Ver crianças desenhando é uma das coisas mais apaixonantes
que podemos presenciar... Qualquer rabisco vira um castelo, uma paisagem, uma
família e por aí segue um mundo completamente fantasioso que, na maioria das
vezes, fazem questão de compartilhar com os adultos.
A King’s College, uma universidade britânica de
grande reputação acadêmica no ramo da comunicação infantil, divulgou um estudo que
afirma que a maneira como as crianças desenham aos quatros anos de idade pode ser
um indicador futuro da sua inteligência.
A pesquisa durou por volta de dez anos, e se iniciou quando
pesquisadores pediram a 7752 gêmeos que desenhassem uma criança. Depois, eles
classificaram os rabiscos de acordo com o número de elementos presentes, tais
como cabeça, pernas, mãos e pés. Os desenhos mais complexos e com mais atributos físicos tiveram pontuação maior. Junto aos desenhos, os pesquisadores aplicaram
testes de inteligência às crianças. Os mesmos testes foram repetidos quando os
meninos e meninas completaram 14 anos, e foi encontrada uma forte ligação entre
os desenhos e os resultados obtidos uma década depois.
O método é conhecido como teste do desenho da figura
humana, criado nos anos 1920 para medir a inteligência de crianças. A
coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden, afirma que “desenhar é um
comportamento primitivo, que data de 15 mil anos atrás. Por meio do desenho,
tentamos mostrar a outras pessoas o que se passa em nossa mente. Essa
capacidade de reproduzir figuras é exclusiva dos humanos e um sinal de
habilidade cognitiva. Algo similar à escrita, que transformou a capacidade da
espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização."
O fator genético também ficou explicitado na
pesquisa, visto que os gêmeos idênticos compartilhavam desenhos muito
parecidos, com uma estrutura extremamente semelhante. No entanto, os gêmeos não
idênticos apresentavam desenhos diferentes, sem relação entre um e outro.
A pesquisadora alerta que os pais não devem se
preocupar se as crianças desenharem mal, pois há outros fatores que determinam
a inteligência, como genéticos e ambientais. Contudo, ela reforça que os
desenhos de crianças são ferramentas poderosas, pois a partir deles, podemos
perceber vários aspectos das crianças, já que o desenho é uma das primeiras
formas de comunicação humana.
Júlia Fernandes Sousa - 9º ano
O texto é muito interessante, já que me fez refletir sobre uma questão que não havia parado para pensar, apresenta todas as informações necessárias para o entendimento do tema tratado e o uso das imagens tornou o conteúdo mais atrativo. Concordo com os dados que foram apresentados na pesquisa, pois acredito que o desenho de uma criança de quatro anos pode refletir a inteligência que ela possui, porque através dos rabiscos mostram às outras pessoas o que se passa em suas mentes e quanto mais detalhes, maior será o número de informações proporcionadas. Também acredito, como foi citado, que esses desenhos não podem ser o único instrumento analisado, já que a genética e o ambiente influenciam muito, um exemplo, comprovado pela ciência, é que pessoas com os mesmos tipos de genes podem ter características diferentes devido a fatores externos e a personalidade também depende muito do ambiente em que convivemos. Ou seja, as características de um organismo são resultados da ação conjunta do gene e do ambiente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEssa reportagem é muito interessante, pois eu não sabia sobre esse teste com crianças, sempre soube que o desenho era muito importante e que não seria bastante insentivado nas escolas atoa. Um detalhe que vejo a partir desse tema é que muitas mães sem saber dessas informações não incentivam suas crianças, mas nem sempre por imprudêcia ou por ser uma mãe ruin e sim pelo desconhecimento ou pela falta de tempo decorrente da carga horária de trabalho.Por último gostaria de deixar claro que acho um ótimo incentivo.
ResponderExcluirAdorei esse texto, já tinha um conhecimento raso sobre o assunto e agora com essas informações pude ampliar meu conhecimento sobre o tema. Os desenhos na infância são muito importantes mesmo, tanto que são incentivados pela escola e permitem adquirimos coordenação motora, além de serem indicadores de inteligência.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO texto chama a atenção por não só ter sido bem escrito, como também por apresentar um tema muito interessante, que nos mostra a importância de cada etapa que passamos em nossas vidas. Um desenho infantil que para muitos pode parecer insignificante pode nos ajudar a desenvolver nossa habilidade motora e ser até mesmo um indicador de nossa inteligência, como visto. Por isso é importante que tenhamos consciência que quaisquer atividades que nos são propostas podem sim ter algum objetivo, sendo assim vale não as menosprezar.
ResponderExcluirO texto aborda um fato muito interessante. Quando desenhamos estamos desenvolvendo nossa capacidade motora, além disso, ao desenhar a criança também imprime suas ideias e sentimentos. O desenho infantil pode dar pistas de como o raciocínio da criança está estruturado, por isso as crianças devem ser incentivadas a desenhar com maior frequência.
ResponderExcluirO texto trata de um tema legal, visto que o desenho de algo tão corriqueiro tornou-se base de uma pesquisa que durou anos, a comunicação humana é algo muito complexo que tem de ser estudado, pois com estudos como esse pode-se saber mais sobre as nossas eras mais primitivas, e como, além dos desenhos, era a comunicação. Foi muito bom aprender sobre algo que eu não tinha conhecimento algum.
ResponderExcluirO texto é de fato muito interessante e de grande importância não só para os pesquisadores que concluíram uma descoberta de tal importância, após tantos anos de pesquisa, como também para aquelas famílias que acreditam que os desenhos infantis são inúteis e sem importância alguma. A descoberta serviu para mostrar para muitas mães, que não incentivam e não auxiliam seus filhos, a importância do desenho na infância e sua utilidade no desenvolvimento da criança. Apesar disso, como dito pela pesquisadora, o desenho de uma criança não é o único fator que pode determinar sua inteligência, ela pode também ser determinada pela genética e pelo ambiente em que a criança vive.
ResponderExcluirAssim como alguns dos meus colegas, já havia ouvido dizer algo sobre esse assunto, mas o texto, que ficou muito bom por sinal, sabendo apresentar e aproveitar bem o assunto, apresenta um lado dessa questão no qual me fez refletir muito e pensar encaixando todas as ideias e vendo a real importância de um desenho, mesmo que este seja um simples rabisco. Parabéns pelo seu texto Júlia.
ResponderExcluirO assunto é muito interessante, pois trás fatos comprovados por pesquisas que poucas pessoas conhecem. O texto foi muito bem estruturado, e apresentou todas as informações necessárias.
ResponderExcluirLavínia Sant'Anna
Adorei o texto, me fez refletir sobre algo que eu nunca havia pensado, fazendo da escolha desse tema inusitada, a imagem torna-o atraente e divertido de se ler.
ResponderExcluirObrigada a todos pelos elogios. Fico feliz em saber que fiz um texto com um tema que vocês consideraram interessante e que possibilitou um maior conhecimento na área para todos.
ResponderExcluir