terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Produção de infográficos

Com a Tecnologia da Informação, uma nova ferramenta de aprendizagem tem se tornado comum: o infográfico. Nele as informações são organizadas de maneira mais prática e visual, contando com a interatividade entre leitor e texto uma estratégia de aprendizagem.


A produção de infográficos foi uma estratégia que usei para tornar o conceito de "gênero textual" algo mais concreto e manipulável para os alunos do 6º ano.

A construção dos infográficos foi feita individualmente. Cada um dos alunos recebeu,por sorteio, um gênero textual diferente para estudar.

A partir dessa definição, cada aluno deveria fazer uma pesquisa sobre o gênero, tendo que investigar quais eram os seus elementos, sua estrutura e finalidade.

Depois, cada aluno deveria produzir um texto do gênero estudado a partir das informações pesquisadas (sempre com orientação do professor em sala)

Proceder a um estudo do próprio texto, encontrando nele as características principais do gênero (e refazendo o texto caso não estivesse de acordo).

Finalmente, produzir um infográfico com o texto e as informações pesquisadas.



Ao realizar a exposição dos infográficos, os alunos foram orientados e ler e observar as especificidade e finalidades de cada gênero, a partir das observações feitas por eles através do material produzido por eles mesmos, eu orientei a produção de conclusões que resumiam os principais pontos teóricos sobre "gêneros textuais",













Nenhum comentário:

Postar um comentário