quinta-feira, 28 de maio de 2015

Um problema longe de ser resolvido


        Um assunto cada vez mais comentado no Brasil é o superlotamento de pessoas nos corredores dos hospitais públicos, esperando o atendimento, que demora a chegar. De acordo com pesquisas feitas, mais de 60% dos hospitais públicos do Brasil estão sempre lotados, com pessoas que demoram horas para receberem o atendimento. A falta de apoio do governo é um grande causador disso, pois também é evidente a falta infra-estrutura nesses hospitais.

O Ministério da Saúde reconhece as condições precárias dos hospitais públicos, e diz que investirá nas construções de mais hospitais e postos de saúde, e que incentivará a formação de médicos, e na melhora da oferta, para melhorar o atendimento dos hospitais. O Tribunal de Contas da União fez uma fiscalização em 116 hospitais e pronto-socorros do país, e em 64% ocorrem superlotações diariamente, e em 80% dos hospitais faltam médicos, enfermeiros e os equipamentos necessários.

            O levantamento do TCU verificou que 77% dos hospitais mantém leitos desativados porque não há equipamentos mínimos, como monitores e ventiladores pulmonares; em 45%, os equipamentos ficam sem uso porque faltam contratos de manutenção e 48% sofrem com deficiência de instrumentos e móveis básicos para prestação dos serviços. O Tribunal de Contas encaminhou o relatório ao Ministério da Saúde e vai continuar acompanhando a rede pública nos próximos anos.

A situação enfrentada por essas pessoas, que esperam horas para serem atendidas, é realmente agonizante, e precisa urgentemente melhorar em vários aspectos. O governo precisa investir na infra-estrutura dos hospitais e dos postos de saúde, a condição de vida do povo brasileiro não pode continuar do jeito que está. Onde está a colaboração do governo para melhorar as condições de vida do povo brasileiro?





Bruno Ferreira

13 comentários:

  1. Bruno,creio que voce fez um texto comentado,uma vez que,expressou minimamente a sua opinião,poderia deixar a sua marca ao longo do texto, convencendo o leitor dos argumentos tratados,mas você, não fez isso e expôs a sua opinião,a qual foi muito fraca,somente no ultimo paragrafo que ainda ficou pequeno.Com relação ao tema, acho que foi bem escolhido,é realmente inadmissível que a situação dos nossos pacientes de hospitais públicos e postos de saúde, fique do jeito que está, esperando horas e horas para serem atendidos e quando são atendidas muitas vezes, recebem um atendimento de qualidade duvidável, concordo plenamente com você,o governo brasileiro precisa já, melhorar e investir na estruturas de nossos postos públicos de saúde no Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, infelizmente você não foi feliz em seu texto, o qual não digo ser uma crônica, mas sim uma notícia comentada. Ao invés de expor seu ponto de vista e comentar sobre ele, você se limitou somente em expor sua opinião com relação ao tema apresentado. Logo, creio que você não conseguiu desenvolvê-lo muito bem, uma vez que fugiu da estrutura da crônica argumentativa. É uma pena, pois o assunto escolhido por você foi maravilhoso, e permitia uma grande exploração. Se você tivesse se empenhado um pouco mais em desenvolver e argumentar sobre este assunto, não tenho dúvidas de que iria fazer uma bela crônica.

    Mudando de assunto, a situação exposta por você em seu texto é inadmissível. O Brasil é um país com uma das maiores taxas de impostos e mesmo assim a população vive em total carência, não tendo acesso até mesmo aos recursos básicos e vitais de saúde. Fico realmente indignado quando vejo situações dessas. Estou certo de que esteja algo muito errado ocorrendo nos governos, já que o dinheiro dos impostos para que os investimentos sejam feitos chega, porém, não retornam em prol da população... Então, para onde eles vão? Talvez para contas bancárias de corruptos...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bruno, o seu texto não é uma crônica e sim uma notícia comentada, pois você apenas apresentou o assunto e o comentou, fazendo com que ele perdesse as características de uma crônica argumentativa.
    Em relação ao assunto escolhido por você, é ótimo, porque mostra a triste realidade do Brasil, um País que diz estar se desenvolvendo, mas que a meu ver está regredindo em algumas áreas, principalmente na saúde, uma das áreas mais importantes. Onde será que está o dinheiro para construir novos postos de saúde, comprar mais remédios, uma nova aparelhagem e contratar mais médicos? Vemos muitos casos de pessoas que não têm condições de pagar uma consulta médica e que não podem comprar os remédios necessários para sua recuperação. É um absurdo ver que pessoas ficam sem serem atendidas por falta de médicos, porque estes estão limitados com a falta de aparelhos necessários. Em alguns casos, a pessoa é atendida, mas não tem dinheiro para comprar os remédios e estes não estão disponíveis nas farmácias populares. Pagamos altos impostos e esse dinheiro deveria ser investido para benéficos à população, principalmente na saúde. Mas infelizmente isso raramente acontece e quando acontece é o mínimo que é investido, pois a maior parte vai para o bolso de políticos corruptos. Espero que essa situação mude, porque quem elege os governantes é o povo acreditando que estes cumpram suas promessas de campanha, e se não cumprirem e a população resolver anular seus votos, não conseguirão ser eleitos.

