Nas últimas semanas, ressurgiu um dos vírus mais letais que conhecemos: o Ebola. Depois de dois anos sem dar sinais, ele apareceu novamente no oeste africano. Até agora matou 1.069 pessoas, segundo balanço divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta quarta-feira (13) em quatro países (Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria).
Acredita-se que o hospedeiro natural do Ebola seja o morcego, do tipo frutífero. Ele transmite a macacos e a contaminação humana se dá pelo contato com esses animais. Entre os homens a transmissão ocorre por meio de sangue, saliva, suor, urina, vômito e fezes.
Uma das várias vítimas foi uma menina de dois anos de idade que morava em Guiné. Ela apresentou febre, vômito e diarreia. Quatro dias depois estava morta. Depois disso o Ebola se alastrou. Semana passada o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos deu um alerta: as viagens para Guiné, Serra Leoa e Libéria são de extremo risco, já que fronteiras foram fechadas, aulas foram suspensas, funcionários públicos entraram em férias devido ao enorme problema.
A situação nos países que já registraram a doença está tão crítica que profissionais encarregados de cuidar dos doentes já estão tendo demonstrações de agressividade de familiares das vítimas que culpam médicos e enfermeiros pela epidemia e a impossibilidade de conte-la. Infelizmente o que eles não sabem, ou fingem não saber é que esse vírus já atingiu mais de 100 profissionais e alguns foram colocados em quarentena após terem tratado pacientes com Ebola.
Uma melhoria de infraestrutura sanitária ajudaria um pouco já que o Ebola surge principalmente em áreas miseráveis, e o continente africano carece de ajuda. Isso é extremamente ruim já que o Ebola é bastante contagioso, perigoso e mortal. A taxa de mortalidade varia entre 50 % e 90 %, pois o vírus destrói vasos sanguíneos e alguns até chegam a sangrar pelos poros.
Revista Veja
Marcadores
ALTERNATIVAS DE TRABALHO COM LEITURAS OBRIGATÓRIAS
(2)
AULAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO
(12)
CARTAS
(3)
CRÔNICA
(2)
Crônicas do 8º
(34)
DEBATE
(2)
DISSERTAÇÃO
(2)
g
(1)
GÊNEROS TEXTUAIS
(3)
INFORMATIVO
(4)
INJUNTIVO
(3)
LEITURAS DO 7º
(9)
LEITURAS DO 9º
(94)
NARRATIVA
(3)
NOTÍCIA
(2)
PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO
(2)
POEMA
(2)
PROPAGANDA
(1)
RECREIO
(3)
RELATO PESSOAL
(1)
RESENHA
(1)
TEATRO
(4)
TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
(2)
TICS
(5)
Fernanda, o assunto é muito interessante, pois atualmente os profissionais de saúde e as autoridades de todo o mundo estão preocupados com medo que esse vírus se espalhe. Em relação à crônica, você poderia ter dado mais opinião a respeito do assunto, para que o seu texto tivesse realmente as características de crônica argumentativa e não de uma notícia. Parabéns, você escolheu um assunto que está sendo muito comentado em todos os meios de comunicação.
ResponderExcluirFernanda, eu achei que a crônica precisava mais de argumentos e opiniões, mas fora isso o assunto é ótimo já que é muito falado no mundo todo, por causa dessa doença que é de extremo risco e é letal. Parabéns.
ResponderExcluirSeu assunto escolhido foi ótimo Fernanda. Porém, você somente apresentou informações, somente trouxe dados e explicações sobre o Ebola e a situação que a África está passando devido à ele. Você praticamente não apresentou sua opinião,não expôs o seu ponto de vista. As informações que você nos trouxe sobre o que o Ebola está causando na África e com as pessoas, são muito críticas, muito ruins. Você poderia ter apresentado sua opinião sobre isso e argumentos para nos convencer, tal assunto lhe proporcionava uma profunda exploração. Aliás, a crônica é argumentativa, ou seja, não podemos apresentar somente fatos, temos que opinar sobre eles, tentar convencer o leitor.
ResponderExcluirFernanda, seu texto ficou bom, embora não esteja dentro do padrão de uma crônica argumentativa, pois eu pelo menos não vi seu ponto de vista, somente fatos e informações. Um assunto tão abrangente e tão interessante merecia opiniões, para que assim, possa virar uma real crônica argumentativa. Em relação ao assunto de seu texto, foi muito bom!! Ele nos mostra de como o tratamento de esgoto, por exemplo, é muito importante para que não haja doenças que prejudique toda a sociedade e confesso que estou muito assustada com o número de mortos que esse vírus podem causar.
ResponderExcluirFernanda, o assunto escolhido é muito bom. Porém, você deveria ter desenvolvido mais sua opinião e ter apresentado mais argumentos, para que tenha uma crônica argumentativa. O tema abordado é muito importante para a sociedade, pois se trata de um vírus que poderá se espalhar por todo o mundo. A África é o continente mais pobre do mundo, onde estão quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria, levam esta região quase ao caos total.
ResponderExcluirGostei Muito da sua crônica, porem notei baixa presença de argumentos e opiniões. Concordo com a sua opinião, acho que deveria haver uma melhora no saneamento básico.
ResponderExcluirFernanda, gostei muito da sua crônica! Parabéns! Mas senti falta da presença de argumentos e de suas opiniões uma das coisas mais importantes dentro da formação de uma crônica, vi somente explicações dadas sobre o vírus Ebola, mas achei muito interessante o assunto abordado.Bom, concordo com você essas doenças estão criticas, pois estão causando muitas mortes, e sempre devemos ficar atentos, pois elas começam com simples sintomas como febre, vômito, diarreia, mas é claro devemos sempre ter muita higiene pois elas podem se transmitir através de suor, urina, fezes etc.
ResponderExcluirO ebola é um vírus letal e rápido que vem atacando toda a África, e deve ser um assunto discutido em todo mundo. Ao discutirmos o mesmo, chegamos mais próximos da solução para tal problema. Em relação a crônica, mesmo apresentando poucos argumentos, eu gostei muito, pois apresentou de modo claro o assunto.
ResponderExcluirFernanda, em relação a crônica, parabéns, tanto pelo tema escolhido, quando pelo modo que você apresentou os fatos, de modo claro, sendo possível a compreensão do assunto abordado, apesar da ausência de suas opiniões e argumentos, elementos totalmente essenciais para uma crônica narrativa. Em relação ao que está acontecendo devido ao ressurgimento e contaminação do vírus Ebola, todos nós devemos ficar atentos, pois este surge com sintomas comuns, mas pode levar a morte, por isso é necessário o investimento em infraestrutura sanitária.
ResponderExcluirParabéns Fernanda, você escolheu um assunto bem intrigante que é o vírus Ebola que está chamando a atenção de toda a população mundial, seu texto está muito bom, apresentou palavras bem esclarecedoras o que tornam seu texto de fácil compreensão. Embora você não tenha apresentado sua opinião pessoal, o que é essencial para a produção de uma crônica narrativa seu texto ficou muito bom. O que mais me intriga neste assunto é que o vírus Ebola está aparecendo com mais frequência em países africanos mais pobres, o que torna cada vez mais necessário o investimento em saneamento básico, saúde, e pesquisas para o desenvolvimento da cura desta doença tão letal.
ResponderExcluir