sábado, 30 de maio de 2015

7 dirigentes da FIFA, várias corrupções, resultado...

A polícia da Suíça, felizmente cometeu um ato promissor para a melhoria das rédeas do futebol mundial, uma vez que, prendeu nesta quarta-feira (27), em Zurique, na sede da FIFA, 7 dirigentes da entidade, acusados de corrupção, entre eles estava o ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da FIFA, José Maria Marin. Todos eles eram de entidades de futebol americanas, como a Conmebol ou Concacaf, tais corruptos eram,  como já citado, o brasileiro José Maria Marin, Jeffrey Webb, vice presidente da FIFA e presidente da Concacaf, Eduardo li, presidente da federação de Costa Rica e membro do comitê executivo da FIFA, Júlio Rocha, da Nicarágua, diretor de desenvolvimento da FIFA, Costas Takkas, adido (suplementar) da Concacaf, Eugenio Figueredo, vice presidente da FIFA, e Rafael Esquivel, presidente da federação da Venezuela e membro do comitê executivo da FIFA. As autoridades americanas afirmaram que, os acusados violaram a lei e o sistema financeiro dos EUA                                                                                                                                                                                    
       Tais acusações de corrupção foram aprovadas, e feitas por investigações americanas, os detidos serão extraditados para os Estados Unidos, além deles, há mais dois dirigentes da FIFA e cinco executivos de marketing esportivo dela, são acusados de extorsão e lavagem de dinheiro, o que infelizmente só mancha a cada vez mais a imagem desta entidade “porca”, corrupta e no mínimo desorganizada, que infelizmente representa o futebol mundial.                                                                                     
        Para haver a aprovação das acusações, foram usadas três linhas principais de investigação: O pagamento de propina por parte dos organizadores das copas da Rússia em 2018 e Catar em 2022, aos dirigentes da FIFA para tais países serem escolhidos como sedes, o superfaturamento do contrato da CBF com uma empresa de fornecimento de material esportivo, e a compra de direitos de transmissão por agencias de markiting esportivo de campeonatos como a Libertadores da América, Copa América Centenária, edições da Copa América e Copa do Brasil (torneio que ocorre todos anos disputado por clubes brasileiros), que revenderiam para as empresas de mídia os seus direitos de transmissão dessas competições
      
      Considero que essas linhas de investigação são eficientes já que, seis acusados já se declararam culpados, entre eles José Hawilla, dono da empresa de marketing esportivo Traffic, que negocia direitos de transmissão de competições com a Conmebol, Concacaf e CBF. Creio ainda, que essas investigações são fundamentadas, visto que além de todos os fatores analisados até agora, são conduzidas há três anos, pela maior agencia federal de investigação do mundo, que é nada menos do que o FBI, e abrange os casos de corrupção que aconteceram na FIFA nos últimos vinte anos, as investigações ainda alegam que esses esquemas de corrupção teriam movimentado mais de US$ 150 milhões o que é um verdadeiro absurdo, agora esses bandidos terão de pagar por seu atos podres e serão exorbitados para os EUA
Para haver uma reestruturação no futebol mundial, é preciso fazer uma varredura e reformular a sua principal entidade, a FIFA, o seu presidente Joseph Blatter bem como todos os membros corruptos e incompetentes de seu comitê executivo, devem sair já, e as eleições para a escolha do novo presidente da FIFA estão aí para isso, a qual ocorrerá sexta feira (29). Há sim como há de haver essa investigação americana para profissionalizar, melhorar, a qualidade desse nosso esporte tão amado, tanto como dentro de campo como fora das quatro linhas, tais apurações irão apenas beneficiar o futebol, por último sou a favor até mesmo de que se investigue não só como copas futuras e atividades recentes, mas também que se investigue copas e atividades passadas, visto que como a FIFA é suja, não será difícil de encontrar corrupções maiores ainda! 



11 comentários:

  1. Parabéns pela crônica, Gustavo Godinho. Sua crônica ficou muito boa: Você escolheu um assunto bastante pautado e polêmico, seguiu a estrutura das crônicas e ainda utilizou de uma linguagem bastante formal com erros ortográficos quase inexistente. O único erro que acho importante destacar é na argumentação. Você fez muitas considerações sobre o assunto, apresentou muita a sua opinião e os argumentos para convencer o leitor, apesar de ter sido fortes, foram poucos. Ressalto também a sua pontuação. Você deve parar de usar tanto a vírgula e começar a fazer pausas maiores com o ponto final, já que isto acaba deixando seu texto muito corrido. De resto, só me resta lhe cumprimentar novamente pela crônica.

    E realmente as entidades que representam nosso futebol é uma vergonha. Elas são sujas, corruptas, incompetentes, são realmente desprezíveis e desonrosas. A maior entidade de futebol do mundo, que devia dar o maior exemplo de honestidade e competência, acaba se envolvendo em um dos maiores e mais vergonhosos escândalos do futebol mundial... Não enxergo mais soluções para os seres humanos, vejo somente uma causa perdida em sua desonestidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, n tenho outras palavras pra dizer o qnt essa cronica foi bem escrita!

