segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Problemas ambientais no Brasil

Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subsequentes ciclos econômicos (pau-brasil, cana, café, ouro). 

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuárias predatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos.
Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes:

- perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas;
- degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção;
- escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas;
- contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário;
- poluição do ar nos grandes centros urbanos.

O índice de desmatamento em nosso território é tão alarmante que chega a pontuar proporcionalmente o Brasil como o segundo país, atrás apenas da China, com maiores áreas devastadas em todo o mundo.

A floresta Amazônica, tida como a maior reserva natural do planeta, já teve cerca de 15% de sua área original desmatada, e de Mata Atlântica restam apenas 7% de sua composição silvestre.


De acordo com ambientalistas, na Amazônia, uma área de aproximadamente 50 mil km2 é atingida por queimadas em períodos de um ano. Por causa disso, ocorre um empobrecimento do solo, acelerando o processo de desertificação. A fumaça liberada, além de causar problemas à saúde, também contribuem para o aquecimento do planeta e as alterações climáticas.

Diante dessa situação degradante, é necessário que cada cidadão assuma uma postura ambientalista, reivindicando de nossos representantes (do poder público) a intensificação de ações e programas preventivos que realmente combinem o desenvolvimento econômico do país com os princípios de sustentabilidade ecológica.


Desmatamento na Amazônia
Queimada na Amazônia-Cerrado


Para mais informações clique aqui.


Larissa Mattos - 9° ano



7 comentários:

  1. Gostei de seu texto, Larissa, principalmente do que diz respeito ao tema escolhido, apesar de que algumas informações poderiam ter sido melhor aprofundadas e interligadas pelo uso de mais conjunções. Contudo escreveu bem, de forma geral, com poucos ou nenhum erro ortográfico e períodos completos. Além disso, saiu-se bem quanto a estrutura do gênero proposto.
    Agora, referindo-me ao tema em si, acho que é fundamental que cumpramos nosso dever como cidadãos e que ajudemos a fiscalizar ações ilícitas que afetam o meio ambiente, e ainda que cobremos dos nossos representantes políticos que façam o mesmo, como dito no texto. Tudo isso para que possamos preservar o planeta onde vivemos, afim de que as futuras gerações que nos seguirão também possam desfrutar de seus recursos naturais e ainda manter seu equilíbrio ecológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabriel, devemos mostrar que se tudo continuar do jeito que está, o mundo vai fica pior, então devemos tentar melhora, para que como você disse os frutos da nossa geração aproveite todos os recursos da natureza.

      Excluir
  2. Larissa, o tema do seu texto é muito bom, porque devemos nos preocupar com a nossa flora e fauna, porque é ela que mantem nossa vida e o ciclo vicioso onde um ser vivo se alimenta do outro e assim sucessivamente. Por isso acho que devemos nos conscientizar sobre a preservação da natureza. Em relação a estrutura do texto, ficou muito boa, porém era para ser um texto escrito com suas palavras, aspecto que não consegui identificar em nenhuma parte de seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta bom,
      Devemos nos preocupar com oque anda acontecendo, pois o desmatamento só esta prejudicando a nos mesmos, então devemos acordar e tomar mais cuidados, economizando água, luz, não desperdiçando alimentos, e tomando mais cuidados com a natureza.
      OBS: minhas palavras....

      Excluir
  3. Como os garotos disseram nos comentários acima, é muito importante que as pessoas se conscientizem sobre como a situação em que o Brasil se encontra é grave. Precisamos que as leis sejam cumpridas com rigor e ética, e o governo faça campanhas com o objetivo de incentivar as pessoas a colaboram, buscando soluções para os problemas ambientais. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. Também devemos dar atenção especial as indústrias. O desenvolvimento que elas trouxeram se contradiz com o atraso que causaram ao meio ambiente. Quanto ao texto, ficou muito bom Larissa, já que você abordou o tema de forma muito interessante e com uma linguagem muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Embora os casos da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre em todo o país. Além da derrubada de árvores para fins econômicos, outra forma de atuação do ser humano tem provocado o desmatamento. Para aumentar a quantidade de áreas para a agricultura, muitos fazendeiros derrubam quilômetros de árvores para o plantio. Para mim o Brasil perde muito com o desmatamento de nossos biomas. Como foi dito nos comentários anteriores o texto deveria ser escrito com suas palavras.

    ResponderExcluir
  5. O desmatamento realmente é um problema que nós e as próximas gerações vamos ter de enfrentar, pois como foi dito a cobertura natural do Brasil está se acabando, mas isso não é apenas aqui, mas também em todo o mundo. O que devemos fazer é adotar pensamentos e atos sustentáveis visando frear o efeito estufa, e também tentar refazer um pouco da cobertura natural do país, já que todo anos se perde bastante. Mas em meio a tantas notícias ruins, há uma boa, cientistas que estavam observando e estudando a atmosfera constataram que a camada de ozônio que nos protege dos raios UV está voltando a se engrossar, isso é bom pois faz com que o efeito estufa não se agrave tão rapidamente e consequentemente diminui as queimadas que acontecem na parte seca do ano

    ResponderExcluir