Para o pesquisador Josephe Choi, o trabalho é pioneiro: “Esse é o primeiro aparelho capaz de trabalhar em três dimensões e de maneira multidirecional. O sistema transmite raios para o espectro visível de maneira bem simples”
   Outras pesquisas já alcançaram sucesso na área do desaparecimento de algo,porém essa é a primeira vez que os objetos podem se tornar invisíveis com uma observação mais ampla.
   A respeito da minha opinião sobre esse feito científico,eu acho bom,essa "capa" pode ser aplicável em situações do nosso dia a dia como em situações militares,algo que não me parece muito compreensível é o material usado,lentes,uma vez que uma capa de lentes é algo bizarro.Quanto a acessibilidade ao suposto produto final da pesquisa,acredito que possa ser acessível para boa parte da população,afinal,os produtos necessários para produção não são de difícil acesso.
  Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/09/cientistas-conseguem-criar-capa-de-invisibilidade.html

sábado, 20 de setembro de 2014

Anúncios Publicitários






Para entender um pouco mais sobre como são feitos os anúncios publicitários, clique aqui.

Depois de exercitar, publique o seu anuncio nos comentários e compartilhe conosco o seu conhecimento,

Relatos pessoais


Para aprender mais sobre relatos e como produzi-los, clique aqui.

Depois compartilhe seu relato conosco publicando-o nos comentários.

Textos Injuntivos


Para conhecer um pouco mais sobre textos injuntivos, clique aqui.

Depois publique suas orientações e leis nos comentários para compartilhar conosco a sua aprendizagem.

Textos verbais e não verbais


Para estudar essa relação de complementariedade entre textos verbais e não verbais, clique aqui.

Depois, publique suas legendas nos comentários para compartilhar conosco a sua aprendizagem!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A gota d’água

                Falta de água em São Paulo. A grande seca de 2014. Mais uma cidade enfrentando dias sem água nas casas. Essas são apenas algumas frases que viemos ouvindo neste ano de 2014. O problema da falta de água vem atacando imensamente não apenas o nordeste brasileiro, mas todo o país, que vem perdendo plantações e gado, passando sede e necessidades. A água é o bem mais precioso do mundo, a fonte de vida, e mesmo assim o ser humano persiste em não cuidar deste maravilhoso recurso.
                Desde que o homem branco com toda a sua ambição, habita o ambiente terrestre, a natureza vem sofrendo em conjunto, sendo poluída e arruinada e este abuso diante da mesma não vai ser suportado por muito tempo. Durante os últimos anos, catástrofes naturais vêm atingindo todo mundo e nada o homem faz para mudar isso, continua visando apenas o seu enriquecimento próprio, esquecendo que, não se come e bebe dinheiro. Mas tal ambição, tal descuido com a natureza, não é sem retorno. Catástrofes naturais, escassez de elementos essenciais para nossa sobrevivência, são apenas a resposta da natureza para o péssimo tratamento que vem recebendo de nós, humanos, e este ano, estamos sofrendo com a grande falta de água em nosso país, um país tropical, que antes de acabarmos com grande parte de sua cobertura natural, não sofria com a falta de chuva.
                Desde o verão de dezembro de 2013, o povo brasileiro em todo país vem percebendo a falta de chuva, durante até mesmo os períodos de grande umidade, enquanto nossos rios e lagos deveriam estar sendo abastecidos, enfrentava uma seca não vista em 70 anos. Esta escassez de água resultou no baixo nível dos rios e na falta deste recurso nas casas brasileiras. Até mesmo a grande cidade industrializada de nosso país vem sofrendo com tal problema, a população da grande São Paulo já presenciou a falta de água em suas torneiras durante dias.
                Por mais que a falta de água nas casas brasileiras seja devido à escassez de um recurso da natureza, a culpa deste ocorrido é apenas e inteiramente do ser humano. Na hora de retirar a mata que cobria e protegia os nossos rios, de jogar o esgoto nos canais de água que passavam pelas cidades, o homem só visou enriquecimento fácil, esqueceu que para isto, prejudicaria sua fonte vital, ficou cego por sua ambição e assim arruinou a natureza, a mata que protegia os rios e poluiu a grande fonte de vida, a água. A natureza aguentou por muito tempo os abusos e caprichos do homem, mas uma hora não vai mais suportar, e quando a última árvore for derrubada, a ultima gota de água for poluída, o ser humano vai se dar conta de que sem a natureza, o dinheiro não lhe vale de nada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Manifestações racistas no futebol

