domingo, 2 de novembro de 2014

Fofoca faz bem a autoestima!

Todo mundo diz não ser fofoqueiro,mas todo mundo sempre contribui para que uma informação seja espalhada.Ser um fofoqueiro ou um ouvinte  não contribui na vida do dono do fato que foi espalhado, mas contribui na própria vida! Segundo Elena Martinescu, uma das autoras da pesquisa  http://psp.sagepub.com/content/early/2014/10/09/0146167214554916, , quando ficamos sabendo sobre algo que aconteceu de bom com as outras pessoas, nós temos a tendência de nos sentirmos mais capazes de realizar atividades mais relevantes como a pessoa que aconteceu o fato como '' se fulano consegue, eu também consigo''. As fofocas mais conhecidas como ''babado'', ''bapho'', ''cabeludas'', são as que denigrem a imagem do alvo, em casos maiores podem até causar transtornos emocionais no alvo da fofoca.Mesmo com esses problemas, a população em geral gosta de ouvir babados, porque nos faz sentir melhor, nos faz ver em como nossa vida está melhor que a da pessoa dona do fato. já que não somos nós as vítimas,nós nos auto elevamos a um nível melhor do que o nível do outro, elevar a autoestima. Além disso, por meio das fofocas, comentários da vida alheia, várias amizades começam, um desejo em comum de cuidar da vida dos outros. Eu reconheço que já fiz fofoca, como todo mundo, mas eu creio que contar uma informação para alguém é diferente de incrementar informações a uma ação. Quando incrementamos, a fofoca vira um boato mentiroso, e um boato ao ser espalhado não nos faz sentir melhor, porque só vai acabando com a vida dos outros, e nós corremos sérios riscos ao fazermos essas incrementações, já que todo boato tem que ter uma pessoa inicial para poder ser passado a diante, e essa pessoa pode ser descoberta. Nas fofocas em geral, eu não vejo problema algum se não causa constrangimentos, aborrecimentos. E agora que eu sei que uma leve informação espalhada causa bem a nossa saúde, a fofoca fica melhor ainda!
http://wp.clicrbs.com.br/nemlolitanembalzaca/2011/10/18/fofocar-faz-bem-a-saude-diz-estudo/?topo=87,1,1,,,87
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/22844-fofocar-pode-reduzir-estresse-e-fazer-bem-a-saude-diz-estudo.shtml
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/fofocar-aumenta-sua-autoestima/

7 comentários:

  1. Apesar de toda a pesquisa pode ser confiável eu tenho uma crítica,ela diz respeito da vida de quem espalha porém e para vida do dono de todo assunto?Além disso devo dizer que em um momento você não escreveu com letra maiúscula após ponto: "[...]pessoa dona do fato. já que não somos nós as vítimas,nós nos auto elevamos a um nível melhor do que o nível do outro, elevar a autoestima."Outra crítica que tenho é sobre "bapho" não seria bafo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, no início de meu texto eu citei que ''Ser um fofoqueiro ou um ouvinte não contribui na vida do dono do fato que foi espalhado, mas contribui na própria vida!'' pode ser que tenha faltado o termo'' do fofoqueiro'' no final da frase. Nas revistas de fofoca o ''ph'' com som de ''f'' é muito utilizado, por isso usei esse termo. E sim, eu esqueci da letra maiúsculo. Devo dizer que a pesquisa ser confiável ou não, não influencia na critica feita por você!

      Excluir
    2. Se não contribui isso não deve ser tido como algo bom.O que adianta contribuir na vida de muitos sendo que quem foi o dono não contribui?Melhorar a auto estima?Muito legal sua auto estima estar incrível e o outro estar com a auto estima horrível!E eu não sabia sobre as revistas usarem "Bapho" ao invés de bafo,mas de qualquer modo,está errado

      Excluir
  2. Guilherme, se você reler o texto, verá que em momento nenhum foi citado que a autoestima do dono da fofoca melhora quando um fato a seu respeito é espalhado. Eu considero inútil sua crítica, já que até mesmo na reportagem que tive como base apenas o benefício do lado do fofoqueiro é citado! E nesses casos, o uso de ''ph'' não está errado por que as revistas tem algo semelhante a licença poética para usar essas letras em casos que no português formal são consideradas errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha crítica não é inútil,se a vida de alguém é prejudicada não é algo tão comemorativo assim.Licença poética para bafo com ph,tem certeza?Ou apenas acha?

      Excluir
  3. Cecília, o seu texto está muito bom e o tema foi bem elaborado. Só que em minha opinião, a fofoca não é algo tão bom, pois ela aumenta a autoestima de alguém e ao mesmo tempo destrói a de outra pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Cecília, seu texto ficou muito bom!!! Parabéns ! Fofoca é um ótimo assunto quem não gosta?

    ResponderExcluir