terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cientistas conseguem criar “capa de invisibilidade”

    Pesquisadores da faculdade de Rochester desenvolveram um método simples e barato para tornar algo invisível. “Muitas pessoas já tentaram, por meio de técnicas de alta tecnologia, alcançar esse manto ótico. Nós só conseguimos encontrar um jeito mais simples, usando de lentes e ferramentas do nosso dia a dia”, afirma o professor de física John Howell.
Para o pesquisador Josephe Choi, o trabalho é pioneiro: “Esse é o primeiro aparelho capaz de trabalhar em três dimensões e de maneira multidirecional. O sistema transmite raios para o espectro visível de maneira bem simples”
   Outras pesquisas já alcançaram sucesso na área do desaparecimento de algo,porém essa é a primeira vez que os objetos podem se tornar invisíveis com uma observação mais ampla.
   A respeito da minha opinião sobre esse feito científico,eu acho bom,essa "capa" pode ser aplicável em situações do nosso dia a dia como em situações militares,algo que não me parece muito compreensível é o material usado,lentes,uma vez que uma capa de lentes é algo bizarro.Quanto a acessibilidade ao suposto produto final da pesquisa,acredito que possa ser acessível para boa parte da população,afinal,os produtos necessários para produção não são de difícil acesso.
  Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2014/09/cientistas-conseguem-criar-capa-de-invisibilidade.html

18 comentários:

  1. Guilherme eu gostei muito da sua noticia, pois essa "capa'' pode ser muito util, igual você citou no texto. Também achei meio bizarro esse negocio de usar lentes para a fabricação de uma "capa de invisibilidade'', gostei bastante da sua opinião sobre tal assunto.
    -Julia Lopes

    ResponderExcluir
  2. Guilherme, eu não concordo com a sua opinião de que essa ''capa'' é útil, e nem que as atividades militares se encaixam no nosso dia-a-dia.Achei o seu texto muito semelhante ao postado pela Galileu.É necessário informar que os experimentos feitos pela Universidade de Rochester foram feitos com apenas uma lente, por isso, não foi possível saber ao certo com seria montada uma '' Capa da invisibilidade'' com uma quantidade maior de lentes, nem se é possível montá-las. Você argumentou que os materiais para fabricação são acessíveis à população, mas eu não creio que as pessoas, em sua maioria, resolveriam montar suas ''capas''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente,devo dizer que não tinha muito o que mudar da Galileu,ao passo de que ela pode ser útil,sim,uma vez que ela pode ser usada para fugir de assaltos,por exemplo, e em nenhum momento disse que atividades militares são do nosso dia-a-dia

      Excluir
    2. Além de que é importante informar de que em nenhum momento eu disse que as pessoas iriam montar suas próprias capas

      Excluir
    3. Guilherme, sim, você disse que atividades militares fazem parte do nosso dia-a-dia. E ao constatar que a população conseguiria acesso fácil aos materiais de fabricação da capa,é feita uma associação de que ''pessoas tem acesso aos materiais--> pessoas tem uma forma de montar a capa''.

      Excluir
    4. Não necessáriamente eles deverão fabricar e,sim, eu reconheço meu erro a respeito da frase mal construida

      Excluir
  3. Guilherme, gostei muito de seu texto, acho que esta ''capa'' pode ser bastante útil, pois ela pode ser utilizada por bastante coisas, mas estou concordando com a Cecilia, achei seu texto bastante semelhante com o do Galileu, mesmo sabendo que não tem muito o que mudar.
    ~Paola Castro

    ResponderExcluir
  4. Guilherme, não acho essa "capa" muito útil, além de ser ridículo usar um objeto desse acho que nenhuma pessoa em sã consciência compraria e nem usaria. Em minha opinião a pessoa que compra pode acabar se arrependendo e ainda por cima joga dinheiro fora. E para que uma pessoa compraria uma "capa"? Como iria se proteger de um assalto? Ela teria que ser muito rápida, mas mesmo assim. Na hora em que acontece um assalto a pessoa entra em pânico e não iria dar tempo de pensar em pegar a capa. Ela é inútil. E eu não acredito que uma "capa" pode esconder um corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza do que está dizendo?

      Excluir
    2. E sim,acredito na real utilidade dessa capa,além da grandiosidade do projeto,uma vez que com pouca tecnologia algo grandioso foi feito

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Bom Guilherme, eu tenho muita certeza do que estou dizendo, apesar de que essa é a minha opinião sobre o assunto em que você quis postar.

      Excluir
    5. Você deve repensar a respeito de sua certeza

      Excluir
  5. Guilherme achei muito interessante essa reportagem, pois uma capa de invisibilidade é algo que desafia os estudos da ciência, apesar de sua fabricação se de baixo custo será que a capa de invisibilidade será algo bom para a sociedade ou será mas um utensilio sem valor para nós?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a Galileu errou e me levou a errar.A notícia era nova,mas me parece não ser uma capa

      Excluir
  6. Guilherme achei muito interessante essa reportagem, pois uma capa de invisibilidade é algo que desafia os estudos da ciência, apesar de sua fabricação se de baixo custo será que a capa de invisibilidade será algo bom para a sociedade ou será mas um utensilio sem valor para nós?

    ResponderExcluir
  7. Guilherme, achei seu texto muito pouco desenvolvido, com partes - inclusive - copiadas do original. Você disse que não tinha muito o que desenvolver, mas eu discordo. Você poderia ter pesquisado mais sobre as lentes usadas, fazendo para isso uma pesquisa maior do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A notícia era nova,não sei se tinha muitos sites que postaram a respeito disso

      Excluir