O técnico Enderson Moreira admitiu nesta quarta-feira (17) que o retorno do goleiro Aranha ao estádio onde foi vítima de manifestações racistas preocupa a comissão técnica do Santos. O time paulista vai reencontrar o Grêmio nesta quinta-feira, desta vez pelo Campeonato Brasileiro.
O polêmico episódio aconteceu na partida entre as duas equipes no dia 28 de agosto, na idas das oitavas de final da Copa do Brasil. Durante o jogo, vencido pelo Santos por 2 a 0, uma torcedora gremista foi flagrada xingando o goleiro de “macaco“. O clube gaúcho foi punido pesadamente, sendo retirado do campeonato nas oitavas de final, antes mesmo do jogo de volta.
Três semanas depois do incidente, o Santos voltará ao gramado da Arena Grêmio e a ordem no clube paulista é tentar minimizar qualquer polêmica. Apesar disso, Enderson (treinador do clube) admite preocupação quanto à reação de Aranha em seu retorno ao palco onde foi alvo de ofensas públicas.
 O racismo no futebol, está virando “moda”, as pessoas que vão para os estádios assistir a partida com sua família, se deparam com pessoas praticando esse tipo de ato durante todo o tempo, as torcidas que praticam esse tipo de crime, devem ser punidas, assim como o clube Grêmio foi punido, deveriam punir todos os que praticam atos racistas.
Crônica do aluno Otávio.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Problemas ambientais no Brasil

Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subsequentes ciclos econômicos (pau-brasil, cana, café, ouro). 

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos.
Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes:

- perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas;
- degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção;
- escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas;
- contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário;
- poluição do ar nos grandes centros urbanos.

O índice de desmatamento em nosso território é tão alarmante que chega a pontuar proporcionalmente o Brasil como o segundo país, atrás apenas da China, com maiores áreas devastadas em todo o mundo.

A floresta Amazônica, tida como a maior reserva natural do planeta, já teve cerca de 15% de sua área original desmatada, e de Mata Atlântica restam apenas 7% de sua composição silvestre.


De acordo com ambientalistas, na Amazônia, uma área de aproximadamente 50 mil km2 é atingida por queimadas em períodos de um ano. Por causa disso, ocorre um empobrecimento do solo, acelerando o processo de desertificação. A fumaça liberada, além de causar problemas à saúde, também contribuem para o aquecimento do planeta e as alterações climáticas.

Diante dessa situação degradante, é necessário que cada cidadão assuma uma postura ambientalista, reivindicando de nossos representantes (do poder público) a intensificação de ações e programas preventivos que realmente combinem o desenvolvimento econômico do país com os princípios de sustentabilidade ecológica.


Desmatamento na Amazônia
Queimada na Amazônia-Cerrado


Para mais informações clique aqui.


