quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pulseiras de elástico podem conter substância cancerígena nos acessórios

  As pulseiras feitas de elásticos coloridos entrelaçados e acessórios de borracha pendurado é a nova moda entre crianças e adolescentes do mundo inteiro. Essas pulseiras são conhecidas como Loom Band Charms. No Brasil, são vendidos pacotes com elásticos, ganchos e uma espécie de palitinho que ajuda a tecer a pulseira.
  Apesar de estarem na moda, ouve-se falar que os elásticos utilizados para confeccioná-la, podem conter uma substância, chamada ftalato, que possa causar câncer se entrar em contato com a boca. Uma pesquisa feita por Birmingham Assay Office, revela que há 40% de ftalato nos acessórios, sendo que o permitido é apenas 0,1%. A maioria das pessoas achavam que a substância cancerígena estava nos elásticos, mas de acordo com a pesquisa de Birmingham, ela está nos pingentes.
  Para ter certeza se esses elásticos e pingentes possam causar câncer ou não, devem ser feitas mais pesquisas e uma melhor fiscalização deve ser implantada, já que a maioria desses produtos é vendido de forma ilegal e sem o selo do Inmetro, que é o selo que garante se o produto passou por testes e corresponde aos requisitos definidos pelo próprio Inmetro.
 

Para assistir ao vídeo que mostra a pesquisa que definiu a porcentagem de ftalato nos acessórios clique aqui: http://www.bbc.com/news/uk-england-28980307

9 comentários:

  1. Eduardo, eu gostei muito do seu texto, tanto porque você mencionou os elementos de que a pulseira é feita e por colocar qual elemento contido nela que pode causar o câncer. Outra coisa que eu achei bem interessante e gostei foi você ter citado a pesquisa que poderia ser feito para descobrirmos se o elastico ou o pingente causa realmente essa doença nas crianças e adolescentes.
    -Júlia Lopes

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, por se tratar de uma moda mundial, eu considero muito importante que sejam esclarecidos os problemas que podem ser enfrentados pelo uso dessas pulseirinhas. Você informou em seu texto o elemento cancerígeno, exposto até pela BBC, famoso jornal britânico. A única coisa que eu achei necessário nesse texto era informar qual tipo de Câncer o material das pulseiras transmite, já que só foi exposto o meio de contaminação.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, achei o seu texto muito bom, principalmente por você ter colocado os sintomas da pulseira. Mas faltou qual câncer que o material pode transmitir aos humanos. Fora isso o seu texto está maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, achei seu texto muito bom, o tema escolhido por você está sendo muito ''famoso'', pois está na moda e muitas crianças e adolescentes estão usando estas pulseiras, sem saber o que algumas delas pode causar. Achei muito interessante você ter colocado como pode atrair esta doença, porém devia esclarecer mais sobre esta doença...
    ~ Paola Castro

    ResponderExcluir
  7. O tema abordado por você Eduardo foi bom, e o que causa muita polemica nessas pulseirinhas é o fato das pessoas acharem que essas pulseiras possui substancia cancerígenas, só que você não abordo muito no fato da pulseira possuir substancia cancerígenas.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo achei o tema muito informativo e acho que hoje em dia isso é importante, já que é a moda de jovens e adolescentes, pois o produto não é fiscalizado pela agência de saúde e vai as vendas de forma ilegal não havendo controle sobre o que produto exerce na vida da gente.

    ResponderExcluir
  9. concordo com os leitores,quando dizem que faltou falar mais da doença. Isso aconteceu porque você ficou preso a apenas uma leitura de referência. Por isso recomendo ler pelos menos duas ou três fontes diferentes do mesmo tema ou fato, para acumular mais informação. Mesmo assim, seu texto ficou bom.

    ResponderExcluir