sábado, 2 de maio de 2015

Vida Terrestre X Vida Espacial

          
          Imagine que é um lindo dia de sol e você está passeando em um belo jardim, até que algo vindo do espaço, simplesmente despenca sobre sua cabeça. Sim, parece filme, mas é algo que pode vir a se tornar realidade. Lançado no dia 28 de abril deste ano, o Progress M-27M é um foguete de 2,5 toneladas que foi mandado para o espaço para levar suprimentos para astronautas. Tudo ocorria bem, até a Agência Espacial Russa perder o controle da nave. Agora ela vem a toda velocidade em direção à Terra e não se sabe que lugar irá atingir.
          
        Agentes espaciais estimaram sua queda para algum dia entre 7 e 11 de maio, mas sem estimativas sobre o local que será afetado pelo foguete. Por mais que a probabilidade deste cair em áreas marinhas seja muito grande, o medo cerca a população mundial, que teme ser atingida pela nave descontrolada.

       A perda de controle da nave por parte dos agentes espaciais russos é incabível e nunca poderia ter ocorrido. Nossas tecnologias humanas presentes no espaço são extremamente importantes para o mundo, mas nunca deve correr o risco de afetar a vida terrestre de forma negativa e por falta de competência destes agentes, pode ser que aconteça. Afinal, tal nave pode acertar uma vila com pessoas inocentes e boas. Um centro importantíssimo de pesquisa. Uma floresta onde habitam diversos animais. Pode acabar com vidas, com áreas preservadas, ou pode cair apenas em uma parte do oceano ou em algum deserto. Tudo será decidido apenas pela sorte, nada poderemos fazer para nos proteger contra o descontrolado Progress M-27M.

       Sorte. É algo extremamente relativo para ter vidas em suas mãos. Dependeremos da sorte? Dependeremos dela para sobreviver? Ela irá decidir se a nave atingirá uma vida humana ou não? Este poder não deveria caber a tal. Nunca deveríamos ter de contar com a sorte para não sermos atingidos por um foguete espacial, tudo deveria ser extremamente controlado para que desastres não ocorram e um erro como este nunca deveria ocorrer entre agentes espaciais. A competência destes profissionais precisa ser colossal, de forma que erros como estes nunca ocorram, mas deixou muito a desejar quando se trata do lançamento deste foguete. Agora só nos resta esperar.

       Nada poderá ser feito para evitar a queda dessa nave. Agentes espaciais se esforçam para tentar controlar o foguete, mas ele atingirá a terra e tudo que podemos fazer é nos prevenir para que um desastre como este não volte a ocorrer, exigindo extrema competência dos profissionais da área que tudo devem fazer para não perder naves de seu controle. A vida espacial é extremamente interessante, mas a terrestre merece uma maior atenção de nossa parte. Que de agora em diante, dediquemo-nos mais a ela, para que apenas quando tivermos certeza da segurança de tal, levarmos à diante os investimentos e conquistas espaciais.


10 comentários:

  1. Embora pequena, você fez uma bela crônica Yara. Você foi objetiva, concisa, apresentou bem o tema, criou uma bela tese sobre ele e também foi implacável na argumentação, apesar do assunto escolhido não gerar muitas polêmicas. Quer dizer, não acho que vamos encontrar muitas pessoas favoráveis à queda de um foguete que coloca a "mando" da sorte, sua vida. Mesmo assim, seus argumentos foram muito bons e convincentes. Além disso, você concluiu seu texto muito bem. Só me resta parabenizá-la.

    Falando agora sobre o fato apresentado por você em sua crônica, vejo até mesmo de modo bem-humorado o ocorrido. Não é que o fato de sua vida ser motivo de sorte mereça risadas, pelo contrário, isso é um absurdo, mas sim que a incompetência dos projetadores da nave é tão grande, que me causa risos o fato deles fazerem parte de projetos tão importantes e decisivos para os seres humanos. É realmente inacreditável. Algo que, como você mesma diz, parece cena de filme.