Larissa Mattos - 9° ano



sábado, 13 de setembro de 2014

O voto nulo no lugar da esperança


Depois de 18 anos votando em partidos de esquerda, o professor da rede pública de ensino, Leandro Kameko, de 34 anos, cansou. A luta pelas vias institucionais, ou seja, o direito de protestar contra a política da direita, e colocar governantes petistas no Brasil, lhe pareceu sem propósito. O ativismo, luta pelo partido da esquerda, deu lugar à falta de esperança. Decidiu mudar: no dia 5 de outubro deste ano, primeiro turno das eleições, vai votar nulo. “O PT nos traiu, não existe diferença entre eles e os demais partidos. Os partidos de direita defendem os interesses da elite dominante e os partidos da esquerda radical ficam brigando entre si pelo poder”, explica o professor.
            Segundo Kameko, a intenção do voto nulo é para protestar contra o sistema eleitoral atual e protestar também a favor de “verdadeiras mudanças”, que para ele, virão das ruas, como mostraram as manifestações de junho de 2013. “O sistema eleitoral atual representa os interesses da burguesia, só a organização, união e luta dos trabalhadores e estudantes por direitos podem transformar o País”, diz.
            O pessimismo político do professor é um exemplo de milhares de pessoas que estão revoltadas e o quanto os políticos atuais estão desacreditados.
            Segundo pesquisas eleitorais, há quatro anos, no primeiro turno da eleição de 2010, os votos nulos atingiram 5,5% do total dos eleitores. Neste ano eles podem variar entre 5,9% e 7%, sendo que em algumas pesquisas de intenção de voto chegam a atingir até 9%. Essa é uma boa opção para quem não quer “perder” o seu voto e prejudicar ainda mais o Brasil. Muitos brasileiros, como o professor Kameko, estão preferindo anular seu voto nessas eleições do que votar em candidatos corruptos, que só preocupam em roubar e dar vantagens aos ricos, à classe alta e iludindo os pobres com falsas promessas e muitas vezes com programas ou projetos que visam beneficiar a classe baixa, mas que na verdade, no final das contas, quem ganha com esses projetos são os políticos e os grandes empresários.
            As campanhas de grupos como o Voto Nulo ou mesmo a criação da Frente Pelo Voto Nulo, demonstram que há cada vez mais brasileiros descrentes e insatisfeitos com os governantes atuais. Um exemplo dessa insatisfação são os protestos em São Paulo, com cartazes espalhados pela cidade que dizem: “Não à roubalheira! Não à exploração! Não à humilhação! Poder aos trabalhadores!”. “Lute conosco contra os corruptores e contra a farsa eleitoral!”. “Basta! Chega de toda essa farra com nosso suor! Fora, aproveitadores do povo! É voto nulo nos parasitas!”. As campanhas desses grupos expressam a raiva e a indignação da população brasileira com as propostas apresentadas pelos candidatos à Presidência do Brasil. Os protestantes têm  certeza que a revolta do povo, principalmente da juventude e dos trabalhadores, expressadas pelo voto nulo, já é um bom começo para que todos os brasileiros se conscientizem na hora de escolher os governantes e não acreditem em falsas promessas.
Atualmente, grandes números de eleitores estão revoltados com a política no Brasil, porque alguns candidatos prometem muito e quando ganham, não fazem nada do que foi prometido. Se tornam corruptos e se enriquecem às custas do dinheiro do povo. Isso faz com que os candidatos se tornem desacreditados por suas promessas e o povo não tem mais esperança, preferindo anular seu voto, pois como se diz popularmente “o povo não está mais bobo”. As pessoas querem votar e querem que seus votos sejam aproveitados. Querem que os governantes façam investimentos na saúde, na educação e no bem estar do povo. Porém, o povo não tem mais esperança disso e o único caminho que acham para demonstrar sua indignação é anulando seu voto, pois assim não estão colaborando para essa podridão que é a atual política no Brasil, onde os governantes eleitos brigam entre si pelo poder e desviam dinheiro que deveria ser aproveitado em investimentos.
Não posso votar ainda, mas sei muito bem como é a política no nosso País. Os candidatos fazem falsas promessas para ter o voto do povo e depois de eleito apenas roubam, exploram e humilham a população. São candidatos corruptos e mentirosos. Quando tiver direito ao voto, quero escolher candidatos que realmente ajudarão o Brasil a desenvolver. Candidatos honestos e não corruptos. Quero acreditar nos candidatos e votar de consciência tranquila. Quero ter esperança e acreditar em candidatos que cumprem suas promessas de governo e trabalhem honestamente. Não quero no lugar da esperança anular meu voto como forma de protesto, pois assim não estarei agindo como verdadeira cidadã brasileira e nem contribuindo para uma boa administração do Brasil.
                                                                                 


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PELÉ CRITICA O GOLEIRO ARANHA: "QUANTO MAIS SE FALR, MAIS VAI TER RACISMO!"


