terça-feira, 6 de janeiro de 2015

livro de receitas científicas

Este projeto foi bem interessante e permitiu ir além do trabalho com textos informativos, objetivo principal, trabalhar com texto injuntivo, texto não verbal, TICS - pois exigiu editoração de textos, habilidades culinárias, exposição oral, além de ser um trabalho interdisciplinar com a disciplina de ciências do 9º ano.

Neste projeto, os alunos organizados em duplas deveriam escolher uma receita bem simples.

A partir da receita, eles deveriam realizar pesquisas e descrever cientificamente cada um dos ingredientes usados na receitas.

Depois deveriam explicar cientificamente todos os fenômenos químicos e físicos que ocorrem durante o preparo da receita, com base no passo a passo da receita.

Finalmente, deveriam executar a receita fotografando os principais momentos em que os fenômenos físicos e químicos ocorrem.

Foi feito um livro de receitas científicas com todos os textos produzidos, que foi apresentado junto com as receitas na 1º mostra de arte e literatura realizada no Colégio Cener.

Etapa final do projeto: apresentação do trabalho e degustação

Ao lado dos deliciosos experimentos, o livro de receita com todas as explicações científicas




3 comentários:

  1. Oi, Ana Carolina! Esse livro está disponível ou pode ser disponibilizado? Faço parte de uma atividade onde fazemos algumas receitas simples e trabalhamos com a ciência por trás de cada receita. Acho que esse livro pode ser bem interessante para a gente. Se puder ser disponibilizado, eu agradeço bastante.

    Grato desde já,

    Igor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar de olho nessa página, esperando sua resposta. Se for o caso, te passo meu e-mail depois.

      Excluir
    2. Oi Igor, preciso dar uma olhadinha para ver se ainda tenho em pdf. Entra em contato comigo pelo meu email carolfernangon@gmail.com ;)

      Excluir