A atual corrida presidencial é a mais disputada dos últimos tempos, no centro dela estão Aécio Neves representando o PSDB, e Dilma Rousseff pelo PT, o candidato tucano vem com 51% dos votos e Dilma vem com 49%, com ligeira vantagem de Aécio, mas ambos de acordo com pesquisas do Ibope e do Data Folha estão empatados na margem de erro que é de 2% para mais ou para menos.
A campanha de Dilma tem como base nesses dias de comício que restam a região Sul e Sudeste, e seu objetivo é tentar diminuir a diferença para Aécio principalmente no estado de São Paulo que é gigante, enquanto o tucano está com 44% dos votos do estado, o PT leva apenas 25%. Dilma peca apenas em um fator vai deixar de lado os estados do Norte e Centro-Oeste, de acordo com sua agenda política não vai haver nenhuma visita até o dia 26 de outubro dia das eleições, apenas o ex-presidente Lula foi mandado para realizar os compromissos por lá, nesses estados o presidenciável Aécio tem vantagem conquistando vitórias em três dos sete estados do Norte e vencendo em todos os do Centro-Oeste incluindo o Distrito Federal. Já o Nordeste a vitória de Dilma é avassaladora perdendo apenas em Pernambuco.
Visto que Aécio Neves perde bastante votos no Nordeste sua campanha passará por lá e o primeiro destino é a Bahia, onde ele irá visitar a capital baiana e cidades próximas como Feira de Santana. Até o dia 26 Aécio passará pelos estados do Norte buscando votos nos estados em que foi derrotado e Centro-Oeste para reconfirmar sua vitória. Vai tentar também virar as votações no Rio Grande do Sul que estão muito acirradas, com 43% dos votos válidos destinados a Dilma e 41% para Aécio.
E nessa disputa ferrenha o Brasil está em disputa, quem será que vai ganhar? Dilma? Aécio?
Guilherme, a estrutura do seu texto ficou muito boa, porque explorou o assunto da corrida presidencialista em busca de votos, porém poderiam ser utilizados videos e imagens para deixar seu texto mais atrativo e ainda mais informativo.
ResponderExcluirEm relação ao tema, é muito importante que todos os brasileiros que vão as urnas façam uma escolha consciente, porque é o futuro do Brasil que está em jogo durante os próximos quatro anos, logo é necessário um presidente bom para administrar o nosso país-continente.
O texto apresenta uma ótima estrutura, pois está justificado, com parágrafos bem divididos e completos. Apesar de conter erros gramaticais, o conteúdo também ficou bom, mas concordo com o André que poderiam ter sido utilizados imagens para deixa-lo mais compreensível ao leitor. Nesse momento, a maioria dos brasileiros está muito ansiosa para descobrir qual será o novo presidente do Brasil, e essa escolha deve ser feita por cada um de maneira individual e com muita consciência.
ResponderExcluirProvavelmente esse será um dos segundos turnos mais apertados da história do Brasil, exemplo que comprova isso é que de acordo com os resultados das pesquisas realizadas pelo Ibope e Data Folha, os candidatos presidenciais estão muito próximos, mas nas últimas pesquisas a Dilma abriu uma diferença de 7% a mais que o Aécio, sendo que ela está com 53% dos votos válidos e ele com 47%. O resultado do primeiro turno também não possuiu grande desequilíbrio, já que a Dilma obteve 41,59% e Aécio 33,55% o que levou a ocorrer nesse domingo, dia 26, as eleições para segundo turno que envolve, pela quarta vez consecutiva, PT e PSDB.
ResponderExcluirGuilherme, parabéns pelo seu texto, realmente o tema foi muito bem escolhido, já que se trata de uma situação bastante recente e o 2° turno irá acontecer nesse domingo. Sobre a estrutura e a maneira a qual o tema foi exposto realmente eu acho que você não pecou e aprofundou de maneira correta no assunto, além de colocar pesquisas que só deixam as informações mais completas. Sobre a questão das pesquisas, eu fiz uma breve pesquisa antes de escrever e olhei em diferentes fontes e constatei que em 6 pesquisas 3 colocavam a candidata Dilma como vencedora e outras 3 colocavam o candidato Aécio como vitorioso, mas de que isso vale se no primeiro turno essas pesquisas erraram tanto. Respondendo a sua pergunta, eu espero que Aécio ganhe e sei que você também.
ResponderExcluirBoa noite Nathan Silva, você poderia, por favor, me passar os links onde você encontrou esses resultados de pesquisa? Desde já agradeço!
ExcluirNão passa para esse desconhecido não nathan.
ExcluirBoa noite senhor anônimo, porque esse preconceito comigo? Deixa o Nathan me passar sim. Estou esperando senhor Nathan.
ExcluirParabéns Guilherme seu texto ficou muito bom, você explorou bem o tema, que de fato é muito importante, já que o futuro do Brasil será decidido. As porcentagens que você acrescentou completou o texto e a estrutura ficou muito bem elaborada. Espero que as pessoas votem consciênte e que façam a melhor escolha para o país.
ResponderExcluirO tema foi muito bem escolhido já que se trata de um tema que gera muita polêmica nos dias atuais. Em relação a forma estrutural do seu texto ele ficou muito bem escrito, porém poderia ser mais explorado o meio visual com imagens e videos o que tornaria o texto mais atrativo. Sabemos que diferenças entre os dois partidos existe e são muitas, cabe aos eleitores não só eleger um candidato que melhor atende suas necessidades, mas também se colocar no lugar de outras pessoas e de acordo com seu ponto de vista e estabelecer uma posição ao candidato que representa a população brasileira.
ResponderExcluirO tema abordado no texto é muito intrigante, e varia de opinião, cada um tem o direito de escolher o seu candidato. O tema foi bem escolhido, pois é uma coisa do momento, mesmo assim fiquei um pouco intrigada com alguns tópicos do seu texto, como na parte das pesquisas apontadas, mas isso foi da sua pesquisa, então tem relação como o que você encontrou, fiquei intrigada porque o que tenho observado de pesquisas e de jornais, os números concordam com os ditos acima pela Luara. Observei também no seu texto um pouco mais de ênfase ao falar do candidato do PSDB Aécio Neves, o qual eu sei que você votaria. Mas como disse antes a escolha do candidato varia de pessoa, respeito sua opinião, mas não concordo com a forma como diferenciou os candidatos, considerando que esse é um texto informativo (que na teoria o autor tem que ser imparcial), o seu texto foi, em algumas partes, de opinião.
ResponderExcluirGuilherme gostei de seu texto, você utilizou uma boa linguagem e boas informações. Eu não acredito muito em pesquisas, pois achei as do primeiro turno muito ruins comparadas com os resultados da eleição. Mas mesmo assim desejo sorte para os dois candidatos, que vença o melhor!
ResponderExcluirBom,nessas últimas semanas ouve uma reviravolta nas intenções de voto. A última pesquisa do Datafolha mostrou que a presidenta Dilma está com 52% e aécio com 48% dos votos válidos. Em São Paulo, em que Aécio é o preferido como dito no texto, ele ainda está na frente. Em relação ao texto, ele foi muito bem escrito, interessante, simples, possui uma estrutura boa e atrativa. Parabéns!
ResponderExcluir