segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bovespa fecha em queda puxada pela Petrobrás

Após abrir o pregão em alta, o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores de São Paulo), que é um indicador de desempenho das ações negociadas na Bovespa que por sua vez é a maior bolsa de valores da América Latina, passou a operar no vermelho durante a manhã e fechou em queda nesta segunda-feira (8), o índice foi pressionado por ordens de vendas de ações vindas de investidores estrangeiros e pela variação da Petrobras. A baixa nas ações da Vale também influenciou os negócios. O Ibovespa caiu 2,45%, para 59.192 pontos. É a maior queda desde fevereiro.
A baixa nos papéis da estatal era influenciada por denúncias de que o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deu nomes de parlamentares e um governador que teriam recebido pagamentos de comissão sobre contratos da empresa. Segundo a agência Reuters, as notícias também influenciaram o dólar, que subiu 1,16% nesta segunda, para R$ 2,2655 na venda.
                O acontecimento deu brecha para especulações políticas de partidos opositores ao PT e se relacionaram diretamente a presidenta Dilma Rousseff. O candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, cobrou nesta segunda-feira (8) que sejam apuradas as suspeitas de que dezenas de senadores e deputados federais entre outros políticos associados a funcionários da Petrobrás que podem estar envolvidos nesse crime, mas ressalta que não quer julgar nenhum indivíduo sem provas concretas. “Estas novas denúncias têm que ser apuradas. Não vou fazer prejulgamento. Espero que a Justiça seja acionada e apure tudo o que foi denunciado"
                Marina Silva também se manifestou sobre o caso e disse que não teria jeito de todo esse esquema acontecer sem que não houvesse cumplices do alto escalão republicano, já que de fato a estatal é controlada pelos atuais governantes, mas que irá esperar o inquérito e as provas para ter certeza dos fatos.


Nathan Silva 9º ano


Para mais informações acesse: aqui e aqui.

6 comentários:

  1. A Petrobrás, uma das maiores empresas brasileiras da atualidade, vem tendo um ano de 2014 muito conturbado, já tendo sido investigada inclusive por uma CPI realizada pelo Congresso Nacional devido à compra a preços acima do valor de mercado da refinaria de Pasadena, nos EUA. E nesta semana novamente a empresa se envolveu em uma grande polêmica, dessa vez por uma lista de nomes de políticos que se envolveram fraude fiscal sobre contratos da multinacional. Após esse escândalo as ações da Petrobrás voltaram a cair, e pela grande influência da estatal no mercado nacional, nossa bolsa de valores teve queda considerável no último pregão realizado, como dito no texto. Tudo isso mostra os grandes prejuízos que a corrupção aqui presente gera, visto que pela má e fraudulenta administração presente no país, uma empresa com o tamanho e potencial da Petrobrás sofre por uma forte crise, e isso é negativo a todos nós.
    Agora, com relação ao texto, considero-o muito bem escrito e estruturado, além a escolha do tema foi muito feliz, uma vez que tudo o que foi exposto é de fundamental relevância a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. O mundo da economia é realmente muito instável. A Bolsa brasileira perdeu fôlego no final do pregão há dias atrás, no entanto, hoje (16/09), fechou em alta. O leve aumento pode ser sustentado principalmente, pelas ações da Petrobras, que avançaram mais de 4%. Devido à dificuldade de falar sobre o tema, considero que o texto ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Os escândalos que estão rodeando a Petrobrás sobrem uma influencia muito grande tanto na política quanto na economia brasileira. O aspecto politico pode ser evidenciado quando a classe culta brasileira ao ter em mãos essas informações e também outros motivos declara que não vai votar na candidata a reeleição do PT. O aspecto econômico como citado no texto é a queda da Bovespa, mas que graças a deus, hoje (16 ) já teve uma alta.

    Gostei muito do texto, tanto na estrutura que foi bem feita quando no tema que conseguiu abortar em um texto não muito extenso os dois lados desse problema.

    ResponderExcluir
  4. A queda da Bovespa é consequência da má administração que as principais estatais vem recebendo como é o caso citado da Vale e suas denuncias de corrupção e a Petrobras que além de estar sendo mal gerenciada, e o que prova isso é a compra de Passadena, que foram gastos milhões e milhões numa refinaria que não vai gerar lucro nenhum. Assim para que a economia se reaqueça as estatais tem de voltar a funcionar de forma que não haja corrupção ou má administração.

    ResponderExcluir
  5. As ações da Vale também pressionaram o índice para baixo, após as importações da China, principal destino das exportações da mineradora, caírem inesperadamente pelo segundo mês seguido em agosto. Papéis de bancos também apareciam entre as maiores variações negativas sobre o Ibovespa durante o pregão. Ações de empresas do setor elétrico, como Eletrobras e Light, e do imobiliário, como MRV e Rossi Residencial, figuraram entre as líderes de queda.

    ResponderExcluir
  6. A queda na bolsa de valores da Ibovespa tem como principal causa o escândalo em que a Petrobras esta envolvida. O mercado oscilou negativamente o que fez com que as ações da Petrobras caíssem e consequentemente a Ibovespa fechou em baixa. Com o depoimento do Paulo Roberto Costa as bolsas despencaram e veio à tona um novo escândalo politico em que candidatos da oposição aproveitam para acusar a cúpula do PT e exigir explicações.

    ResponderExcluir