sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pena de morte é abolida em alguns países, e gera discussões



Nesta quarta-feira (27), legisladores do Nebraska derrubaram um veto imposto pelo governador Pete Ricketts e aboliram a aplicação da pena de morte no estado americano, ficando 30 votos a 19. Segundo o jornal The New York Times, esta foi a primeira vez em 40 anos em que um Estado cuja população conservadora votou pela proibição da pena. O ultimo havia sido em 1973, na Dakota do Norte.

A justificativa dos legisladores que votaram a favor da abolição foi que a pena de morte era ineficaz e cara. Outros se basearam em questões religiosas. Com a decisão de abolir a pena de morte, agora os condenados (ao que seria uma pena de morte) passarão a ter prisão perpétua, o que é muito melhor do que morrer. Já com as novas medidas, o número de prisioneiros no corredor da morte no Nebraska caiu para 10, com a morte de um dos detentos. O que é bom já que o Estado não executava ninguém desde 1997.

Mas não foi apenas o Nebraska que aboliram a pena de morte. Outros 18 estados também aboliram. Washington, Maryland, Connecticut, Illinois, Novo México e Nova Jersey foram os demais. Mesmo não sendo todos, ver que alguns já aboliram a pena de morte já é algo positivo, pois a pena de morte é desumana.

Assim como afirmado acima, pena de morte é algo terrível. Com a abolição, os Estados Unidos têm enfrentado debates sobre a manipulação das drogas para executar prisioneiros. As medidas usadas são chocantes. São drogas, coquetéis que não são considerados seguros, enforcamento, fuzilamento, injeções letais. E mesmo sendo criminosos, não é certo fazer isso com uma pessoa. Viola o direito a vida.

Como por exemplo, em abril do ano passado o condenado Clayton Lockett agonizou por mais de 30 minutos após a injeção letal ter falhado.
Em julho, o assassino  Joseph Wood sofreu com os efeitos das drogas por duas horas antes de morrer. O processo de execução foi tão demorado que os advogados do criminoso tiveram tempo de pedir um recurso para tentar interromper a ação.

É bom ver que alguns países estão percebendo que a pena de morte não resolve e ver que uma punição tão violenta está perdendo seu lugar no sistema de justiça atual. Mesmo que muitos países os governos justifiquem que a pena de morte previne a criminalidade e em outros para silenciar a oposição politica, como vamos saber se esse método é mais eficaz que outras punições? Estamos sempre sujeitos ao erro e esse tipo de erro é irreversível. Acabar com a pena de morte significa que em algumas partes o ser humano está evoluindo. É desumano.

11 comentários:

  1. Fernanda, sua crônica ficou boa, no entanto, não foi tão consistente. Quer dizer, embora você tenha escolhido um bom assunto e tenha seguido o modelo das crônicas argumentativas, você se ateve muito mais a apresentar sua opinião sobre o tema, do que a argumentar, tendo ficado seus argumentos não muito convincentes.

    Mesmo assim concordo com você sobre o tema. A pena de morte é algo desumano e viola o maior direito que uma pessoa tem: o direito à vida. Seja quem for e o que tenha feito, a pena de morte não justifica. Além do mais, caso a pessoa mereça ser duramente punida, creio que a prisão perpétua é muito melhor, já que a pessoa ficará a vida toda sendo punida e refletindo o mal que ela fez, tendo a chance até mesmo de conseguir maiores liberdades se demonstrar que realmente é uma pessoa melhor e arrependida. Enfim, não há justificativas para a pena de morte e é uma grande dádiva grande parte dos estados americanos terem abolido esta pena.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, o assunto escolhido por você em sua crônica é excelente, muito polêmico e comentado. Mas, em relação à estrutura de seu texto, você falhou apenas em seus argumentos, que poderiam ter sido mais desenvolvidos e que convencessem ainda mais o leitor. A pena de morte é realmente algo desumano, pois não é tirando uma vida que se resolve um problema, por mais irracional que seja a pessoa que cometeu o crime... Todos têm direito à vida. Para que realmente essas pessoas melhorem e se arrependam de seus atos, não é necessário matá-las, pois elas não terão nem tempo de se arrepender de suas atitudes desumanas. A prisão perpétua, seria uma boa solução para os que cometeram os crimes mais graves, pois eles terão tempo suficiente para refletir sobre suas atitudes e se tornarem pessoas melhores, realmente humanas.