    Em recente entrevista, Pelé criticou o goleiro Aranha, do Santos, por ter reagido e denunciado à polícia os gritos de "macaco" vindos da torcida. Esse episódio fez com que o Grêmio fosse julgado e expulso da Copa do Brasil. Pelé disse que o goleiro se precipitou em brigar com a torcida, e que no tempo dele isso acontecia com frequência e nem ele nem seus companheiros negros de time tomavam qualquer atitude, sequer davam atenção ao fato. Disse que "o torcedor grita mesmo" e que "quanto mais se falar, mais vai ter racismo".   
     Se fosse assim tão simples, o racismo no Brasil já não existiria a muito tempo, porque esse assunto sempre foi varrido para baixo do tapete! Pensando bem, será que não existe que é obra de alguns pretos desocupados? Ora, faça-me o favor! Nesse caso, concordo com o Romário, quando diz: "o Pelé calado é um poeta"! Acho que o Rei (?) do Futebol perdeu uma bela oportunidade de ficar de boca fechada! É lamentável que em pleno dois mil e quatorze tenha que se chegar ao ponto de se combater o racismo de forma criminal numa sociedade que se diz tão avançada! Somos uma mistura de raças. e isso ninguém pode negar, basta andar nas ruas de qualquer canto do Brasil! Acho que o Pelé como jogador pode ter sido o melhor do Brasil, mas como ser humano, a meu ver, foi um dos piores, quando não reconheceu a filha legítima! Rejeitou-a, deixou que a pobre morresse de câncer num hospital do SUS, sem qualquer recurso! A partir daí ele perdeu todo o meu respeito como homem! Ele não deve ser ouvido e nenhuma opinião sua deve ser levada a sério! Se fosse assim, a mulher que foi estuprada não deveria denunciar o estuprador porque assim ela estaria incentivando, fazendo com que outros indivíduos ouvissem falar de estupros se sentissem tentados a estuprar também! Se eu vejo uma mulher apanhando de um homem, devo passar a fingir que não vi, porque assim ele para de bater na mulher!? Que aquilo ali é apenas "o calor da emoção"? Então não falemos mais sobre corrupção, pedofilia, tráfico de drogas, porque dessa forma os problemas serão resolvidos? Isso é absurdo, é alienação! Será que ele se olha no espelho? Será que tem consciência de que o mundo não gira apenas em torno do seu umbigo? E o pior é que o imbecil é negro, racista de sua própria cor! Se toca, campeão do mundo! Hoje em dia você é apenas campeão em falar besteiras!


Matheus Souza Ferreira



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estado Islâmico

O Estado Islâmico são os estados que adotam o islã ou “lei de deus” como os fundamentos ideológicos para a sua instituição política, só que nos últimos tempos a “lei de deus” vem sendo uma verdadeira “lei de terror”.
O Estado Islâmico nos últimos tempos vem tendo uma crescente avassaladora , depois de terem dominado a Síria com muita violência e terror e protestos radicais contra o regime de Bashar al Assad no pais ele recentemente cruzou a fronteira com o Iraque e vem espalhando cada vez mais a suas pregações e as pessoas que são contra a estas e não as adotada são decapitadas,humilhadas e trancadas em cativeiro.Recentemente um dos membros do EI decapitou um jornalista americano que estava preso e sendo torturado há mais de um ano e publicou o vídeo do ocorrido na semana retrasada para o mundo todo um verdadeiro absurdo,um ato descomunal , o vídeo na verdade foi uma mensagem para os EUA que está tentando conter a ascensão do poder do estado, uma coisa que o mundo inteiro deveria fazer e não só os EUA
O EI só teve esse crescimento todo por causa de seu poder financeiro coisa que a AL-Qaeda do morto-vivo Ozama Bin Laden não tem para terrorizar ainda mais o mundo com seus ataques terroristas.A maior razão do EI se manter é a principal matéria-prima do Iraque :o Petróleo .o pais é segundo maior produtor do óleo no mundo,a estratégia é semelhante à de outros grupos armados que estabeleceram nas ultimas décadas redes econômicas para seu financiamento,compra de armas e enriquecimento de suas lideranças
O EI não destrói as fontes energéticas que constrói militarmente.O objetivo é usar os lucros para construir o tão prolapado Estado Islâmico.

Crônica do aluno Gustavo Godinho.

Violência domestica


Um assunto que esta semana tem sido muito comentado na mídia foi o caso do Ex-BBB Yuri que supostamente espancou sua namorada enquanto estavam em uma passeio pela cidade de Maceió-AL  (Ler mais sobre a noticia: http://fofoca.pn5.com.br/ex-bbb-yuri-espanca-namorada-e-acaba-preso/). Mas o ponto que quero chegar com essa noticia é para alertar as mulheres sobre a violência domestica que vem aumentando cada dia mais no Brasil, as agressões podem ser feitas por lesões, sofrimentos físicos, sexuais, psicológico ou dano morais, e na maioria das vezes que isso acontece as mulheres ficam com vergonha e com medo de denunciar os agressores (na maioria dos casos os maridos), assim aceitando a violência. Mas algumas enfrentam todos os obstáculos e procuram seus direitos de acordo com a Lei Maria da Penha que defende as mulheres em situações de violência domestica ou familiar.  Portanto se você for uma vitima desse tipo de violência DENUNCIE!