    ResponderExcluir
  6. É algo realmente vergonhoso a situação dos hospitais brasileiros. É inacreditável que uma área tão importante para a população, que literalmente, salva vidas, receba tanto descaso. Espero que a situação da saúde brasileira se resolva o mais rápido possível, pois o caso é urgente.
    Em relação ao texto, não foi bem desenvolvido, já que você não desenvolveu uma crônica, mas sim apresentou fatos e depois expôs sua opinião de forma sucinta, sem apresentar argumentos.

    ResponderExcluir
  7. Bruno, seu texto não ficou ruim, mais poderia ter sido melhor desenvolvido, dando mais argumentos ao tema.
    Em relação ao tema, é vergonhoso o estado da saúde brasileira. Hospitais sem capacidade de receber pacientes, pessoas ficam "jogadas" pelos corredores a fora, como se não fosse gente.Isso precisa se resolver urgentemente, já que é uma área muito vitorioso, afinal deve ser um orgulho salvar a vida de alguém. Pagamos altos impostos e merecemos uma saúde melhor, essa triste realidade tem que mudar, não da ´ra ficar muito mais tempo nessa.

    ResponderExcluir
  8. Bruno seu texto ficou bom mas poderia ter sido melhor, você escolheu um tema que permitiria uma argumentação e desenvolvimento muito maior no entanto você somente comentou.
    É vergonhosa a situação da maioria dos hospitais do nosso país, pessoas (como retrata a imagem) no chão porque não tem quartos disponíveis e as vezes não podem ser atendidas porque não tem médicos ou ficam em uma fila imensa. Esse é o nosso Brasil infelizmente.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela escolha do tema, a saúde brasileira deve chamar a atenção de todo país. Um país em desenvolvimento, que cobra altas taxas de impostos devia fornecer a população saúde de qualidade, mas não é isso o que ocorre, e sim totalmente o oposto. E é devido a essa situação que pela escolha do tema, você tinha grandes chances de fazer um ótimo texto, com sua opinião, seus argumentos e vários dados, mas infelizmente você não soube fazer isso, criando um texto com poucas informações e argumentos.

    ResponderExcluir
  10. Bruno sua crônica não está ruim e nem boa, pois você citou o tema e colocou apenas sua opinião e não há desenvolveu com vários argumentos plausíveis, já em relação ao tema acredito eu que a saúde do Brasil nunca será tratada da maneira correta, pois as dificuldades que o povo brasileiro sofre nas filas de hospitais e postos para um simples atendimento é uma coisa que choca bastante, a demora é tanta que muitas vezes ocorre mortes nas filas, então espero que o Brasil reforce a nossa saúde.
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  11. Bruno, após a escolha de um belo tema, você pecou na construção de seu texto, pois com um tema polemico e discutível, você não tirou proveito disso, e acabou fazendo somente um comentário a notícia, e deixando de apresentar seu argumentos. E como já disse anteriormente, foi uma feliz escolha, pois vivemos essa triste realidade no país, para o qual pagamos altíssimos impostos, e não vemos retorno, o que é uma situação deplorável, pois devido a isso vemos a saúde do jeito que esta, a segurança largada, e a educação publica, não preciso nem citar, então o que tenho a dizer é que isso é uma VERGONHA!!

    ResponderExcluir
  12. Bruno, você não criou uma crónica e, sim pegou uma notícia e comentou. Você soube escolher o tema, esse tema sempre gera muito discussão.
    A respeito ao tema, o Brasil cobra imposto avantajados a população, mesmo assim a população vive em situações de saúde precária. Vejo hospitais depredados e ,doentes nos corredores, precisando de atendimento so que não consegue. Eu ainda não desistir desse país, ainda tenho esperança que o Brasil não vai ser um país so conhecido pelo futebol, mas também por saúde e educação.

    ResponderExcluir
  13. Bruno, você não criou uma crónica e, sim pegou uma notícia e comentou. Você soube escolher o tema, esse tema sempre gera muito discussão.
    A respeito ao tema, o Brasil cobra imposto avantajados a população, mesmo assim a população vive em situações de saúde precária. Vejo hospitais depredados e ,doentes nos corredores, precisando de atendimento so que não consegue. Eu ainda não desistir desse país, ainda tenho esperança que o Brasil não vai ser um país so conhecido pelo futebol, mas também por saúde e educação.

    ResponderExcluir