Racismo no Brasil
Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Situações assim são vividas diariamente no Brasil, como podemos citar o jogador que foi discriminado pela torcida adversária em uma partida de futebol.
Mesmo após a edição da " Lei Áurea", que aboliu a escravatura no Brasil, os negros que são 50,7% da população brasileira enfrenta o preconceito racial.
No Brasil, segundo o grupo de trabalho das Organizações das Nações Unidas, o racismo é " estrutural e institucional". Isso é uma " falsa democracia racial" já que nega a existência do racismo vivido entre diferentes povos e raças. Para diminuir a desigualdade racial a ONU sugere medidas como garantir a permanência de estudantes negros cotistas nas universidades, prevenir a violência contra mulheres e jovens negros, elaborar um plano nacional de controle e treinamento das Polícias Militares (PMs), abolir o auto de resistência, aprimorar o ensino de história e cultura afrobrasileira nas escolas.
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/racismo-preconceito-nao-e-pagina-virada-no-brasil-pais-vive-falsa-democracia-racial-segundo-onu.htm
Marcadores
ALTERNATIVAS DE TRABALHO COM LEITURAS OBRIGATÓRIAS
(2)
AULAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO
(12)
CARTAS
(3)
CRÔNICA
(2)
Crônicas do 8º
(34)
DEBATE
(2)
DISSERTAÇÃO
(2)
g
(1)
GÊNEROS TEXTUAIS
(3)
INFORMATIVO
(4)
INJUNTIVO
(3)
LEITURAS DO 7º
(9)
LEITURAS DO 9º
(94)
NARRATIVA
(3)
NOTÍCIA
(2)
PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO
(2)
POEMA
(2)
PROPAGANDA
(1)
RECREIO
(3)
RELATO PESSOAL
(1)
RESENHA
(1)
TEATRO
(4)
TEXTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS
(2)
TICS
(5)
O racismo é um ato inaceitável, qualquer q seja seu motivo e tem origens nos primórdios da escravidão, onde paises exportavam negros africanos para fazerem o trabalho pesado em seus engenhos e plantações de café, isso enfluenciou mesmo após a lei aurea a uma onda de pobreza e sussecivamente a uma descriminação a esses povos. É uma medida inaceitável e deve ser punida a qualquer custo.
ResponderExcluirIsabela, o assunto do seu texto é muito polêmico, portanto deveria ser abordado de forma mais complexa, porque eu senti falta de mais informações no texto, porque no meu ponto de vista, você foi muito sucinta, ou seja, não desenvolveu alguns trechos, percebi também a falta do texto justificado para deixar mais atraente.
ResponderExcluirEm relação ao tema, o racismo é um ato inaceitável em pleno século XXI, porque os seres humanos já teriam que ter uma mentalidade desenvolvida, tanto pela evolução que sofreram ao longo do tempo quanto pela facilidade de obter informações sobre as diferenças naturais entre todos os seres humanos, por isso todos deveriam dar o devido respeito aos indivíduos que vivem em nosso ciclo social.
O tema escolhido merece uma grande atenção por ser tão polêmico no mundo todo, acho que faltou aprofundar mais a pesquisa e na minha opinião faltou algo estético que atraísse o leitor como imagens e vídeos. Na minha opinião, a importância que é dada à cor da pele do outro é realmente alarmante. A diferença de cor existente entre as pessoas tem uma simples diferencia científica, pois o que torna a pele mais ou menos escura é apenas a concentração de melanina e não qualquer outra razão que mantenha a afirmação de superioridade de uma raça em relação à outra.
ResponderExcluirInfelizmente um ato tão preconceituoso e inadmissível como o racismo sempre existirá na sociedade. É visto por muitos como uma forma de diminuir ou menosprezar uma pessoa por sua “cor” e é extremamente incompreensível que em pleno século XXI ainda existam pessoas que discriminam outras por sua raça, a qual é divinamente miscigenada exatamente por existirem essas diferenças.
ResponderExcluirNão apenas por isso, mas devido a tudo o que os negros vêm passando desde a época da escravidão, eles merecem sim ter direitos iguais e poder estudar e acredito que essa atitude da ONU de garantir a permanência dos estudantes negros nas universidades conseguirá atingir o seu propósito de diminuir a desigualdade racial. Mas devemos considerar que, não são todos, mas, muitos desses estudantes que estão em universidades através de cotas, utilizam essa medida para se beneficiarem. Apesar disso, como todos nós sabemos independente do que fizerem com suas cotas de estudante, devemos respeitá-los e aceitá-los em nossa sociedade.
Em relação à estrutura, embora tenha escolhido muito bem o tema do seu texto, por ser um ato tão comum e inaceitável, poderia ter explorado mais o assunto, buscado mais informações a respeito, e se aprofundado muito mais nas buscas, procurando ser menos superficial e sucinta, já que se trata de um tema tão polêmico.
O texto destaca-se pelo notório tema que aborda, visto que o racismo e qualquer outra foram preconceito são um dos maiores males do mundo contemporâneo, assim como em toda a história da humanidade. Ofender um semelhante ou discriminá-lo por questões fisiológicas ou por escolhas do mesmo é um ato imoral e que deve ser repudiado. Pela complexidade desse assunto, considero que as informações poderiam ter sido melhor exploradas e aprofundadas, além disso, considero a estrutura apresentada muito simples e os períodos pouco desenvolvidos.
ResponderExcluir(...) qualquer outra forma de preconceito**
ExcluirO preconceito é algo que infelizmente está presente na sociedade, mas isso vem de toda a humilhação, sofrimento e exploração sofrida pelo negro séculos atras, mas esse "esteriótipo" preconceituoso tem de acabar, no mundo atual os governos tentam impor as ideias por meio de leis as quais muitas vezes inibem as pessoas de falar ou de agir de formar preconceituosa, mas em minha opinião deveria tentar implantar as ideias nas mentes das pessoas falando mais sobre o assunto nos veículos de grande circulação, mostrando argumentos convincentes para que todos entendam e mudem a forma de pensar.
ResponderExcluirQuando falamos em racismo, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas na verdade, ele é baseado na diferença da raça das pessoas. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, e sua principal causa é à aparência das pessoas, que são julgadas por aqueles que se consideram superiores. Infelizmente, ainda existe e sempre existirá pessoas preconceituosas no mundo, que não respeitam e ofendem as pessoas com cor diferente, mas deveria haver um respeito, pois vivemos no mesmo planeta e possuímos os mesmos direitos perante à lei.
ResponderExcluirEm relação ao texto, eu gostei do tema tratado, mas na minha opinião, você poderia ter abordado de forma mais complexa e detalhada. A anexação de imagens e vídeos também ajudariam o seu texto a ficar mais completo e atrairia a atenção do leitor.