quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Catástrofe grave no Havai

  Durante os últimos meses, o vulcão Kilauea, localizado na ilha do Havaí,entrou em atividade, deixando a pequena vila de Pahoa em ameaça. Infelizmente, trata-se de uma catástrofe natural, que não pode ser evitada de se acontecer.

A lava do vulcão começou a sair no mês de Junho, e vem acelerando cada vez mais. De acordo com autoridades, a lava chegaria no pequeno povoado nesse mês( novembro), porém não há previsão de quando a lava chegará nos imóveis da população.
Esse fato mostra que as pessoas habitantes desse local, devem ficar de olhos bem abertos, e todo cuidado é pouco, já que se trata de um acontecimento muito perigoso e triste, pode tirar a vida de muitas pessoas, além de destruir a pequena cidadezinha.
O presidente Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, anunciou nessa segunda feira ( 03) um ato de muita importância para os havaianos, que poderá salvar a vida de muitos daquela sociedade. Obama, mandou ajuda federal para o local e hoje, felizmente, mais de 80 integrantes da Guarda Nacional estão garantindo a segurança das pessoas que moram próximo de Pahoa.
O inicio da atividade vulcânica de Kilauea, é uma catástrofe muito grave, assim como disse o presidente dos Estados Unidos. Poderá matar muitas pessoas e destruir horrorosamente a pequena vila. Além disso, como ficara a situação daqueles que poderão perder suas casas? Caso essas pessoas e imóveis fossem atingidos, terão uma trágica e dolorosa historia para contar pelo resto de suas vidas.


Crônica da aluna Camila Lopes

9 comentários:

  1. Camila, posso dividir sua crônica em quatro partes. Na primeira, você apresentou um fato, na segunda você o comentou. Na terceira você apresentou um fato, na quarta, você o comentou. Você, ao invés de elaborar uma tese e a defender com todos seus argumentos, comentou dois fatos apresentados. Assim, diria mais que o texto é uma notícia comentada. Creio que a escolha do assunto tenha te prejudicado e influenciado nisso, pois este, realmente, não permite grandes explorações.
    Com relação ao tema, fico feliz que o Presidente dos EUA tenha ajudado estas pobres pessoas, tendo em vista que eles não tem culpa de nada, já que a catástrofe foi natural.

    ResponderExcluir
  2. Camila o assunto que você escolheu é muito bom, pois foi muito bonito a atitude do Presidente dos EUA em defender as pessoas inocentes, pois o fato foi natural sem a interferência desses cidadãos, mas em relação a sua crônica, você não soube englobar os fatos com seus argumentos parecendo assim como uma notícia.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  3. Camila, seu texto não está com as características de uma crônica argumentativa e sim de uma notícia. Você não desenvolveu muito bem seus argumentos e nem seu texto, apenas fez comentários sobre um fato que aconteceu naturalmente no Havaí e poderá acontecer em qualquer lugar do mundo que exista vulcão. O assunto escolhido é interessante, mas ainda não dá para realizar uma crônica porque a catástrofe ainda não se concretizou. Se já tivesse ocorrido uma catástrofe, você poderia argumentar, fazendo críticas e dando sua opinião sobre a atitude das pessoas em relação ao local e as pessoas atingidas. Com relação à atitude de Obama, presidente dos Estado Unidos, foi muito bonita e importante, pois poderá evitar morte de muitas pessoas. Me desculpe, mas minha opinião é essa. Você apenas comentou sobre uma notícia, que aliás é muito triste, porém inevitável, pois é um fenômeno natural.

    ResponderExcluir
  4. É muito triste catástrofes naturais como estas, que podem levar diversas pessoas a morte, mas infelizmente, não podemos fazer muita coisa para evitar isso. Estas catástrofes não tem relação alguma com as atitudes humanas, ocorreriam de qualquer modo, então o que podemos fazer é alertar as cidades próximas ao vulcão que a lava pode a qualquer momento atingir a cidade e tentar protegê-las o máximo possível, atitude que o presidente dos EUA, Barack Obama já tomou. Em relação à construção da crônica, não achei muito boa. Ela está mais parecida com uma notícia comentada, já que você apresentava o fato e comentava um pouco sobre ele, ao invés de apresentar sua opinião e argumentos sobre ele.

    ResponderExcluir
  5. Camila, como já dito, sua crônica parece uma notícia comentada no qual você pegou trechos da notícia e expôs sua opinião, mas sem criar argumentos fortes e desenvolvê-los. Acredito que você poderia ter desenvolvido melhor sua crônica, pois se trata de uma catástrofe natural comum, e que afeta a população que vive ao redor da região. O que o presidente dos EUA foi um ato solidário, pois ajudou a população do Havai, fornecendo segurança a estes.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Camila! Bom, em relação sua crônica podemos perceber que se parece mais com uma notícia, que você apenas expôs sua opinião, não trouxe muitos argumentos convincentes, mas o tema foi muito bem escolhido. Bom através desse ato do presidente do EUA percebemos que ainda a pessoas que estão em busca de ajudar ao próximo, como a Melissa disse ser solidário. Esses tipos de catástrofes naturais nós causa muita tristeza, pois vemos que muitas famílias perdem suas moradias, perdem até membros da família, pois muitas pessoas não conseguem sobreviver. Bom é nessas horas que devemos ser solidários e ajudar a quem precisa.

    ResponderExcluir
  7. Camila, gostei muito do seu texto, porém ele possui poucas características de uma crônica, possui pouca presença de opinião, está parecido com uma notícia. Esse é um tema bem preocupante, e o presidente Barack Obama foi muito generoso ao ajudar o país.

    ResponderExcluir
  8. Camila, sua crônica não possui as características de uma crônica argumentativa e sim de uma notícia informativa.Seus argumentos nao foram tao bem desenvolvidos, porém eu gostei muito. Esse ocorrido é grave, pois os cidadãos que vivem por perto podem perder suas casas e o que tem de valor. Acho tambem que os moradores dessa regiao nao deveriam construir suas casas tao proximas assim, sabendo que o vulcão ainda está ativo.

    Igor Luis

    ResponderExcluir
  9. Camila como já foi dito por todos a sua "cronica" foi uma noticia que teve em momentos raros a sua opinião sobre o que achou das larvas terem se aproximado da pequena cidade e o posicionamento do presidente dos EUA, Obama com relação a isso e acho ainda que sua "cronica" poderia ter apresentado mais detalhes , poderia ser bem mais desenvolvida.Com relação ao tema achei muito bom o posicionamento de Obama em garantir a segurança do povo da região

    ResponderExcluir