terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Produção de Revistas

Durantes três anos consecutivos, tenho usado a produção coletiva de uma revista como prática de produções de textos informativos de divulgação científica.

Este projeto é bom, porque é flexível (a turma pode decidir o tema que será abordado pela revista), prático (as aulas tornam-se muito dinâmicas e produtivas) e permite ampliar ou aprofundar o uso de TICS.

Nos três anos, foram produzidos apenas um exemplar impresso da revista.


Os alunos levam seus próprios notebooks ou tablets para sala, onde realizam os textos e a diagramação final da revista

O plano seguido é mais ou menos assim:

Um grande Tema é definido pela turma, em 2012 o tema foi tecnologia  - interdisciplinar com geografia e história-, em 2013 receitas científicas -trabalho interdisciplinar com ciências- (este projeto tem uma postagem própria, para ver clique aqui )e 2014 o tema foi invenções de guerra -trabalho interdisciplinar com história.

Dependendo do número de alunos dividimos a revista em seções e cada aluno escolhe um assunto relacionado ao tema.  Cada aluno transforma-se então em um jornalista que tem como trablaho investigar o tema, seguindo os seguintes passos (em geral esses passos são definidos previamente com os alunos e montado com eles um cronograma de trabalho)

pesquisa do tema: Pesquisar em várias fontes diferentes o maior número de informações, listar as referências bibliográficas pesquisadas.

(De posse desse material impresso ou no computador, os alunos em sala, são orientados a construir o texto informativo: uma aula para produzir os parágrafos introdutórios, outra aula para produzir o desenvolvimento e outra para a conclusão. Depois de passado a limpo, os alunos trocam os textos entre si, e com perguntas de orientação feitas por mim os alunos vão analisando criticamente os textos do colegas, que recebem de volta, passam a limpo para só então eu como professora, avaliar)



Pesquisa iconográfica: pesquisar imagens, gráficos, mapas, infográficos que possam ilustrar e acrescentar informações interessantes ao texto central.

(De posse desse material impresso ou no computador ou outro dispositivo eletrônico compatível, os alunos em sala são orientados a criar legendas informativas).

Diagramação do texto: em sala, a turma decide a diagramação e já a realiza, sendo orientados, por mim, sempre que tiverem dúvidas de como trabalhar no editor de texto.

A etapa de diagramação costuma ser bem agitada, pois muitos alunos ainda não dominam bem o editor de textos, por isso aproximar os alunos, principalmente os que não dominam com os que já dominam pode ajudar

Produção dos textos de apresentação das seções, do editorial e da capa. Divididos em grupos, os alunos são orientados a produzir o texto de acordo com o gênero textual, que depois de pronto passa pela apreciação de toda a turma, sendo modificado se necessário.





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