sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Detectar Câncer de Pulmão através de exame de sangue

O Câncer de Pulmão é caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa natural do pulmão, o que leva ao crescimento desorganizado de células malignas em tecidos pulmonares. Se não houver tratamento o tumor pode se espalhar para órgãos próximos e também para outras partes do corpo, através de um processo chamado de matástase.
O Câncer de Pulmão é um dos tumores malignos mais frequentes e altamente fatal, podendo ser causado principalmente por tabagismo (responsável por 90% dos casos);inalação de agentes químicos, como asbesto, radônio, amianto e arsênio; fatores genéticos; a presença de doença obstrutiva crônica, como enfisema pulmonar e bronquite; história desse tipo de câncer na família e inalação de poluição do ar.

O Câncer é a doença que mais mata no mundo, atualmente são cerca de 7,6 milhões de pessoas com essa enfermidade que morrem, segundo a Organização Mundial de Saúde, e isso corresponde a 13% dos óbitos. Segundo o oncologista Vladimir Cordeiro de Lima, do Hospital do Câncer de São Paulo, "A alta mortalidade do câncer tem três razoes principais: a doença manifestar-se de várias maneiras, pode atingir qualquer órgão do corpo e a maioria dos diagnósticos revela o tumor em fase avançada".
Os primeiros sintomas do câncer de pulmão são facilmente confundidos com o de doenças comuns e consequentemente o diagnostico, na maioria das vezes, é realizado quando a doença está em estágio mais avançado, sendo que no Brasil mais de 90% dos casos de Câncer de Pulmão são diagnosticados nessa fase. Os sintomas geralmente incluem tosse, falta de ar, dor torácica, presença de sangue no escarro e perda de peso e apetite. Também pode acontecer do paciente não sentir nada na fase inicial, o que é um perigo maior.
No dia primeiro de novembro desse ano (2014), uma equipe médica da França divulgou um sistema inédito, que foi um grande avanço na detecção precoce do Câncer de Pulmão através de um exame de sangue, o qual pode ajudar a salvar vidas.
A pesquisa divulgou o aparecimento de células tumorais no sangue das pessoas bem antes que outros exames, como a radiografia, consigam mostrar sintomas e isso contribui com um diagnostico precoce, ou seja, é possível detectar células cancerígenas nos pacientes que tem risco de desenvolver Câncer no Pulmão. O estudo foi desenvolvido pela equipe do professor do Hospital Universitário de Nice, Paul Hofman, em conjunto com centro da Universidade de Sophia-Antipolis.

O teste divulgado pela revista americana "Plos One" constitui em analisar 245 pessoas que não tinham câncer, entre as quais 168 tinham chance de obter a doença, devido ao fato de serem portadores de broncopia crônica obstrutiva. Foi apresentado na análise células cancerígenas em cinco delas, as quais, depois de um tempo, desenvolveram câncer.
Estudos anteriores realizados com animais já haviam mostrado que os tumores invasivos espalham, desde o inicio de sua formação, células cancerosas no sangue. Dessa forma, conseguir detectar isso é uma conquista muito grande para o diagnostico antecipado e também para o tratamento da doença.
Até essa pesquisa recente, nenhum trabalho havia conseguido mostrar que esses resultados obtidos com os animais seriam possíveis em seres humanos, devido ao número pequeno dessas células presentes no sangue humano e por elas serem heterogêneas e frágeis.
Essa descoberta pode exercer um papel fundamental na prática de cirurgia e acabar salvando vidas, já que o diagnostico pode ser realizado meses ou até anos antes de outros exames mostrarem a presença de células tumorais. Isso provoca um resultado importante na área dos cânceres pulmonares invasivos. " Trata-se de um grande passo no campo da medicina moderna: preventivo, personalizado e não invasivo", destacou membros da instituição da pesquisa.
O resultado da pesquisa é um avanço na cura do câncer, mas Hofman, em entrevista ao jornal "Le Parisien", disse que é necessário ser bastante prudente com as esperanças que essa descoberta pode provocar.





6 comentários:

  1. Luara, seu texto está muito completo, você abordou muitas informações sobre o tema o que logicamente trasmite muito mais informações ao leitor e também não precisa procurar em outras fontes sobre o tema devido a riqueza de detalhes.

    Em relação ao tema, acredito que qualquer descoberta no campo médico é importante, porque são vidas de pessoas que serão ajudadas com as inovações. Além do mais, o câncer é uma das doenças que mais causa mortes no país e qualquer novidade para descobri-lo o mais rápido possível é uma ótima notícia.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está ótimo! Você utilizou uma boa linguagem e uma bela estrutura, e achei a escolha do tema muito boa também, considero que a sua noticia é extremamente interessante, desta forma podemos ver como a medicina avança e a cada dia que se passa ela ajuda a salvar mais vidas de doenças como nesse caso o câncer

    ResponderExcluir
  3. Luara, seu texto está muito bom, apresenta informações detalhadas e isso é bom pois assim o leitor não necessita de outra fonte. A medicina é uma área que a cada ano evolui mais e da mais tranquilidade para as pessoas que sofrem com doenças, tendo cada vez mais chances de se recuperarem, a fato de terem conseguido simplificar o jeito de se identificar o câncer de pulmão vai salvar muita gente pelo fato quando ela esta no estágio inicial é confundida com doenças do cotidiano como a gripe, essa nova descoberta faz com que as pessoas posam tratar mais rápido e se livrar da doença, a taxa de mortalidade no mundo pelo câncer de pulmão vai cair e pode sair da incomoda primeira posição da doença que mais mata no mundo.

    ResponderExcluir
  4. A medicina vem avançando cada vez mais e fico muito feliz com essa notícia. É de total importância que pesquisadores e médicos desenvolvam "coisas" como estas. Como sempre, seu texto ficou ótimo. As informações são bem completas e permitem ao leitor um vasto conhecimento sobre o tema.

    ResponderExcluir
  5. Como foi dito nos comentários anteriores, seu texto está muito bom, por apresentar estrutura adequada e ser muito rico em conteúdo. O tema abordado também deve ser enaltecido, devido a importância que essa notícia representa para todos nos, uma vez que representa um grandioso avanço da medicina quanto a um dos tipos mais comuns da doença que mais mata no mundo atualmente: o câncer. E ainda é melhor saber que não se trata de um método invasivo, e sim de uma forma segura e precisa de constatar a presença ou não do tumor.

    ResponderExcluir
  6. seu texto ficou muito bom, apresenta uma linguagem e estrutura muito boa, um tema muito bem escolhido e um texto que esbanja conteúdo. A medicina nos dias de hoje tem se desenvolvido de uma forma significativa. Essa nova descoberta salvará a vida de muitas pessoas que tem câncer e ainda não sabem, pois é um método muito simples de se identificar mesmo no estágio inicial.

    ResponderExcluir