sábado, 30 de maio de 2015

Italiano foragido há muitos anos é encontrado no Recife



          "Era um dos líderes da Camorra, uma das máfias italianas e foi condenado à prisão perpétua por mais de 20 homicídios na Itália em razão da organização criminosa. Será feito continuação da investigação para saber quem que deu suporte, quem deu esse apoio logístico durante anos todos a ele para, eventualmente, identificar as pessoas e desarticular esse grupo".

          Nesta terça – feira (26/05) o italiano Pasquale Scotti foi preso em Recife, ele era o chefe da máfia e estava sendo procurado desde 1984, no Brasil Scotti se apresentava como Francisco de Castro Visconti, todos seus documentos eram falsos e ele dizia que era empresário dono de uma empresa de importação de alimentos e entretenimento e sócio de uma boate. Com o apoio da Polícia Federal e Interpol Scotti foi preso enquanto levava seus filhos para escola, ele foi identificado pela comparação de impressões digitais, Scotti já havia criado uma família no Brasil.

          Scotti cometeu mais de 20 homicídios na Itália, se ele já foi capaz de cometer esse crime em um país porque não cometeria em outro país também, apenas assim podemos perceber o perigo que corremos, pois um homem chefe de uma máfia italiana com um passado deprimente estava solto, sem pagar pelos seus crimes. Acredito que isso poderia ser considerado com falta de profissionalismos das polícias italianas, pois não investigaram ao máximo o caso, logo isso facilitou ainda, mas o disfarce de Scotti. Ele se encontrava há 20 anos no Brasil. 

          Apesar de ainda matar muitas pessoas o italiano também comercializava ilegalmente arma de fogo, resistência, extorsão. Scotti utilizava grandes estratégias, ele pensava grande o que facilitava a sua rapidez e habilidade ao realizar esses crimes, dificultando o trabalho dos investigadores e sempre nos preocupando cada vez, como vamos saber se ele não contrabandeava esses materiais. Acredito que ainda vá demorar muito para se descobrir tudo o que Scotti produzia, pois a Polícia Federal o reconheceu através da tecnologia de hoje em dia, imagina se não possuíssemos esse recurso, o italiano continua livre com a sua vida falsa. 

          Na Itália como forma de pagamento pelos seus crimes ele foi condenado à prisão perpetua, mas é um absurdo os italianos constatarem essa obrigação sem ao menos tentar procurá-lo, de acordo com as notícias relatadas Scotti fugiu da polícia e da cadeia várias vezes, então se a segurança desses ambientes esta tão precária porque não pedem ajuda e contratem reforços, queremos segurança em nosso país, o mundo hoje em dia este muito perigoso, difícil de lidar quanto mais medidas de seguranças forem tomadas melhor será para a população.

           A prisão perpétua foi uma boa maneira de condená-lo, esse tempo será mais do que necessário para ele se sentir culpado pelos crimes já cometidos, e não possuímos a culpa dele ser ameaçado de morte na Itália, talvez quem esta lhe ameaçado tenha um motivo, não que isso seja a maneira mais correta. Scotti foi uma pessoa ruim para a sociedade, tirou a vida de pessoas que não tinham nada haver com sua história, é chocante perceber que pessoas possuem um coração tão ruim apontar de cometer esses tipos de crimes. 


         Mas agora temos a garantia de que Pasquale Scotti foi preso e que logo será enviado a Itália, pois as autoridades italianas já começaram a dar início ao processo de extradição, agora poderemos um pouco mais tranqüilos, a prisão do italiano esta mais que certa, não devemos aturar essa situação,mesmo após ter cometido tantos crimes ele continuaria tendo uma vida boa, enquanto que ás vezes rouba um pão porque não tem o que comer fica cinco anos na prisão. A segurança é muito importante em nossas vidas.




Pasquale Scotti deixando superintendência da Polícia Federal, no Recife

Italiano Scotti


Documentos falsos usados pelo chefe da máfia



14 comentários:

  1. Alicia, parabenizo-te pela crônica. Você realmente foi muito bem nela. Escolheu um bom assunto, usou uma linguagem formal (apresar de alguns erros ortográficos), expôs sua tese muito bem, argumentou convincentemente, seguiu uma estrutura correta... Só achei um erro, o qual vejo até mesmo de forma cômica: Várias vezes você faz indagações na crônica como forma de aproximar o leitor do texto, mas esqueceu de colocar o ponto de interrogação... Fora isso, seu texto ficou ótimo.

    Relacionando-me ao tema, fico feliz em ver que ao menos uma vez nossa segurança funcionou. É claro que quando as coisas estão erradas devemos criticar, porém, quando há acertos também devemos valorizar, e portanto eu parabenizo todos envolvidos neste metódico e complexo trabalho policial. É muito bom ver que pelo menos ainda existem pessoas competentes que se preocupam com a segurança da população!

    ResponderExcluir
  2. Alícia, sua crônica ficou muito boa, apesar de alguns erros de pontuação como o Gustavo já havia comentado. Você soube desenvolver e apresentar seus argumentos de forma que o leitor ficasse convencido.
    Em relação ao assunto é ótimo, pois mostra que a segurança de nosso País está agindo corretamente, ou seja, alguns agentes da polícia ainda agem corretamente (espero que continue assim). Sempre vemos questões como essas que nem sempre são resolvidas justamente, ou seja, os policiais "abafam o caso" para que não sejam punidos. Preferem deixar assassinos como esse italiano solto, enquanto a população corre risco de vida. De uma forma indireta, somos nós, cidadãos brasileiros, que pagamos o salário dos policiais e eles são pagos para cuidar da segurança da população. No caso em questão, a Polícia Federal do Recife e a Interpol estão de parabéns. Isso mostra que ainda podemos ter confiança em alguma instituição de segurança no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de levemente confuso, seu texto foi muito bem feito, Alícia. Apresentou o fato e seus argumentos muito bem.
    Em relação ao assunto, fico feliz e triste ap mesmo tempo sobre ele: feliz por esse bandido ter sido capturado, triste por ter demorado tanto tempo para que isso ocorresse. Foram diversos anos em que ele ficou solto fazendo injustiças com as pessoas. Isto é realmente lamentável, a polícia italiana, como dito no texto, deveria ter se dedicado mais ao caso. É bom saber, que finalmente, este mafioso irá pagar pelos seus erros.

