sexta-feira, 15 de maio de 2015

Redução maioridade penal:  Será que vai dar certo?


Atualmente está sendo muito falado sobre a redução da maioridade penal, mas será que realmente vai dar certo?  A realidade é que poucos sabem se deve aceitar, ou se daria certo. O Brasil é um país grande, que sofre muito com a entrada de jovens muito cedo na vida do crime, eles encontram nesse meio uma forma rápida de ganhar dinheiro e muito mais pratica do que um trabalho digno e honesto. Muitos consideram que isso não sege a solução, eu concordo que não seja a solução, mas ajudaria. Sem a existência da diminuição da maioridade penal, acaba que traficantes, bandido, com mais idade aproveitaram disso para poder fazer seu “trabalho” sem nenhum impedimento.

Essa tentativa não vem ocorrendo de hoje, mais sim de muito tempo. Já teve dados comprovando que os adolescentes não são os principais causadores da violência, no mundo de hoje pode até não ser, e futuramente, será que vai continuar assim? A criação dessa lei não iria proporcionar melhorias só para o agora, mas também para o dia de amanhã, afinal nunca sabemos oque pode se ocorrer. Um adolescente de 16 anos, já começa a formar cabeça e deveria sim pagar pelos seus atos. Não só os de 16, mas todos aqueles que cometem um crime, não acho que para ser preso precisa de ser maior de idade, considero que se teve aquela atitude na hora de roubar, matar e traficar tem que ser punido da mesma forma que uma pessoa maior de idade.

Não digo que quero um ato radical, mais quero sim mudança, uma pessoa que rouba, mata, estrupa, agride entre outras coisas, não importa a idade, deve pagar pelos seus atos, não pode em hipótese alguma ficar livre. O de menor, já percebe, que se ele quiser cometer esses atos ele pode, já que só no Brasil ainda não existe a diminuição. Assim eles acabam fazendo oque bem querem na hora que quiser.

Pense, questione e aja, diminuição da idade penal já! Não é só com 18 anos ou mais que se comete um crime, antes também se comete. A mudança deve acontecer, a lei deve ser posta em pratica, acredito que em grande parte aconteceria um bom resultado, afinal tudo aquilo que é bem feito, na maioria das vezes da certo. Se tem idade pra cometer um crime, tem idade para assumir os atos dele. Redução da maior idade penal, EU sou a FAVOR  e vocês, estão juntos comigo nessa?






15 comentários:

  1. Isadora, sua crônica está boa, mas você poderia ter desenvolvido melhor o assunto, já que este lhe permite um aprofundamento grande por ser muito polêmico. Estou com você, sou a favor da redução da maioridades penal, pois muitos jovens estão entrando no crime cedo, ou até mesmo servindo de cúmplices de outros criminosos, porque sabem que se forem presos em um dia, no outro já estarão soltos para continuar na criminalidade. Sabem que não serão punidos por falta de lei. Alguns entram na criminalidade por não ter oportunidades na vida, para sustentar a família, ou até mesmo por diversão. As autoridades brasileiras deveriam ser mais rígidas no assunto, fazendo leis de punição para esses menores e colocando-as em prática. Não é porque a pessoa é menor de idade, que ela pode sair matando, roubando. Por outro lado, se ela tem capacidade para matar ou roubar, ela também, mesmo sendo de menor, tem capacidade de assumir seus atos e serem punidas, independente de suas idades. Se as leis no Brasil funcionarem, a criminalidade vai diminuir, principalmente com a redução da maioridade penal, pois antes de praticar um crime, o adolescente vai pensar se convém ou não agir assim, pois ele saberá das consequencias.

    ResponderExcluir
  2. Isadora,sua crônica está boa embora você poderia ter desenvolvido muito mais o assunto,por se tratar de algo muito polêmico e que causa bastante discussão,pois alguns podem ser contra e outros podem ser a favor.Eu não concordo totalmente com você,mas também não discordo.Eu acho que muitos menores servem de cúmplice e entram para a criminalidade mais cedo já que sabem que não vão ser presos ou até mesmo punidos.Mas acho também que as cadeias brasileiras não iriam aguentar tantos presidiários e acho também que não há como um adolescente ficar na mesma cadeia que um homem adulto.Para isso teriam que construir novas prisões.Vamos esperar para ver o que será decidido.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente deixo bem claro que sou totalmente contra a redução da maioridade penal, digo e repito, não é a cadeia que vai "consertar" alguém, quem entra, sai de lá na mesma situação ou até pior. Acredito eu que para evitar mais pessoas no mundo da criminalidade é necessária uma série de projetos, que eduque os jovens que nascem nesse meio a crescer economicamente de forma honesta, e não por meio da criminalidade como muitos fazem. Em relação ao seu texto, um assunto abrangente como tal permite o desenvolvimento de mais argumentos, logo senti grande ausência de ideias que contrariam ou reforçam meu ponto de vista, mas ressalto também que seu texto não ficou ruim.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Isadora sua crônica está boa, apesar que poderia ter defendido melhor sua tese, justificando seus argumentos. Mas enfim, em relação ao tema pode deixar bem claro que sou totalmente contra a redução. Como havia dito, jovens de 16 anos ainda são muitos imaturos, não sabem o que estão fazendo, muito menos quais consequências de suas altitudes, ou seja, o que aquilo trara para seu futuro. A falta de oportunidade está relacionada diretamente com a violência, investir na qualidade do Ensino Fundamental, combater a evasão escolar e tentar oferecer alguma perspectiva para o jovem, como qualificação técnica, por exemplo, são ações que podem ajudar a mudar o quadro, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  6. Isadora gostei bastante de sua crônica, mas poderia ter defendido melhor sua tese e também justificado melhor seus argumentos e em relação ao tema eu fico até em uma certa dúvida, mas eu apoio, pois os jovens de hoje estão cometendo crimes por incentivo e os pais normalmente os ignoram e deixa eles fazerem o que quer sem ao menos pensarem no futuro dos filhos.

    Filipe

    ResponderExcluir
  7. Apesar de alguns erros ortográficos, gostei da sua crônica, Isadora, e não acho que foi pouco desenvolvida como alega meus colegas. Por mais que a crônica tenha ficado pequena, você apresentou de forma clara e objetiva seu ponto de vista e argumentos. Em relação a redução da maioridade penal, sou totalmente a favor! Concordo que não é sendo preso que um jovem vai aprender a ser bom, mas todos devem pagar pelos seus atos, e se um jovem foi capaz de matar , roubar, traficar entre tantos outros crimes como um adulto, deve pagar pelos seus atos como um adulto também. Afinal, não é a sociedade que deve ser "punida" com um bandido nas ruas apenas por ser menor de idade.

    ResponderExcluir
  8. Isadora sua crônica ficou boa, mas você não soube desenvolver seus argumentos apesar de serem poucos, o tema escolhido é bastante polêmico, mas como já disse na crônica da Júllia eu concordo plenamente com a redução da maioridade penal acabaria com os aprendizes do crime, pois um adulto que é bandido ensina a uma criança a ser bandido a matar e roubar, então se a pena aumentar irá acabar de vez com esses vândalos, fazendo-os pagarem pelo que eles fizeram.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Isadora, sua crônica não está ruim, você apresentou bons argumentos. Como você disse os jovens brasileiros estão entrando muito cedo pro mundo do crime, mas eu não acho que a redução da maioridade penal seja a solução. Pois na minha opinião, a solução é a educação, os pais não estão dando a devida educação para seus filhos. Sou a favor dos pais que educam seus filhos com algumas palmadas,mas não com espancamentos. E uma criança tem que frequentar diariamente a escola, pois quando está na escola a criança não está fazendo coisas erradas. Os presídio brasileiro são muito cheios, e com a redução da maioridade penal ficariam cada vez mais lotados.

    ResponderExcluir
  11. Isadora sua crônica ficou boa, a estrutura estava correta, e a bons argumentos, porém em relação ao tema, eu me oponho a redução da maior idade penal, pois acredito que se haver essa redução, o crime se adequará a ela, por exemplo, se a lei reduzir para 16 anos, o crime começará a buscar os de 14, 13, etc... trazendo assim, não uma solução, mas sim um problema maior.

    ResponderExcluir
  12. Isadora sua crônica ficou boa, a estrutura estava correta, e a bons argumentos, porém em relação ao tema, eu me oponho a redução da maior idade penal, pois acredito que se haver essa redução, o crime se adequará a ela, por exemplo, se a lei reduzir para 16 anos, o crime começará a buscar os de 14, 13, etc... trazendo assim, não uma solução, mas sim um problema maior.

    ResponderExcluir
  13. Isadora sua crônica ficou boa com uma boa estrutura e argumentos relativamente bons. Pessoalmente eu acredito que a maior idade não seja a solução mais ética, pois um pais com educação e boa estrutura não precisaria reduzir a maior idade penal para que jovens parem de praticar crimes. Porém já que essa não é a nossa realidade acredito que no momento seja necessária a redução da maior idade penal, pois quem já tem idade pra roubar, matar e traficar já tem idade para ser preso.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Isadora sua crônica ficou boa, mas acredito que você poderia ter explorado mais os seus argumentos e suas opiniões, você manteve uma estrutura coerente e achei que seu tema foi muito bem escolhido e bem polêmico. Bom, de acordo com o seu, eu sou totalmente a favor da maior idade penal, acho que o jovem for preso vai ter a lição que merece e vai aprender a ser bom e acho que se os adultos que matam, roubam pagam pelos seus atos, os jovens também devem pagar pelos seus atos, porque isso é injustiça e está totalmente errado.

    ResponderExcluir