O caos da saúde pública no Brasil


       A falta de médicos e equipamentos disponíveis na área da saúde pública vem prejudicando imensamente a população que necessita deste serviço. Não tendo condições de irem a hospitais particulares, essas pessoas muitas vezes morrem, pois após terem descoberto seu problema, procuram hospitais públicos para serem atendidos e de tanto esperarem a vez de serem atendidos e poderem entrar em tratamento, fazer uma cirurgia e alcançar a solução de sua doença, seus problemas vão complicando e estas não têm outra solução a não ser esperar a morte chegar.
        “Tão dizendo que tem médico, mas para mim é a mesma coisa de não ter. Não está atendendo, estamos aqui que nem cachorro” reclama a estudante Raiane Souza Aguiar que necessita deste serviço. Este é apenas um dos milhares de problemas que a população brasileira enfrenta diariamente.
        Quem não necessita deste serviço, não tem ideia do que as pessoas que vêem e vivem isso todos os dias passam. Filas e filas de pessoas doentes, precisando urgentemente de atendimento médico, sentindo dores, lutando contra a morte pelos corredores dos hospitais lotados e muitas vezes sem um lugar para se deitar.
        É comum vermos nas mídias, reportagens de pessoas procurando atendimento médico pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e os médicos que eram para estar de plantão simplesmente não vão para o trabalho. O pior de tudo é que estes, no fim do mês ganham um salário na maioria das vezes farto, ocorrendo casos até de médicos que recebem por plantões que não foram cumpridos. Enquanto grande parte da população brasileira trabalha para poder sobreviver e ainda poder pagar taxas altíssimas de impostos exigidos pelo governo, esse dinheiro que era para ser investido na saúde, educação, de forma geral, beneficiando a população, vão muitas vezes para as contas bancárias de políticos corruptos através do desvio de dinheiro. Assim o dinheiro que era para retornar para a população através de projetos benéficos não tem retorno a ela.
        Um exemplo dos fatos já relatados foi o acidente de um homem de 31 anos que ficou 18 dias à espera de uma vaga na área do centro cirúrgico do único hospital público localizado em sua cidade. Ele foi atropelado por uma moto, e fraturou o fêmur, mas devido à demora pela vaga, morreu. “O rapaz que o atropelou com cinco dias fez a cirurgia no braço, que fraturou em três lugares. Foi liberado porque tinha plano de saúde”, conta a viúva Luciamara dos Santos Santana.
        O governo só não toma iniciativas em relação a esses ocorridos, pois, estes não necessitam de um sistema público de saúde e podem pagar por planos de saúde particulares e eficientes. Eles não sabem a dor de perder um ente familiar por ineficiência da saúde pública brasileira. Não sabem o que é ficar com uma pessoa com sérios problemas de saúde num corredor de hospital, sem atendimento digno a um ser humano, e este morrer, pois não resiste mais. Não sabem o que é precisar pagar caro por um remédio, para fazer uma cirurgia ou um tratamento, mas não ter condições financeiras para pagar um serviço de saúde digno e o serviço de saúde pública não ser eficiente como deveria.
        Ainda estão em processo, iniciativas para incentivar a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil. Há dados mostrando que o nosso país tem apenas metade dos médicos que precisa. Mas outro fato que também atrapalha a eficiência nos atendimentos é a alta de equipamentos hospitalares disponíveis. Por isso é necessário esperar dias e dias até chegar nossa vez. No entanto, devido a esse tempo de espera, as pessoas que necessitam rapidamente destes equipamentos, muitas vezes, não resistem a esse tempo e morrem.

        Desse modo, concluímos que a nossa saúde pública é péssima, tanto pela falta de médicos ou a má vontade desses para nos atender, quanto pela falta de equipamentos disponíveis nos hospitais. Como solução podemos pressionar mais o governo para que este invista cada vez mais na saúde pública, assim esta poderá atender toda a população. Outra solução, porém um pouco mais demorada, mas bastante eficaz é o investimento em cursos de medicinas, como mais vagas disponíveis, assim, serão formados mais médicos. Caso esta solução seja colocada em prática, não será necessário incentivar a vinda de médicos estrangeiros para nosso país, valorizando assim, sua própria população.


