Com a Tecnologia da Informação, uma nova ferramenta de aprendizagem tem se tornado comum: o infográfico. Nele as informações são organizadas de maneira mais prática e visual, contando com a interatividade entre leitor e texto uma estratégia de aprendizagem.
A produção de infográficos foi uma estratégia que usei para tornar o conceito de "gênero textual" algo mais concreto e manipulável para os alunos do 6º ano.
A construção dos infográficos foi feita individualmente. Cada um dos alunos recebeu,por sorteio, um gênero textual diferente para estudar.
A partir dessa definição, cada aluno deveria fazer uma pesquisa sobre o gênero, tendo que investigar quais eram os seus elementos, sua estrutura e finalidade.
Depois, cada aluno deveria produzir um texto do gênero estudado a partir das informações pesquisadas (sempre com orientação do professor em sala)
Proceder a um estudo do próprio texto, encontrando nele as características principais do gênero (e refazendo o texto caso não estivesse de acordo).
Finalmente, produzir um infográfico com o texto e as informações pesquisadas.
Ao realizar a exposição dos infográficos, os alunos foram orientados e ler e observar as especificidade e finalidades de cada gênero, a partir das observações feitas por eles através do material produzido por eles mesmos, eu orientei a produção de conclusões que resumiam os principais pontos teóricos sobre "gêneros textuais",
Marcadores
ALTERNATIVAS DE TRABALHO COM LEITURAS OBRIGATÓRIAS
(2)
AULAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO
(12)
CARTAS
(3)
CRÔNICA
(2)
Crônicas do 8º
(34)
DEBATE
(2)
DISSERTAÇÃO
(2)
g
(1)
GÊNEROS TEXTUAIS
(3)
INFORMATIVO
(4)
INJUNTIVO
(3)
LEITURAS DO 7º
(9)
LEITURAS DO 9º
(94)
NARRATIVA
(3)
NOTÍCIA
(2)
PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO
(2)
POEMA
(2)
PROPAGANDA
(1)
RECREIO
(3)
RELATO PESSOAL
(1)
RESENHA
(1)
TEATRO
(4)
TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
(2)
TICS
(5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário