sexta-feira, 15 de maio de 2015

Futebol, motivo de guerra?

Após lamentável capítulo na partida de ontem (14) entre Boca Juniors e River Plate, clássico que decidiria quem passaria para as quartas de finais da Copa Libertadores, onde torcedores do Boca atingiram com spray de pimenta os jogadores do time rival, a Conmebol afirma que o time que sediava a partida, terá até Sábado (16) para apresentar sua defesa a respeito do fato ocorrido. Não há nada a ser discutido, Boca Juniors é sim o responsável pelo ocorrido, e o fato de a torcida ter sido única, isto é, somente a torcida de um time, o que deve ser feito é passar o River Plate para a próxima partida, desclassificando o Boca Juniors.
Até que ponto essas torcidas irão chegar? Quando ela irão entender que futebol é um jogo de ganhar e perder? Pois o que ocorreu ontem, não só prejudicou quem tinha pagado o ingresso pra ver o jogo, mas também a saúde dos jogadores, que por sua vez, tiveram algumas queimaduras na pele e problemas de respiração, por causa da pimenta.
Vemos jogos de futebol da Europa, onde os campeonatos são bem organizados, onde a torcida sabe se comportar e torcer com alegria, sem querer arrumar confusões, e no caso do time argentino, os próprios torcedores poderão prejudicar próprio o time. O futebol sul-americano precisa de mais segurança nos estadios, pois cada vez mais, menos famílias poderão comparecer a este espetáculo, é realmente lamentável que isso esteja ocorrendo, e a mídia, que é tão influente na cabeça das pessoas, deveriam ao menos tentar conscientizar esses infelizes.



Igor Variz

13 comentários:

  1. Igor sua crônica está boa, mas você poderia tê-la desenvolvido melhor e ter argumentado mais sobre o assunto, que aliás, é muito bom e polêmico. Essas péssimas atitudes das torcidas de futebol, geralmente acontecem mais nos países menos desenvolvidos ou em desenvolvimento. Porém, mesmo com menos frequência, ocorrem também em países desenvolvidos. É um absurdo que isso aconteça. Todos devemos aceitar, pois futebol, política e outros esportes, são competições em que um ganha e o outro perde. É só um jogo, não é necessário tanta agressividade por não aceitar um erro do passe de bola, ou mesmo a derrota de seu time.Essas agressividades só dão prejuízos, tanto para os torcedores, quanto para os jogadores que também ficam prejudicados. Vamos ver até que ponto chega essa palhaçada! Até que ponto o ser humano pode ser tão fanático por um esporte, se prejudicando e prejudicando seu próprio time...

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, o tema futebol é muito difícil de ser explorado, impossibilitando expor suas opiniões e criar uma série de argumentos, apesar de ser polêmico, isso justifica o fato de sua crônica estar pouco desenvolvida. Em relação ao assunto, cada vez a sociedade me surpreende mais, por motivos banais, um mata o outro, jogam objetos nos outros e até mesmo jogam spray de pimenta. Cada um de nós tem pontos de vista diferentes e devemos saber respeitar o limite do próximo. Por isso, além dos torcedores serem prejudicados, o time também se encontra em tal situação.

    ResponderExcluir
  3. Igor,sua crônica está boa mas você poderia ter colocado mais argumentos por ser um assunto muito bom.Quando eu soube da notícia,fiquei totalmente indignada!Como assim uma pessoa faz isso apenas por um jogo de futebol?Assim como você disse temos que saber ganhar e perder,é apenas um jogo.Esses tipos de violência já deveriam ter acabado a muito tempo,pois não levam a lugar nenhum.E o torcedor achando que ''ajudaria o time'' acabou prejudicando ainda mais,causando a expulsão do Boca Juniors da Copa Libertadores.

    ResponderExcluir
  4. Igor, sua crônica esta boa, mas senti a falta de mais e argumentos e opiniões sua sobre o assunto, mas o assunto foi bem escolhido e bastante discutido. Em relação as assunto, eu fico indignada pelo fato de até em esportes de lazer como o futebol ainda ocorrer brigas nos jogos, o torcedor ou jogador tem que entender que o que esta acontecendo no momento é apenas um jogo, não importa quem vai ganhar ou perder, devemos participar, no final de tudo isso pode prejudicar os times, levando a expulsão de até mesmo campeonatos, pois esses atos de violência não ajudará em nada.