                                    Melissa Carniato Dias - 11/09/2014 

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ato de racismo no futebol brasileiro

          No último dia 28, em Porto Alegre, na partida entre Grêmio e Santos, a torcedora gremista, Patrícia Moreira, foi flagrada cometendo ato racista contra o goleiro do Santos Aranha, que foi vítima de ofensas por torcedores que ocupavam as cadeiras atrás do gol. 
          Após esse acontecimento o ato em questão foi levado pela procuradoria para ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) , que por unanimidade dos votos puniu o Grêmio com sua exclusão da Copa Do Brasil, podendo recorrer da decisão. Além disso os torcedores que cometeram o racismo foram punidos sem poder ir ao estádio por 720 dias. Lembrando que a decisão tomada não é definitiva.
           Com essa punição Patrícia Moreira resolveu se manifestar convocando uma entrevista coletiva para pedir desculpa ao goleiro, alegando que não é racista e que o xingou de "macaco" no calor do momento, quando o Grêmio perdia num jogo eliminatório para o Santos em casa, e também pediu desculpas a torcida do Grêmio. "Boa tarde. Eu queria muito pedir desculpas ao goleiro Aranha. Desculpas mesmo", afirmou. "Perdão, de coração. Eu não sou racista. Perdão, perdão", acrescentou a gaúcha de 23 anos. O seu advogado Alexandre Rossato disse que a jovem deseja pedir pessoalmente desculpas a Aranha.
           Não é a primeira vez que vemos atos de racismo no futebol isso também aconteceu com o brasileiro Daniel Alves, no estádio Villarreal quando um torcedor o atirou uma banana, mas de maneira surpreendente o lateral direito a pegou e comeu. O que mobilizou muitas campanhas contra o racismo na internet com a frase "somos todos macacos". O Italiano Balotelli também foi alvo de uma banana jogada pela torcida do time rival.
            É perceptível que em pleno século XXl ainda há vários casos de racismos e não só no futebol, como nas escolas, nos meio de trabalho, em comércios, enfim esse tipo de preconceito infelizmente ainda é muito comum.
            Para mais informações acesse:aqui, aqui e aqui


Lavínia de Andrade Sant'Anna - 9º ano

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bovespa fecha em queda puxada pela Petrobrás

Após abrir o pregão em alta, o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), que é um indicador de desempenho das ações negociadas na Bovespa que por sua vez é a maior bolsa de valores da América Latina, passou a operar no vermelho durante a manhã e fechou em queda nesta segunda-feira (8), o índice foi pressionado por ordens de vendas de ações vindas de investidores estrangeiros e pela variação da Petrobras. A baixa nas ações da Vale também influenciou os negócios. O Ibovespa caiu 2,45%, para 59.192 pontos. É a maior queda desde fevereiro.
A baixa nos papéis da estatal era influenciada por denúncias de que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deu nomes de parlamentares e um governador que teriam recebido pagamentos de comissão sobre contratos da empresa. Segundo a agência Reuters, as notícias também influenciaram o dólar, que subiu 1,16% nesta segunda, para R$ 2,2655 na venda.
                O acontecimento deu brecha para especulações políticas de partidos opositores ao PT e se relacionaram diretamente a presidenta Dilma Rousseff. O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, cobrou nesta segunda-feira (8) que sejam apuradas as suspeitas de que dezenas de senadores e deputados federais entre outros políticos associados a funcionários da Petrobrás que podem estar envolvidos nesse crime, mas ressalta que não quer julgar nenhum indivíduo sem provas concretas. “Estas novas denúncias têm que ser apuradas. Não vou fazer prejulgamento. Espero que a Justiça seja acionada e apure tudo o que foi denunciado"
                Marina Silva também se manifestou sobre o caso e disse que não teria jeito de todo esse esquema acontecer sem que não houvesse cumplices do alto escalão republicano, já que de fato a estatal é controlada pelos atuais governantes, mas que irá esperar o inquérito e as provas para ter certeza dos fatos.


Nathan Silva 9º ano


Para mais informações acesse: aqui e aqui.