Desde
que o homem branco com toda a sua ambição, habita o ambiente terrestre, a
natureza vem sofrendo em conjunto, sendo poluída e arruinada e este abuso
diante da mesma não vai ser suportado por muito tempo. Durante os últimos anos,
catástrofes naturais vêm atingindo todo mundo e nada o homem faz para mudar
isso, continua visando apenas o seu enriquecimento próprio, esquecendo que, não
se come e bebe dinheiro. Mas tal ambição, tal descuido com a natureza, não é
sem retorno. Catástrofes naturais, escassez de elementos essenciais para nossa sobrevivência,
são apenas a resposta da natureza para o péssimo tratamento que vem recebendo
de nós, humanos, e este ano, estamos sofrendo com a grande falta de água em nosso
país, um país tropical, que antes de acabarmos com grande parte de sua
cobertura natural, não sofria com a falta de chuva.
Desde o
verão de dezembro de 2013, o povo brasileiro em todo país vem percebendo a
falta de chuva, durante até mesmo os períodos de grande umidade, enquanto nossos rios e lagos deveriam estar sendo abastecidos, enfrentava uma seca não vista em 70
anos. Esta escassez de água resultou no baixo nível dos rios e na falta deste
recurso nas casas brasileiras. Até mesmo a grande cidade industrializada de
nosso país vem sofrendo com tal problema, a população da grande São Paulo já
presenciou a falta de água em suas torneiras durante dias.
Por
mais que a falta de água nas casas brasileiras seja devido à escassez de um
recurso da natureza, a culpa deste ocorrido é apenas e inteiramente do ser
humano. Na hora de retirar a mata que cobria e protegia os nossos rios, de
jogar o esgoto nos canais de água que passavam pelas cidades, o homem só visou enriquecimento fácil, esqueceu que para isto, prejudicaria sua
fonte vital, ficou cego por sua ambição e assim arruinou a natureza, a mata que
protegia os rios e poluiu a grande fonte de vida, a água. A natureza aguentou
por muito tempo os abusos e caprichos do homem, mas uma hora não vai mais
suportar, e quando a última árvore for derrubada, a ultima gota de água for
poluída, o ser humano vai se dar conta de que sem a natureza, o dinheiro não
lhe vale de nada.
Yara,gostei da sua crônica.O assunto foi bem escolhido e você deixou claro o assunto no texto todo.Realmente a seca em São Paulo é muito ruim,pois isso mostra que o homem só pensa em dinheiro e esquece de um dos nossos principais bens: a água.Percebemos também que alguns sites dizem que a seca de São Paulo é uma das maiores em 45 anos!E isso é muito ruim,não só para São Paulo mas para o Brasil todo.Parabéns pela crônica!
ResponderExcluirParabéns Yara, gostei muito da sua crônica, você desenvolveu bastante sua opinião e seus argumentos, citou exemplos e o assunto foi bem escolhido. Bom, como você disse um dos graves problemas do nosso país tem sido a falta de água, problema causado pelo ser humano, que faz ações apenas se preocupando com o dinheiro que vão receber. Desde 2013 o problema esta cada vez ficando pior,pois as chuvas estão diminuindo, o nível de água dos rios estão diminuindo, peixes que neles existem estão morrendo e por ai uma série de problemas. E assim como causadores dessa catástrofe, devemos tomar a iniciativa de começar economizar a água, algo que já deveria ter sido feito a muito tempo!
ResponderExcluirYara, parabéns, tanto pelo assunto escolhido quanto pelo desenvolvimento de sua crônica. A água é um bem natural primordial para nossa existência, mas como, até então, essse bem não estava escasso, não dávamos tanta importância, mas agora devido a nossa falta de cuidado, este bem se tornará raro, num futuro não tão distante. Podemos afirmar que sofreremos as consequências de nossas próprias ações. Em relação à estrutura da sua crônica, parabéns, você apresentou o assunto, sua opinião e argumentos favoráveis à ela, com o objetivo de convencer o leitor. Parabéns!
ResponderExcluirYara, sua crônica está muito boa. Parabéns!! É um ótimo assunto e seu texto está com as características de uma crônica argumentativa. Em relação ao assunto escolhido, é muito bom, pois mostra que nos dias de hoje, o homem não se preocupa com a água de nosso planeta. Ele só pensa em si , fazendo coisas que o beneficiem no presente, não se preocupando com o futuro. Devemos nos conscientizar de que a água é um bem precioso, como você disse no primeiro parágrafo, e que se a utilizarmos, para muitas vezes fazer uma coisa inútil, sem necessidade, a água de nosso planeta irá ficar escassa! A falta de água significa morte dos seres vivos, inclusive o homem.
ResponderExcluirBela crônica Yara! A linguagem, o assunto, o desenvolvimento da crônica em si, acho que ficou realmente muito bom, porém, acho também que você se limitou muito em apresentar fatos e suas consequências, apresentando sua opinião e os argumentos para convencer nós, leitores, de uma forma como se não fosse o principal dela. Já em relação ao tema tratado e muito bem escolhido por você, concordo plenamente, pois o ser humano devasta a natureza de uma forma absurda e ela não vai aguentar muito mais tamanha exploração. Visa-se atualmente dinheiro demais, o qual grande parte vem da exploração da natureza, porém estamos esquecendo que "não se come e bebe dinheiro" e as consequências disso já estão começando a nos afetar, um grande exemplo é a atual seca, a pior nos últimos 70 anos.
ResponderExcluirYara, sua cronica ficou realmente muito boa. O texto possui todas as características essenciais para esse tipo de texto. O assunto escolhido é um assunto que deve receber bastante atenção por parte da população do mundo todo, já que nos estamos acabando com a fonte da nossa vida: a água. Bom, parabéns pelo seu texto.
ResponderExcluirCamila Lopes
Yara, gostei muito de sua crônica e ela possui a característica do gênero argumentativa. Ao longo de seu texto, percebi sua opinião em relação ao assunto, que realmente é um tema muito discutido há algum tempo, depois que os níveis de água em alguns regiões onde não predominava a seca começaram a preocupar. O ser humano é um espécie egoísta, que se preocupa com seu bem-estar e não "ligando" para o próximo e mais importante: a natureza. Nossos recursos, como a água, chegaram ao seu limite de exploração, onde até então não nos preocupamos, mas quando a seca predominou em regiões como o Sudeste brasileiro, acho que pelo menos abriu os olhos de quem está passando por esse momento e sendo realista, a situação só tende piorar se não tomarmos atitudes que mude esse problema.
ResponderExcluirsexo selvagem
ResponderExcluir