    ResponderExcluir
  4. Alicia, sua cronica ficou muito boa, você deixou bem clara seus argumentos, e expressou de uma boa maneira, que desse para entender.
    Em relação ao assunto, fico feliz pelo fato de que a nossa segurança conseguiu agir corretamente. Na maioria das vezes vemos questões como essas sendo esquecidas, ou mal resolvidas, por não conseguirem chegar a tempo no criminoso, e assim fica mais uma pessoa perigosa solta por ai vivendo normalmente como se nada nunca tivesse acontecido. Espero que nossos policiais continuem agindo dessa maneira, pois assim irão conseguir passar uma segurança maior para o povo, assim não só esse mais todos que cometem algum crime, poderá pagar pelos seus crimes.

    ResponderExcluir
  5. Alícia sua crônica ficou muito boa, apresentou argumentos bem fortes e escolheu muito bem o assunto, e como ja comentaram antes, um pouco confuso.
    Geralmente só vemos críticas à segurança brasileira, mas dessa vez ela só merece elogios, é muito bom ver que ainda que haja erros na nossa segurança ao mesmo tempo ela consegue ser eficiente, conseguindo descobrir um chefe da mafia tão perigoso, e que essa atitude também se repita com pessoas do nosso país também que estão andando livremente e cometendo crimes.

    Igor Martins

    ResponderExcluir
  6. Alicia, sua crônica ficou boa, você escolheu um tema muito bom, quando li o texto, fiquei um pouco confuso devido aos erros principalmente de pontuação.
    A segurança brasileira sofre com muitas criticas por ser pouco rígida, mas temos que dar parabéns para ela. Muitas vezes criminosos saem livres e não tem medo de cometer crimes no Brasil devido às baixas penas que o país coloca para pessoas que cometem crimes graves.
    Otávio

    ResponderExcluir
  7. Alícia sua crônica ficou muito boa, você escolheu um ótimo tema e soube argumentá-lo de maneira correta, infelizmente é visível que a segurança mundial tem que ser reforçada, pois deixar um criminoso como esse italiano entrando e saindo de vários países com um nome falso, sem pagar pelos seus crimes é uma vergonha para os policiais destes países como Itália e Brasil.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  8. Alícia, gostei da sua crônica, ficou muito boa, porém com alguns erros de pontuação, por isso um pouco confusa, mas teve uma boa argumentação. Em relação ao tema, mesmo que não devesse, isso é uma surpresa para mim, pois não é todos os dias que vemos a segurança de nosso país agindo efetivamente, e dessa vez foi, para mim, motivo de orgulho, e espero que isso comesse a ser uma situação mais natural, e que não me deixe mais surpreso.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela sua crônica Alícia, vejo que cada vez você busca melhorar mais e está perto de alcançar o que deseja. Em relação a estrutura, você expôs sua opinião, desenvolveu seus argumentos, mas vi alguns trechos incoerentes e alguns erros ortográfico. Tratando-se do assunto, parabéns por ter escolhido tal tema, e através dele, sabemos que a segurança do Brasil não é nada boa, mas quando ela faz algo benéfico para a população, o certo é parabenizar e mostrar que estamos no caminho certo de um país com uma boa segurança. Depois de tanto tempo preso em nosso país, espero que Scotti cumpra toda a pena de forma honesta, para pagar por todo o mal que já fez.

    ResponderExcluir
  11. Alicia, muito bem! Sua crônica ficou ótima. Escolheu um tema muito interessante, apresentou sua tese muito bem, apresentou argumentos que me convenceram, montou uma boa estrutura.
    Sobre o assunto, pela primeira vez vejo que nossa segurança funcionou, mas com muito tempo para que esse bandido fosse preso. So não entendo porque muitos foragidos vem pro Brasil, será porque a nossa segurança é precária ou porque no Brasil não tem leis que puni severamente o culpado?

    ResponderExcluir
  12. Alicia, muito bem! Sua crônica ficou ótima. Escolheu um tema muito interessante, apresentou sua tese muito bem, apresentou argumentos que me convenceram, montou uma boa estrutura.
    Sobre o assunto, pela primeira vez vejo que nossa segurança funcionou, mas com muito tempo para que esse bandido fosse preso. So não entendo porque muitos foragidos vem pro Brasil, será porque a nossa segurança é precária ou porque no Brasil não tem leis que puni severamente o culpado?

    ResponderExcluir
  13. Alicia, muito bem! Sua crônica ficou ótima. Escolheu um tema muito interessante, apresentou sua tese muito bem, apresentou argumentos que me convenceram, montou uma boa estrutura.
    Sobre o assunto, pela primeira vez vejo que nossa segurança funcionou, mas com muito tempo para que esse bandido fosse preso. So não entendo porque muitos foragidos vem pro Brasil, será porque a nossa segurança é precária ou porque no Brasil não tem leis que puni severamente o culpado?

    ResponderExcluir