      Excluir
  2. Gustavo, parabéns! Sua crônica está realmente na muito boa, faltando apenas alguns argumentos. Como já dito, você deve usar as pontuações corretamente, isso faz com que o texto não fique confuso e fácil de ser lido e entendido.
    O assunto escolhido é bom por ser muito comentado nos meios de comunicação. A maioria das autoridades que representam o futebol é corrupta. É uma vergonha que esse escândalo tenha ocorrido na maior entidade de futebol mundial. Mas o bom dessa situação é que os envolvidos estão sendo punidos. Porque assim, como na política, essas pessoas fazem isso, sendo que já ganham altos salários? A ambição fala mais alto e eles querem se enriquecer cada vez mais, sem se preocuparem com “seus nomes” e as consequências dessas atitudes imundas. Também não se preocupam nem um pouco em “manchar o nome” da maior entidade de futebol do mundo... É vergonhoso! Onde vão parar os seres humanos, que cada dia mais agem dessa forma corrupta e suja.

    ResponderExcluir
  3. A situação em que o mundo se encontra chega a ser cômica. Até no futebol há corrupção! Já não bastasse os vários governos, empresas, entidades corruptas, até a FIFA está com integrantes desonestos. É realmente lamentável. Espero que todos responsáveis pelos desvios paguem pelos seus erros e nunca mais possam ter a honra de ocupar um cargo tão importante.
    Em relação a crônica, ficou boa, mas o erro mais recorrente em nossa sala persiste: falta um maior desenvolvimento de argumentos. Você apresentou muito bem os fatos, expôs sua opinião, mas não argumentou sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. Gustavo sua cronica ficou muito boa. Deixou bem claro o assunto em questão, mas poderia ter desenvolvido melhor os argumentos.
    Em relação ao tema, não falo só no Brasil, mas os atos de corrupção já está passando do limite, já que ate no futebol, não conseguem ser limpos. É lamentável uma associação desse porte ter atos dessa maneira. A FIFA, como uma grande empresa, particularmente poderia ser vitima desse acontecimento. É muito triste ver que ao invés de diminuir esses acontecimentos, eles só vem aumentando, precisa de mais 'pulso' para que consigam acabar com isso.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo sua crônica ficou muito boa, você introduziu bem escolheu um bom tema, seus argumentos foram muito bons,além de ter organizado bem as informações de forma que não ficasse confuso para o leitor.
    É muito triste que o futebol esteja se tornando uma máfia, que ninguém dirige por amor e sim pelo dinheiro, os nossos jogadores não jogam por defender o seu time, e é mais lamentável ver que a FIFA, que deveria dar exemplos não está fazedo isso. O "padrão FIFA" é só para os outros? eles não tem que seguir não?

    Igor Martins

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, você fez uma boa crônica, usando um tema polêmico e indignante, os argumentos feitos por você foram bons, mas senti que você se focou principalmente na notícia e colocou menos argumentos e opinião no texto.
    É uma vergonha a principal entidade do futebol mundial como a FIFA, mostrar corrupção entre 7 dirigentes. A FIFA era para servir como um exemplo para outras entidades de futebol menores, coisa que não está acontecendo, muito pelo contrário...
    Otávio

    ResponderExcluir
  7. Gustavo, parabéns por sua crônica, escolheu um tema presente no cotidiano de todo o mundo e principalmente no cotidiano brasileiro, uma nação apaixonada pelo futebol. É cada vez mais assustador ver que em cada detalhe há corrupção, até a FIFA, a maior instituição que representa o futebol está envolvida neste meio, a ganância por ter cada vez mais dinheiro leva a isso, e já passou da hora de tomarmos uma atitude. Em relação ao texto, como já dito, parabéns pela escolha do tema, pela exposição de dados e opiniões, mas infelizmente você pecou pela ausência de argumentos fortes e convincentes.

    ResponderExcluir
  8. Gustavo, sua crônica ficou muito boa, você colocou vários argumentos a respeito do tema, que por sinal é bastante, pois não dá para acreditar que a corrupção chegou até a sede da FIFA, um esporte que eu tanto amo que é o futebol sendo afetado por esses bandidos
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  9. Gustavo, você fez uma boa crônica, somente pecou um pouco na argumentação, na qual seus argumentos foram escassos e fracos. Porém em relação ao tema, foi uma ótima escolha, pois é um tema conhecido no mundo inteiro, e que devido a esse escando ficou conhecido por todos as sujeiras que rolam por baixo dos panos, o que finalmente foi desmascarado e teve o esquema desmontado.

    ResponderExcluir
  10. Gustavo Godinho sua crônica ficou muito boa, Você escolheu um assunto muito polêmico, utilizou uma linguagem extremamente formal, sem erros ortográficos. Você apresentou muito sua opinião e argumentos fortes para convencer o leitor.
    As entidades de futebol vem apresentando uma corrupção absurda, e isso é vergonhoso. Espero que os culpados sejam punidos, e nunca mais possam se candidatar novamente .

    ResponderExcluir