    ResponderExcluir
  3. Nunca serei a favor da pena de morte. Acredito que independente do que ocorreu, de quem foi condenado, acredito que nenhum ser humano tem o direito de decidir se o outro deve ou não viver. É uma questão de valores, de respeito a vida. Por ser religiosa, acredito que apenas Deus pode decidir se alguém deve viver ou não, mas independente de sua escolha religiosa, todos deviamos ter a consciência que atitudes como a pena de morte são desumanas e absurdas.
    Em relação a crônica, acredito que você evoluiu muito em relação aos textos anteriores, apresentando mais a sua opinião e argumentos, mas ainda é preciso um pouco mais de argumentação.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, você escolheu um assunto muito bom para se falar, mas não soube deixar claro seus argumentos,sendo mais clara, deixando explicito sua opinião.
    Ao tema, eu concordo com você, a pena de morte é algo desumano, que não deveria nunca ter sido criada,como a Yara disse acima, "acredito que nenhum ser humano tem direito de decidir se o outro deve ou não viver", e nisso eu concordo com ela. A realidade é que todos devem pagar pelos seus atos, mas não precisa ser de maneira tão bruta, se tem que pagar, que seja vendo as consequências de seus atos, acredito que seja melhor do que matando. Eu acredito que uma pessoa pode sim mudar e fazer diferença na segunda chance que teria, não considero nem a prisão perpetua uma boa coisa, pois mesmo com todos os crimes uma pessoa tem direito de viver. Todos tem direito a vida, e não vai ser um líder que vai dizer se esta na hora ou não daquela pessoa morrer.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que todos os países deveriam adotar a pena de morte porque crimes brutais como muitas vezes ocorrem ate aqui no Brasil devem ter uma pena maior, em muitas ocasiões a pessoa que pratica o crime fica um tempo na prisão e logo em seguida é solto e fazer tudo outra vez.
    Sua crônica ficou muito boa, você apresentou bons argumentos e conseguiu organizar e introduzir suas opiniões de uma forma que não ficasse confuso para o leitor.

    Igor Martins

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela escolha do tema, é um tema de bastante repercussão pois uns acreditam que a pena de morte deve permanecer, outros que a prisão perpétua é ideal e ainda há quem diga que os dois meios são bastante cruéis. Quem comete um crime, independentemente do estado em que esteja, deve ter consciência de seus atos (exceto legítima defesa), e é por isso que em seu julgamento deve receber uma pena proporcional ao crime que cometeu. Apenas em alguns casos concordo com a pena de morte, mas a prisão perpétua é ótima solução, já que o condenado terá a vida inteira para pensar nas atitudes erradas que praticou. Em relação ao texto, percebi que você deu mais atenção a exposição de dados e pouca ênfase aos argumentos e opiniões, isso pode fazer com que o leitor não sinta-se convencido.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda sua crônica está muito boa, você argumentou de maneira correta e apresentou sua opinião, já em relação ao tema acredito eu que ninguém deve pagar pelo crime que fez sendo ameaçada de morte, você tem respeitar a pessoa perante a você mesmo se ela cometeu um crime absurdo.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  8. Fernanda, sua crônica ficou boa, gostei de ver sua opinião durante o texto, porém senti a ausência de argumentos, bons argumentos, os que nos envolvem e nos prendem ao texto. Mas em relação ao tema, concordo com meus amigos, e acredito que, a pena de morte não é a melhor solução para o problema, pois acho que isso não os punirá corretamente, por que a família que ele tirou um membro, sofrerá durante muito tempo, o que eu acho que deve acontecer com ele, o qual deve passar o resto de sua miserável vida dentro de uma cadeia.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda parabéns! Gostei da sua crônica, sua opinião ficou muito visível, você escolheu uma bom assunto e soube aproveita-ló.
    Em Relação ao tema, eu discordo de você, para mim a pena de morte deveria ser uma lei seguida em todos países do mundo. Pois a pena de morte impõe medo, antes que a pessoa cometa o delito. Se existisse esse lei no Brasil, tenho certeza que diminuiria muito o número de homicídios.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda parabéns! Gostei da sua crônica, sua opinião ficou muito visível, você escolheu uma bom assunto e soube aproveita-ló.
    Em Relação ao tema, eu discordo de você, para mim a pena de morte deveria ser uma lei seguida em todos países do mundo. Pois a pena de morte impõe medo, antes que a pessoa cometa o delito. Se existisse esse lei no Brasil, tenho certeza que diminuiria muito o número de homicídios.

    ResponderExcluir