    ResponderExcluir
  2. Yara, você fez uma boa crônica, sendo objetiva e trazendo um tema que parece cena de filme. Seu tema não causa muito o interesse do leitor, mas com a variedade de argumentos usados por você, foi possível ter mais interesse pelo seu texto usando argumentos convincentes para concretizar sua tese.
    Otávio

    ResponderExcluir
  3. Yara,parabéns por sua crônica.Embora seja um assunto difícil de levantar opiniões e discussões,você se saiu muito bem.Concordo com você,é muito estranho estamos dependendo da sorte para que esse foguete caia longe de nós e não cause nenhuma tragédia.Realmente parece ser cena de filme,mas infelizmente é realidade.Mais uma vez,parabéns pela crônica.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Yara, sua crônica ficou muito boa.Você apresentou muito bem sua opinião e seus argumentos, você foi bem objetiva, apresentando seu ponto vista bem claramente e o assunto apesar de um pouco diferente foi muito bem escolhido. Bom, como podemos ver de acordo com o texto ocorreu a perda do controle da espaço nave, mas pra mim isso não é falta de controle e sim falta de profissionalismo. A única coisa que devemos fazer agora é esperar aonde a nave vai cair, esperamos que caia em lugar fora de perigo para a sociedade. É difícil acreditar que estamos nessa situação.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Yara, sua crônica ficou muito boa, você expressou muito bem seus argumentos, fez uma boa introdução e o assunto é bem interessante, ja que uma nave pode cair sobre nossas cabeças, realmente parece uma cena de filme mas, é algo que pode acontecer na vida real, como eu desconheço o assunto, não entrarei em detalhes, porém é inacetável que uma falha tão grave dessas possa colocar em risco a vida de qualquer um de nós, eu acredito que a chance de uma nave dessas cair sobre nossas cabeçar é muito pequena, ja que a probabilidade de cair em oceano é muito grande, porém é possível e a falta de sorte pode castigar qualquer um de nós, ou eu diria, a incompetência de outros!

    ResponderExcluir
  6. Yara,creio que você soube soube explorar muito bem o tema de sua cronica, uma vez que ela não ficou enjoativo de se ler, pois você foi objetiva,clara e concisa em seus argumentos e tratou de um assunto que chama a atenção de nós, visto que neste exato momento qualquer tipo de vida existente na Terra está ameaçada,vitima de uma certa incompetência desses agentes espaciais russos que foram irresponsáveis no lançamento do foguete, parece que houve uma fata de verificação por parte desses antes de oficializarem o lançamento, e claro, não pensaram na vida terrestre primeiramente, pois assim como você disse, é a unica forma para fazerem uma bobagem dessas, e eu sinceramente espero que daqui para frente os agentes espaciais do mundo todo se preparem melhor para este tipo de situação e principalmente que pensem na vida terrestre, antes de tomarem tais atitudes. Com relação a gramatica e linguagem usadas no texto, despensa comentários, apresentou um vocabulário bem desenvolvido, praticamente não houve erros de gramatica e concordância, alem de você ter usado uma linguagem muito bem desenvolvida sem ficar difícil para o entendimento do leitor, enfim só me resta lhe parabenizar pelo seu ótimo trabalho!.

    ResponderExcluir
  7. Yara, seu texto ficou muito bom. Você soube escolher que palavras seriam usadas e encaixar perfeitamente no seu texto não deixando confuso ou cansativo de ler, explorou muito bem o tema, deixando claro seus argumentos. Precisamos mesmo ter muita sorte que essa nave caia longe de nos e que principalmente em um lugar que não traga danos para muitos. A perca de controle realmente é algo muito curioso e essa perca de controle que houve pelos criadores pode gerar muitas consequências. Então com isso tudo só resta te parabenizar pela ótima cronica!

    ResponderExcluir
  8. Yara, tenho que parabenizá-la pela ótima crônica, visto que apresentou muito bem seus argumentos, apresentou uma ótima tese e defendeu-a sendo muito objetiva e clara. Sobre o tema escolhido não tenho muito a dizer, mas realmente é uma falha enorme causada pelos russos, algo que não poderia ocorrer, podendo colocar vida de muitas pessoas em risco, como você mesmo disse ''parece filme, mas é algo que pode vir a se tornar realidade''

    ResponderExcluir
  9. É algo muito difícil de se acreditar, uma vez que ninguém imagina onde poderá cair esta nave. Temos que torcer para que caia em um lugar deserto, pois caso contrário, seria mais tragédia.
    Quanto ao texto, está muito bom, bem estruturado e com ótima escolha de tema, você foi bem clara e objetiva ao ponto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Yara meus parabéns sua crônica ficou muito boa, o tema foi muito bem escolhido com um título bem chamativo, argumentos muito bem utilizados e com sua opinião muito bem colocada no texto, eu não tenho muito ao que falar sobre sua crônica, todas minhas opiniões já estão representadas no texto

    ResponderExcluir