sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PELÉ CRITICA O GOLEIRO ARANHA: "QUANTO MAIS SE FALR, MAIS VAI TER RACISMO!"


    Em recente entrevista, Pelé criticou o goleiro Aranha, do Santos, por ter reagido e denunciado à polícia os gritos de "macaco" vindos da torcida. Esse episódio fez com que o Grêmio fosse julgado e expulso da Copa do Brasil. Pelé disse que o goleiro se precipitou em brigar com a torcida, e que no tempo dele isso acontecia com frequência e nem ele nem seus companheiros negros de time tomavam qualquer atitude, sequer davam atenção ao fato. Disse que "o torcedor grita mesmo" e que "quanto mais se falar, mais vai ter racismo".   
     Se fosse assim tão simples, o racismo no Brasil já não existiria a muito tempo, porque esse assunto sempre foi varrido para baixo do tapete! Pensando bem, será que não existe que é obra de alguns pretos desocupados? Ora, faça-me o favor! Nesse caso, concordo com o Romário, quando diz: "o Pelé calado é um poeta"! Acho que o Rei (?) do Futebol perdeu uma bela oportunidade de ficar de boca fechada! É lamentável que em pleno dois mil e quatorze tenha que se chegar ao ponto de se combater o racismo de forma criminal numa sociedade que se diz tão avançada! Somos uma mistura de raças. e isso ninguém pode negar, basta andar nas ruas de qualquer canto do Brasil! Acho que o Pelé como jogador pode ter sido o melhor do Brasil, mas como ser humano, a meu ver, foi um dos piores, quando não reconheceu a filha legítima! Rejeitou-a, deixou que a pobre morresse de câncer num hospital do SUS, sem qualquer recurso! A partir daí ele perdeu todo o meu respeito como homem! Ele não deve ser ouvido e nenhuma opinião sua deve ser levada a sério! Se fosse assim, a mulher que foi estuprada não deveria denunciar o estuprador porque assim ela estaria incentivando, fazendo com que outros indivíduos ouvissem falar de estupros se sentissem tentados a estuprar também! Se eu vejo uma mulher apanhando de um homem, devo passar a fingir que não vi, porque assim ele para de bater na mulher!? Que aquilo ali é apenas "o calor da emoção"? Então não falemos mais sobre corrupção, pedofilia, tráfico de drogas, porque dessa forma os problemas serão resolvidos? Isso é absurdo, é alienação! Será que ele se olha no espelho? Será que tem consciência de que o mundo não gira apenas em torno do seu umbigo? E o pior é que o imbecil é negro, racista de sua própria cor! Se toca, campeão do mundo! Hoje em dia você é apenas campeão em falar besteiras!


Matheus Souza Ferreira



6 comentários:

  1. Matheus, sua crônica está ótima!! Soube escolher o assunto muito bem, muito comentado nos últimos dias... Infelizmente até nos dias atuais existe preconceito racial. O Pelé deveria ter um pouco de senso crítico para perceber que ele está falando besteiras, "o sujo falando do mal lavado". Assunto como esse não deve ser passado despercebido. É preciso que gere polêmica sobre o racismo para que as pessoas se conscientizem e acabe com um preconceito tão bobo. Todos somos iguais, independente da cor da nossa pele.

    ResponderExcluir
  2. Matheus,sua crônica ficou muito boa.Infelizmente o racismo é muito presente ainda no Brasil.Acho também que o Pelé não deveria ter falado isso,pois ele apenas disse besteiras e espero que os brasileiros entendam que somos todos iguais,independente da raça.

    ResponderExcluir
  3. A crônica está boa,porém a considerei bastante radical. Está criticando um ex-jogador, abordando mais seus defeitos do que o assunto inicial, que era do Pelé ter criticado tal goleiro. Sobre o assunto, concordo que a opinião do Pelé é ridicula e sem cabimento. O racismo deve ser discutido, apenas assim nos aproximaremos do fim do mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Matheus, embora ao longo de sua crônica perceber que você não usou seus próprios argumentos , achei muito boa, com uma linguagem mais direta que possibilitou o leitor entender mais rapidamente e com um assunto muito discutido. O racismo não devia nunca acontecer, porém até os dias de hoje isso ocorre. Aqueles julgados pela cor devem sim ser ouvidos e eles possuem todos direitos de "botar a boca no trombone" , porque afinal somos todos iguais! E realmente Pelé criticou um ato tão importante que o fez se tornar um inútil entre os brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos comentários sobre Pelé (o maior jogador de futebol da história) serem fortes, muito ofensivos, concordo com eles. Não é a primeira vez que Péle faz vergonha na mídia, faz coisas e apresenta opiniões, que mesmo sendo opiniões, são incabíveis e inaceitáveis. Não existe esta coisa de não expor, denunciar algo errado, um crime, para que ele vá parando de acontecer. Tem que se realmente denunciar, punir quem faz coisas como o racismo! Não de pode ficar de boca fechada diante de coisas absurdas como esta, pois na verdade não vamos acabar com um problema silenciando suas vítimas, mas sim punindo os infratores!
    Com relação à crônica, ela ficou realmente muito boa! A opinião e os argumentos foram muito bem expostos, além de serem capazes de convencer o leitor. Ainda, a crônica segue sua estrutura padrão e foi muito bem desenvolvida. Uma pena saber que não foi você quem fez, que na verdade, somente fez algumas alterações da crônica de Beth Joy: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4957700

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Matheus, sua crônica ficou muito boa, embora percebi que você não usou seus próprios argumentos e não citou sua opinião, mas o assunto foi muito bem escolhido. Bom, eu acho que o Pelé não deveria ter criticado o goleiro Aranha, o goleiro foi certo de não ter suportado o que a torcida gremista falou, ele tem que correr átras de seus direitos. O racismo te que acabar, as pessoas tem acabar com esse preconceito.

    ResponderExcluir