Na Polônia, um homem que havia sofrido um atentado a mais de dois anos
voltou a andar após intenso tratamento envolvendo células nervosas do nariz.
O
búlgaro Darek Fidyka de trinta e oito anos que sofreu uma agressão em 2010
quando foi esfaqueado e perdeu o movimento das pernas, foi submetido ao
procedimento na Universidade Médica de Wróclaw, na Polônia, dois anos depois da
lesão. Depois de enorme esforço ele conseguiu recuperar o tato e parte dos
movimentos das pernas, o que foi uma enorme evolução na tecnologia cientifica
especializada na paralisia, tanto que a revista cientifica Cell, publicou um
artigo informando que ele era a primeira pessoa no mundo a se recuperar de um
rompimento total dos nervos da coluna vertebral após cirurgia a inédita e
inovadora.
A cirurgia se baseia primeiramente na retirada
do bulbo olfativo do paciente, que é responsável pelo processamento de cheiros
do ambiente. Depois, as células dessa região são isoladas e cultivadas e com
isso são implantadas no paciente. Os estudos se basearam no alto poder de regeneração
das células encontradas no bulbo e com isso as misturaram com tecido de suporte
das células nervosas (glia).A
ideia é que os nervos danificados na medula espinhal também se regenerassem
junto aos neurônios olfativos.
A
recuperação de Fidyka ainda não o permite andar sem suporte, porque menos da
metade dos músculos afetados pelo ferimento retornou ao seu nível de força
normal. Mas ele já é capaz de dirigir.
"Quando
começa a retornar, você sente que sua vida começou de novo, como se fosse um
renascer. É um sentimento incrível, difícil de descrever", declarou Fidyka
ao programa Panorama da BBC, que teve acesso exclusivo ao paciente e aos
médicos.
Com
isso vemos a importância que se tem o investimento e o melhoramento das
técnicas cirúrgicas mais complexas, que dão maior animo e esperança para
pessoas que passam por situações terríveis.
Nathan
Igor da Silva_ 9° ano
Gostei muito de seu texto, apresentou boa estrutura, linguagem e acima de tudo um tema bastante interessante, poque formas de tratamentos medicinais tão inovadoras como essa devem ser certamente enaltecidas, não só pelo grande resultado apresentado nesse trabalho experimental, como também pelo que representa a todos os que poderão ser beneficiados a partir dele. É impossível de se imaginar o quão felizes e esperançosos que milhares de pessoas que foram por algum motivo impedidas de andar ou realizar algum outro movimento ficam ao ter conhecimento dessa nova técnica desenvolvida. Por isso, os médicos e cientistas por trás desse tratamento devem ser parabenizados pelo grande progresso que fizeram pela humanidade.
ResponderExcluirNathan, em relação ao tema, eu agradei bastante de seu texto, porque quando falamos de uma curiosidade ligada ao campo da medicina, é sempre bom, porque quanto mais formas de ajudarmos a melhoras a vida das pessoas, o mundo se torna melhor, e inclusive quando falamos de uma parte tão importante do nosso corpo como a coluna vertebral.
ResponderExcluirEm relação a estrutura, também achei que seu texto ficou muito bom devido a uma linguagem que proporciona fácil entendimento e imagens atrativas e ilustrativas.
Nathan, gostei muito de seu texto, ele tem uma bela estrutura e uma linguagem muito boa, e também que se pode entender facilmente. Sobre a escolha do tema eu achei bem interessante pois nos mostra uma nova técnica extremamente maravilhosa, que pode mudar a vida de várias pessoas.
ResponderExcluirNathan o seu texto como já foi fito ficou realmente bom, trata-se de uma área muito interessante e que estamos evoluindo cada dia mais que é a medicina, O Darek Fidyka é realmente um homem de sorte em ser contemplado para esse estudo e que deu certo, mais uma avanço para a ciência médica, as pessoas que passam por acidentes mais sérios estão podendo se tratar e sair normais na medida do possível com novas descobertas como essa. Foi interessante você ter trago uma imagem explicativa sobre como foi o procedimento realizado com o homem, isso realmente ajuda a compreender como foi o processo.
ResponderExcluirO tema o foi muito bem escolhido, nos dias atuais a medicina tem se desenvolvido de forma notável e essa nova descoberta é de grande relevância para muitos. Pessoas que sofreram algum tipo de acidente e ficaram paraplégicas, agora podem ter esperança de um dia ter o movimento das pernas de novo. Em relação ao seu texto, ficou muito bom, ele apresenta uma boa estrutura e linguagem, e como dito anteriormente foi muito bom a anexação de uma imagem que facilita a compreensão do leitor.
ResponderExcluirNos últimos cem anos, é difícil apontar um marco mais significativo para a humanidade na área das ciências médicas. A cada dia, o ser humano torna essa área mais capaz e segura, e essa cirurgia que pode fazer um homem paralítico voltar a andar é uma noticia maravilhosa. Com relação ao texto, ele ficou muito bom, visto que apresenta uma linguagem simples e acessível a todos, o tema é de grande importância e foi trabalhado de uma ótima forma. Apenas senti falta de uma introdução, mas isso não comprometeu a estrutura do texto. Parabéns
ResponderExcluirJúlia Fernandes Sousa*
*Devido a um problema no meu e-mail, não estou conseguindo acessar o blog com ele, portanto, comentei como anônimo.