sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A chuva em São Paulo já resolveu as crises por falta de água?

É fato que a falta de chuva causou uma longa estiagem no centro do Brasil, mas nessas últimas semanas houve  um aumento de precipitação, mas será que essas chuvas foram suficientes para  reabastecer os reservatórios de água? 

Infelizmente não, mesmo que tenha chovido muito no início desse mês de novembro não foi o suficiente para que os reservatórios de água fiquem na medida ideal. 

Está previsto que mesmo quando acabar a estação chuvosa no começo de 2015 os reservatórios não voltarão ao normal. Sendo que no ano de 2015 a seca será mais crítica que neste ano.

Providências para esse problema já estão começando a ser tomadas, o governador Geraldo Alckmin pediu 3,5 bilhões ao governo federal para construir oito obras que enfrentaram essa crise, além dos reservatórios que aumentaram a capacidade de armazenamento de água.


Ainda não há um consenso do que provocou essa seca, que não foi causada apenas pelo verão de pouca chuva, segundo o meteorologista Willians Bini o país está sob influência de um ciclo climático que tem duração média de 20 ou 30 anos que é marcado por diminuição da precipitação, outros motivos especulados é o aumento do consumo de água, ou seja, nós utilizamos mais do que repomos, outro fator pode ser a impermeabilização do solo. 

Mas até onde vamos parar com tudo isso? Já passou da hora do ser humano se conscientizar e parar de poluir o meio ambiente, de economizar e parar de interferir tanto na natureza, senão a escassez de água irá  se gravar, assim como todas as outras formas de degradação que o meio ambiente sofre. Faça sua parte para ajudar o meio ambiente!

Mais informações aqui

Lavínia de Andrade Sant' Anna - 9° ano

 
 

6 comentários:

  1. A crise de água que estamos vivendo durante essa época é um fato que gera muita polêmica e destaque, podemos comprovar isso com dados do nosso blog, na qual esse já é o terceiro texto relacionado a falta da'gua apenas no tópico '' Leituras do 9º ''. E segundo algumas noticias que vi recentemente na televisão, a crise que estamos passando vai trazer consequências que vão continuar por um longo tempo como por exemplo o racionamento de água ou como preferem denominar as companhias de distribuição de água: redução da pressão da água.

    Em relação a estrutura, eu acho que a linguagem utilizada foi adequada e que o texto seguiu uma boa estrutura, mas senti falta de um vídeo que iria enriquecer seu trabalho e imagens mais criativas.

    ResponderExcluir
  2. A estrutura do seu texto está boa, você utilizou uma boa linguagem e gostei do assunto escolhido, pois ele está muito presente em nosso cotidiano, a falta de agua está gerando várias noticias todos os dias,e considero que devemos ficar por dentro do assunto, e atraves desse texto é possivel.

    ResponderExcluir
  3. A falta de água no Brasil é algo muito sério que todos vamos ter que enfrentar nos próximos anos, o racionamento de água que está ocorrendo em várias cidades do país é uma prova de como utilizamos e cuidamos mal da nossa água, além de fatores climáticos estarem influenciando negativamente nas precipitações. Á água não é o único problema, há também a luz, pois com a diminuição das chuvas os rios começam a baixar e acabam perdendo potencial hidrelétrico, assim a conta de luz deve aumentar bastante nos próximos meses.

    ResponderExcluir
  4. O ponto que o Guilherme mencionou sobre a perda de potencial hidrelétrico é realmente muito interessante e mostra como o ser humano está destruindo seu próprio ambiente. O que mais me incomoda é que nos somos racionais. Sabemos o que prejudica o ambiente, mas ainda assim continuamos a praticar ações poluentes. Com relação ao texto, acredito que poderia haver uma maior coesão e recursos visuais.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto está bom, apresenta boa linguagem e estrutura, porém senti falta de maior aprofundamento em algumas informações que melhorariam seu texto, como sobre as obras previstas pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Quanto ao tema, considero-o muito bem escolhido, pois como dito, a falta de água passará a ser um problema cada vez mais comum na vida de todos nós, com maiores períodos de racionamento, quedas de energia mais frequentes e aumento das contas de água e energia elétrica de cada um de nós. Por isso, é realmente fundamental que passemos a economizar e consumir mais adequadamente nossos recursos caso queiramos que no futuro nossos descendentes e nós mesmos possamos não passar por crises assim.

    ResponderExcluir
  6. A escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves, os recursos hídricos precisam ser revisto para ser melhor usufruído por nós e assim não desencadear novos problemas futuramente. O Brasil que é um país rico em água doce mal dá conta de abastecer sua população e sem essa mudança é complicado conscientizar a população de um uso de forma mais adequada dos nossos recursos hídricos. Quanto a estrutura do seu texto e a linguagem utilizada ficaram bons porém como dito em outros comentários faltou uma imagem criativa e um vídeo que abrange esse tema.

    ResponderExcluir