Nada mais prático que levar os alunos a produzir romances, para exercitar a estrutura narrativa e aprender a lidar com os elementos da narrativa. Neste caso, seguiu-se o seguinte esquema:
A)Apresentação teórica dos elementos e estrutura narrativa
b)Construção dos elementos da narrativa (nesta etapa, os alunos usaram tablets, notebooks ou smarphones, produzindo o texto diretamente em editores de texto).
Criação e descrição de personagens;
Criação e desenho do mapa do espaço narrativo;
Escolha da perspectiva do narrador.
c)Produção do enredo da narrativa
Cada aula os alunos eram levados a planejar uma etapa da narrativa (situação inicial, problema, complicação, clímax, desfecho), que era terminada em casa.
d)Acabamento: Primeira leitura do texto completo com orientações para finalizar o texto e corrigir detalhes.
e)Diagramação: ilustração, criação da capa.
Marcadores
ALTERNATIVAS DE TRABALHO COM LEITURAS OBRIGATÓRIAS
(2)
AULAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO
(12)
CARTAS
(3)
CRÔNICA
(2)
Crônicas do 8º
(34)
DEBATE
(2)
DISSERTAÇÃO
(2)
g
(1)
GÊNEROS TEXTUAIS
(3)
INFORMATIVO
(4)
INJUNTIVO
(3)
LEITURAS DO 7º
(9)
LEITURAS DO 9º
(94)
NARRATIVA
(3)
NOTÍCIA
(2)
PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO
(2)
POEMA
(2)
PROPAGANDA
(1)
RECREIO
(3)
RELATO PESSOAL
(1)
RESENHA
(1)
TEATRO
(4)
TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
(2)
TICS
(5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário