sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Deslizamento de terra na Índia

Na quinta-feira desta semana, ocorreu um deslizamento de terra em um povoado no Oeste da Índia. O desastre aconteceu na madrugada do dia 31 de Agosto e até o momento foi constatado que 148 pessoas morreram nessa tragédia.
A causa do acidente foi devido a forte chuvas na área que acabaram causando o soterramento de quase todas as casas que existiam na localidade, restando apenas 7 edifícios de pé para contar história. Como o desastre ocorreu em um momento que todos dormiam em suas casas, não houve como muitas pessoas escaparem com vida, sendo que até o presente momento só foram resgatadas 8 pessoas, devido ao fato de serem encontradas após as primeiras horas que ocorreram os desabamentos.
Os órgãos responsáveis para ajudar as pessoas que acabam sendo vitimas dessa tragédia trabalham lentamente, devido a grande quantidade de lodo e chuva que existe no local do ocorrido.
O acidente se agravou ainda mais devido as construções do local possuírem uma infraestrutura muito ruim, além de não possuir manutenção.
Os deslizamentos de terra e inundações ocorrem com frequência na Índia devido as temporadas de chuvas provocadas pelas monções na Índia e um caso parecido com esse ocorreu a cerca de um ano no norte do país onde 580 pessoas morreram e 5700 pessoas desapareceram nesse acidente.

Para ler mais sobre o assunto acesse: TERRA e G1.

13 comentários:

  1. A reportagem em questão é diferente diferente das demais postadas,pois se trata de uma catastrofe anual natural que assola a Índia no período das monções e não de conflitos entre países, envolvendo a economia de ambos que são as mais reportadas pela mídia atualmente. Mesmo as monções sendo devastadoras causando a destruição e deixando as cidades alagadas esse fenômeno é crucial para a economia indiana voltada principalmente pra agricultura.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O clima de monções faz parte da vida de todos os indianos e populações mais tradicionais do sul da Ásia, principalmente nas zonas rurais, onde as atividades têm seu ritmo basicamente ditado por esse clima. As monções dividem o ano em duas estações, uma muito seca e a outra com chuvas torrenciais. Tudo isso ocorre pela ação dos ventos que durante o inverno asiático (de dezembro a fevereiro) carregam consigo toda a umidade formada na atmosfera do continente para o oceano, o que deixa o ar no território extremamente seco. Já no verão (de junho a agosto), com a mudança das áreas de maior pressão atmosférica com as de menor pressão, os ventos mudam de sentido e passam a "levar" a umidade formada no oceano para o continente, provocando um período de cheias e fortes chuvas. Nesse período portanto, ocorrem, como já dito no texto e no comentário anterior, grandes catástrofes: deslizamento de encostas, destruição de pontes e estradas, que como frequentemente são noticiados provocam a morte de muitas pessoas. Por esses motivos, na minha opinião, os governos são grandes responsáveis pelo que ocorre, pois deveriam impedir que as pessoas construíssem suas moradias em zonas de risco e relocá-las posteriormente para áreas seguras. Como não há tais ações e precauções, notícias tristes assim são e continuarão sendo rotineiras, não só na Índia e nos países do sul asiático, como também no Brasil, por exemplo, onde presenciamos uma situação parecida e ainda mais grave, na qual 916 pessoas morreram e outras 345 ficaram desaparecidas na Zona Serrana do estado do Rio, em janeiro de 2011, também vítimas de deslizamento de terra.

    ResponderExcluir
  4. A Índia depende das chuvas das monções para sustentar sua produção agrícola, um setor que emprega, direta ou indiretamente, dois terços dos trabalhadores do país. No entanto, inundações e avalanches também são presentes nesse tipo de clima. Como o Gabriel mencionou, os governos são grandes responsáveis pelo que ocorre, pois deveriam impedir que as pessoas construíssem suas moradias em zonas de risco e colocá-las em lugares seguros.

    ResponderExcluir
  5. Na Índia é muito comum com o clima de monções, assim juntando-se com o fato de muitas casas na Índia, assim como em outros países, possuírem um projeto de arquitetura e engenharia feito de forma precária, consequentemente a tendencia é de ocorrerem cada vez mais catástrofes como essas. Isso só vai melhorar a partir do momento em que o governo começar um programa de inspeção à essas construções, já que as chuvas de monções são inevitáveis.

