sábado, 15 de novembro de 2014

Operação Lava Jato : O fim da lavagem de dinheiro?

       O escândalo da Petrobras tem sido notícia em todos os meios de comunicação.
De acordo com investigadores da Polícia Federal as diretorias da empresa fraudavam contratos com empresas fornecedoras para obter pagamento de propina.
       A operação que recebeu o nome de "Lava Jato" desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
       O delator Paulo Roberto Costa disse que a propina ia para os executivos da estatal e para partidos políticos.                                O doleiro Alberto Youssef, outro delator do esquema, começou a dar nomes dos envolvidos no esquema depois de ter sido preso.
       O esquema envolvia também tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.
       O esquema montado foi muito bem arquitetado. Vinte e um dos nomes citados pelo doleiro já estão presos e quatro continuam foragidos.
       Esse escândalo "mancha" ainda mais o Brasil, tomara que desta vez a justiça realmente seja feita, e todos os corruptos deste país sejam presos por seus crimes.
       Afinal é o nosso dinheiro que está sendo usado para que a justiça aconteça.
       É preciso que o Brasil mude para que o povo brasileiro possa a voltar a ter orgulho de ser brasileiro e não fique envergonhado e humilhado pelos crimes que seus representantes cometem.

9 comentários:

  1. André, sua crônica está boa, você pegou um assunto polemico, discutido e muito comentado pelos brasileiros que estão por dentro do assunto. Quase todos os dias que ligamos a televisão para vermos jornal, escutamos algo a respeito deste assunto, pois é uma coisa que deixa os brasileiros muito revoltados.
    Otávio

    ResponderExcluir
  2. André, assim como Alicia e Bruno, você cometeu o mesmo erro. Ao invés de elaborar uma tese e a defender com argumentos sobre o fato apresentado por você, você apresentou as informações e nos últimos parágrafos, somente a comentou. Deste modo, você não confeccionou uma crônica, limitou-se a somente comentar os fatos por você apresentados.
    Contudo, mesmo você tendo apresentado uma pequena opinião, concordo com ela. Este acontecimento somente "mancha" ainda mais a história do Brasil, somente traz mais vergonha por parte do povo, de seus governantes escolhidos. O Brasil, uma das nações que mais crescem atualmente não pode deixar mais isso acontecer.Quando digo que atitudes têm de serem tomadas imediatamente, não digo isso só por mim, pois ninguém mais aguenta este tipo vergonhoso de acontecimento. E infelizmente, uma das únicas formas que vejo, para no mínimo neutralizar um pouco deste problema, é dando graves punições a quem comete este tipo de crime e aumentando ainda mais a vigilância sobre nossos governantes, os quais eram os que deveriam dar bons exemplos à população e demonstrar o porquê de ter sido escolhido.

    ResponderExcluir
  3. André, o tema escolhido foi muito bom.
    Mas você, so comentou o texto, só apresentou suas opinioes no final do texto. E esse foi o seu erro. Tirando isso, ficou muito bom .

    ResponderExcluir
  4. André, concordo com o Gustavo Lima em dizer que você cometeu os mesmos erros, pois somente deu ao fato de comentar nos últimos parágrafos e não ao longo do texto. Por isso, considero seu texto uma notícia e não uma crônica argumentativa, porque você não argumentou corretamente. Em relação ao assunto, acho que com um país como o nosso sendo desenvolvido, uma 'pequena' coisa dessas, podem afetar diretamente no desenvolvimento do Brasil, por isso, acho que a justiça deve ser feito, porque afinal, é o dinheiro do povo brasileiro que está em jogo.

    ResponderExcluir
  5. André,assim como nossos colegas disseram você deveria ter desenvolvido mais sua opinião,já que esse é um assunto bastante polêmico e que está tendo bastante repercussão no Brasil.Em relação ao assunto,concordo com todos .Esse fato apenas mancha mais a história do Brasil.E mostra que o dinheiro desviado poderia ter sido aplicado em diversas áreas como na saúde,educação e talvez até em moradias.

    ResponderExcluir
  6. André, você não apresentou muito suas ideias e sua opinião, somente no final e sem contar que não é uma crônica argumentativa e sim uma notícia, em relação ao assunto é muito interessante, pois é um perigo a sociedade.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  7. André, como já foi dito pelos nossos colegas, seu texto está parecendo mais uma notícia comentada, pois você usou poucos argumentos e não explorou esse assunto tão polêmico e comentado em todos os meios de comunicação, fazendo com que ele perdesse as características de uma crônica argumentativa. É um assunto preocupante, um escândalo absurdo, que mostra que nosso País não está bem representado, pois seus próprios governantes comentem crimes manchando ainda mais a imagem do Brasil. Se realmente for comprovado tudo que está sendo dito nos meios de comunicação, os culpados têm que ser punidos, para que nosso País volte a ser acreditado... Doa a quem doer! Se essa situação não mudar, se esses crimes de altos políticos não parar de acontecer, como vamos votar quando chegar o momento? Como vamos escolher nossos representantes, se não acreditamos neles? Isso é uma vergonha para o Brasil!

    ResponderExcluir
  8. É uma vergonha absurda a lavagem de dinheiro ocorrente em nosso país. Políticos de diversas áreas roubam nosso dinheiro público para fins privados e isto não deve ser aceito. O dinheiro que está sendo roubado poderia estar sendo destinado para a melhoria da vida da sociedade. Em relação a crônica, não foi bem feita, já que você apenas apresentou fatos e os comentou no final, sem argumentar sobre os mesmos.

    ResponderExcluir
  9. André, diria que sua crônica ficou dividida em duas partes. Na primeira você apresentou o fato sobre a lavagem de dinheiro, ma segunda parte você apresentou sua opinião, mas apesar de seus argumentos estarem pouco desenvolvidos, concordo com eles. Em relação ao assunto discutido na crônica, é mais um fato vergonhoso para o Brasil, mostrando que é um país de políticos corruptos, que não usam devidamente o dinheiro público.

    ResponderExcluir