terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Textos Injuntivos 1: Construção de um projeto de Lei

Um gênero textual que trabalha como a estratégia injuntiva que dá uma aula prática muito legal é a lei. Fiz dois trabalhos diferentes com lei e que deram resultados muito legais. Aprendi isso, através do livro da Magda Soares, que trazia como exemplo de texto injuntivo um trecho do ECA.



Preparei, então em anos diferentes duas abordagens desse gênero.

A 1ª abordagem foi com uma turma de 9º ano em 2012 (nessa época eu ainda não tinha o hábito de registrar minhas aulas com fotos).

Na época estava sendo muito comentada a legalização da maconha e os alunos optaram por esse tema. Inclusive foi adotada a leitura do número de Veja que trazia este assunto.



Como a turma era pequena, cada aluno assumiu uma perspectiva específica do assunto a partir da "personificação" dessa perspectiva que ele deveria representar em um debate: os alunos assumiam a identidade de presidente de uma ONG de defesa do uso da maconha, outro era um especialista em medicamentos, outro era um farmacêutico, um era deputado, outro era representante de uma ONG que auxiliava famílias de dependentes químicos, um era presidente da associação das Clinicas de tratamento de dependentes químicos e por aí vai.

Cada aluno deveria pesquisar o uso da maconha de acordo com essa perspectiva adotada e criar um dossiê (texto informativo) com essas informações.

A partir do dossiê, o aluno dispunha de base o suficiente para construir uma texto dissertativo defendendo a sua opinião sobre a legalização ou não da maconha.

Devidamente embasados, foi realizado um debate público, no qual cada aluno deveria representar seu papel (foi pedido inclusive que viessem vestidos a caráter), simulando assim os debates que as Câmaras e Senado fazem com os representantes sociais durante o processo de criação de uma lei.

No debate, a troca de informações e defesa de opiniões diferentes, a apresentação de problemas e custos, dificuldades e direitos conduziu o debate para um meio-termo, no qual os alunos decidiram pela legalização apenas para fins medicinais. Com base nesses resultado, os alunos construíram um projeto de lei, que dispõe sobre o uso da maconha para fins medicinais, apresentando inclusive a justificativa como todo projeto de lei deve ter.

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