    ResponderExcluir
  6. Por esses motivos, na minha opinião, os governos são grandes responsáveis pelo que ocorre, pois deveriam impedir que as pessoas construíssem suas moradias em zonas de risco e relocá-las posteriormente para áreas seguras. Como não há tais ações e precauções, notícias tristes assim são e continuarão sendo rotineiras, não só na Índia e nos países do sul asiático, como também no Brasil, por exemplo, onde presenciamos uma situação parecida e ainda mais grave, na qual 916 pessoas morreram e outras 345 ficaram desaparecidas na Zona Serrana do estado do Rio, em janeiro de 2011, também vítimas de deslizamento de terra.

    ResponderExcluir
  7. Já que o clima de monções é comum na índia e causa anualmente muitas catástrofes e mortes, o governo deveria fiscalizar as moradias irregulares e em lugares de riscos pois assim impediria a mortes de varias pessoas. Esse clima de monções é favorável também pois a índia é um país agrário e que emprega grande parte da população nesse área

    ResponderExcluir
  8. Como já dito, não há outra solução a não ser a fiscalização do governo nessas áreas de risco, não deixando pessoas construírem lá, ele deve preparar sua população para o que irá acontecer, pois essas chuvas que causam tantas catástrofes já são previstas, mas a mesma também é necessária sendo muito importante para a produção agrícola da região.
    Lavínia Sant' Anna

    ResponderExcluir
  9. E novamente um acidente causado pelas chuvas mata centenas de pessoas e deixa milhares desaparecidas, é claramente uma situação de imprudência tanto do governo quanto dos moradores da região, do governo pelo fato de que é obrigatório principalmente em épocas de chuva a fiscalização de áreas de risco, e também imprudência por parte da população construir perto de encostas que correm risco de cair com as fortes chuvas das monções. O serviço de resgate tem que ser feito com todo o cuidado possível, pois tem vidas em jogo, mas também o trabalho tem de ser agilizado, pois o corpo não aguentaria nessas condições hostis.

    ResponderExcluir
  10. O clima de monções que possui seus lados positivos como o aumento da produção agropecuária, mas pode ajudar a causar vários problemas como o que a nossa colega Carolina citou, vale salientar inclusive que o número de mortos foi tão alto porque como o deslizamento ocorreu de madrugada, não houve como os moradores saírem de suas casas.

    ResponderExcluir
  11. Na Índia os desastres naturais já são tidos como "normais" em vista de seu clima de monções que contribui para isso. Em 1839 ocorreu o que ficou conhecido como o “Ciclone da Índia”, este ciclone causou uma onda de 40 metros,e matou 20 mil pessoas por afogamento e outras de 300 mil também perderam a vida. O que percebemos é uma deficiência na proteção em relação a esses desastres, é claro que não há como evitá-los, porém o país deveria ser mais bem preparado para se proteger deles.

    ResponderExcluir
  12. Na Índia há a presença do clima de monções que provoca uma temporada de chuva, a qual contribui com a agricultura, que é uma importante atividade econômica da região, mas também gera inundações e deslizamentos de terra. Esses desastres naturais, frequentemente, provocam inúmeras mortes e o soterramento de praticamente todas as construções da região afetada, por causa do estado precário das infraestruturas e falta de manutenção.
    O governo tem o conhecimento de que as inundações e os deslizamentos ocorrem em determinado período e região e por isso é possível ele prevenir e se preparar para minimizar os efeitos. Através da fiscalização das construções, plantio de gramíneas em encostas para segurar a terra e elaboração de planos emergenciais para avisar e socorrer as pessoas é possível diminuir o impacto desses problemas na sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Durante as temporadas de chuvas na Índia, são frequentes os deslizamentos de terra, na qual para reduzir os incidentes, o governo deveria tomar medidas eficientes, como aumentar a fiscalização e impedir que famílias construam suas casas em áreas de risco e recolocá-las em áreas seguras. Além disso, a falta de infraestrutura e o desmatamento contribuiu para que muitas pessoas ficassem soterradas e morressem enquanto ainda estavam dormindo. Mas apesar das catástrofes esse fenômeno natural é fundamental para a economia indiana, que é voltada principalmente para a agricultura.

    ResponderExcluir