    ResponderExcluir
  5. Igor sua crônica está muito boa, apesar de apresentar muito pouco do seu ponto de vista, poderia ter desenvolvido mais suas opiniões. O tema apresentado é ótimo, brigas em jogos de futebol vem se tornado um fato muito habitual, até porque as brigas entre torcidas e até entre integrantes de uma mesma torcida é muito comum, independentemente do responsável pela segurança.Sendo assim, o importante é resolver esse problema que vem prejudicando o esporte mais praticado em todo o mundo e afastando as famílias dos estádios de futebol. Aliás, é bom que se diga que a briga entre torcidas não é exclusividade desta modalidade esportiva. No passado já vimos confusões envolvendo torcedores de outros esportes, tais como basquete, vôlei e até no MMA. E sim, acho que o justo a fazer é desclassificar Boca Juniors.

    ResponderExcluir
  6. Igor,gostei muito do assunto escolhido por você mas creio que você poderia ter uma opinião mais forte a respeito deste,colocando em sua cronica mais argumentos para que a Conmebol puna o Boca,é realmente triste a cada jogo que passa ver uns vândalos desses que não merecem ser denominados de "torcedores", causar tantas coisas ruins no estadio,que saem de casa não para torcer mas para cometer esses atos que só me desanimam de ver esse esporte que amo tanto,é preciso haver mais segurança e policiamento nos estádios,para mim o Boca merece ser punido,e como estou comentando um pouco depois desta sua publicação,o Boca já foi sim punido,irá ficar 1 ano fora de competições internacionais,perda de 4 mandos em competições internacionais, alem de uma multa de 600 mil reais,eu creio que a punição foi um puco branda,La Bombonera,deveria ser suspensa por mais jogos.Com relação a estrutura do texto,ficou boa,você teve pouquíssimos erros de gramatica e concordância e produziu um texto coeso

    ResponderExcluir
  7. Igor gostei de sua crônica, mas poderia ter expressado mais sua opinião e desenvolvido ela mais, fora isso o assunto foi interessante e muito discutido e eu acho um absurdo fazer isso com os jogadores por causa de futebol que é para ser um esporte para se divertir.

    Filipe

    ResponderExcluir
  8. Apesar de poder ter desenvolvido um pouco mais o assunto, sua crônica está boa, Igor, você apresentou bem o tema e argumentou sobre a tese que defende. Diante do assunto, não culpo o time que a torcida agressora torcia, mas sim a educação que recebemos diariamente na américa latina. O que faz países europeus terem torcidas organizadas (como citado no texto) é a educação recebida por estes europeus desde pequenos que a violência não leva a nada. Logo, mais uma vez temos a prova de que a educação é a solução para a maioria de nossos problemas. Quando o povo latino for bem educados, problemas como estes não serão mais ocorrentes, e o futebol apenas terá o seu belo lado, de um esporte saudável e divertido!

    ResponderExcluir
  9. Igor sua crônica ficou boa você soube apresentar seus argumentos e soube defende-los, o tema escolhido eu não gosto muito de falar, pois um esporte que eu tanto amo também está cheio de vândalos nas arquibancadas, infelizmente atualmente não tem com, mas assistir um clássico sem vandalismo tanto fora quanto dentro do estádio, gostei bastante da atitude da Conmebol de ter punido o Boca passando o time rival para a próxima fase, estas pessoas que vão para o estádio para cometer crimes afetam tanto elas quanto o time que acho que torcem.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  10. Igor, sua crônica ficou boa, mas você poderia apresentar mais argumentos. Em relação ao tema, eu estava vendo esse jogo ao vivo pela TV, o governo argentino deveria apurar as cena é encontrar os culpados e puni-los severamente. Deveria existir leis para evitar esses atos, pois cada vez as torcidas estão exagerendo mais nos seus atos. Esses tipos de torcedores estão espantando famílias de estádio, espantando pessoas apaixonadas por esse esporte. Pra mim é difícil ver essas torcidas cometendo esses atos, sujando o nome de um esporte que eu tanto amo.

    ResponderExcluir
  11. Igor, eu gostei de sua crônica, porém você poderia ter apresentado mais pesadamente seus argumentos, expondo melhor sua opinião. Analisando o tema, eu me sinto envergonhado por ocorrerem atos tão ridículos em um espetáculo tão bonito como o futebol, acredito que a punição não deve ser dada aos clubes, mas sim aos torcedores, que eu acredito que na verdade não amam seus times, pois sabem que causaram prejuízos a eles, e mesmo assim praticam esses atos, manchando assim, não só o nome de seus times, mas sim desses esporte tão admirável.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Igor sua crônica ficou boa, apresentou argumentos e os defendeu com outros ótimos argumentos. Eu concordo quando diz que o futebol é um jogo de ganhar e perder, a final ele é um esporte como qualquer outro! Por mais apaixonado por seu time que alguém seja, isso não lhes dá o direito de "sair quebrando tudo" nos jogos. Essa é uma realidade que acontece muito no Brasil, e acho que tanto nós quanto eles deviam tomar a mesma decisão, banir os torcedores que não vão nos jogos para torcer e sim para criar baderna.

    ResponderExcluir