sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Neutralização das Chuvas no Sudeste

      Atualmente o Brasil, principalmente as regiões Sul e Sudeste, vem passando por um dos seus maiores períodos de seca em 84 anos. Inicialmente passamos pela crise do sistema de abastecimento da Cantareira em São Paulo , depois a crise foi se espalhando, chegando aos estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e no Rio do Janeiro.  
       Depois desses exaustivos períodos de preocupação, este mês muitos meteorologistas tem afirmado que há uma grande possibilidade de chuva para esse mês, ajudando assim, a restaurar parte dos reservatórios de água que tem abastecido essas regiões, e fazendo assim com que muitas pessoas, principalmente da região de São Paulo, onde mais faltou água, restaurassem o seu modo de vida.
    





      
      Segundo meteorologistas a solução vem da influência do resfriamento do Oceano Pacifico que têm influenciado fatores climáticos de varias regiões do mundo, pode fazer com que chova um percentual que ao menos neutralize um pouco as situações, mas eles afirmam que as chuvas podem voltar ao normal somente durante o verão de 2016. Isso ocorre, pois nessa época do ano o Oceano Pacífico sofre uma oscilação de fases quentes e frias que são causadas pela influência das correntes marítimas. 
       Cientistas acreditam que para a chegada de um novo El Niño (os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima), que traria chuvas para a região Sul e um período de seca no Nordeste, mas por causa do resfriamento do Oceano Pacífico, o El Niño deverá ser mais fraco que o normal e insuficiente para recompor totalmente os reservatórios, mas já pode ser considerado um bom começo.






       Há também aqueles cientistas que apontam certa dificuldade para a chegada de chuvas nessas regiões, isso porque sobre essa região formou-se uma zona de alta pressão. Zonas de alta pressão surgem quando os ventos sopram de cima para baixo formando uma espécie de bloqueio, impedindo o avanço das nuvens de chuva.
      Observamos hoje em dia números que assustam, o principal exemplo é o do Sistema Cantareira que hoje apresenta apenas 5% do seu potencial de abastecimento, e grandes e conhecidas localidades como as Cataratas do Iguaçu estão com 96% de sua capacidade hídrica.



Para mais informações você pode clicar Aqui, Aqui, Aqui e Aqui

8 comentários:

  1. Seu texto ficou muito bom e a estrutura também, o tema foi bem escolhido pois trata de um assunto que estamos convivendo muito! A falta de chuvas vem causando grande estiagem não somente no sudeste mais também em outras regiões do Brasil e devido a isso é dever da população concientizar e economizar água para que chegassem a uso de todos! O uso de imagem e as informações complementares ajudaram muito no intendimento do texto e o deixou bem completo!

    ResponderExcluir
  2. A falta de chuvas no Brasil é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço e destaque na atualidade, e por isso é muito importante que toda a população se conscientize, evitando e desperdício e economizando água para o bem comum de todos. Com relação ao texto, ficou muito bom, pois apresenta uma linguagem simples e acessível, e o uso de imagens e links facilitou a compreensão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gabriela, seu texto para mim possui uma estrutura muito boa, porque conseguiu abordar o problema da falta de chuvas recorrendo as possíveis causas e ao histórico de falta de água recente, além do uso de imagens que demonstram o choque de realidade que estamos vivendo.
    No que diz respeito ao tema, a falta de água que começou em São Paulo inicialmente não ameaçava chegar a nessa região, mas o que estamos notando é que o racionamento de água é cada vez mais discutido se será adotado aqui e a UFV próxima a nossa cidade estava ameaçada de ter as aulas suspensas por falta de água.

    ResponderExcluir
  4. O tema tratado no texto foi muito bem escolhido, já que tratou de um assunto que está na mídia e influencia diretamente a vida das pessoas dos mais variados lugares. O texto também ficou muito bom, já que explicou as prováveis causas dessa seca e relatou exemplos. É uma pena que estejamos passando por um período de seca, mas ele serve para nos mostrar como a água é importante e por isso devemos economizar e preservar enquanto temos, para depois não ficarmos sem esse recurso natural, fundamental para a vida. Mas mesmo com todas essas notícias, que estão diariamente nas diversas mídias, ainda tem pessoas que continuam desperdiçando água.

    ResponderExcluir
  5. Gabriela em minha opnião seu texto ficou muito bom, pois em relação ao tema escolhido foram bem abordadas as causas, e as soluções envolvendo pesquisas ciêntificas que dão maior credibilidade a sua reportagem, e o tema foi bem escolhido já que é um assunto bastante grave que o nosso país enfrenta, em evidencia para o nosso maior polo econômico. Em minha opnião devemos tirar dessa situação o valor que a água tem para todo o mundo e que por isso o correto é preservá-la e não poluila como acontece frequentemente.

    ResponderExcluir
  6. O texto em si ficou muito bom além de ter explorado bem o recurso visual o que atrai o leitor. O tema escolhido foi muito bom já que hoje vivemos um período de seca no Brasil.O fenômeno se dá por causas naturais e também pela relação do ser humano na natureza em que vive. A principal forma para amenizar esses problemas é procurando ser mais sustentável na hora de garantir suas necessidades e principalmente evitar desperdícios, ou seja, a conscientização das pessoas para preservar a sociedade em que vivem tanto atualmente quando futuramente.

    ResponderExcluir
  7. Gabriela o seu texto tem uma boa estrutura, linguagem, gostei muito! Porém o que mais gostei foi o assunto escolhido, está tão em nosso dia a dia esse assunto da seca no Brasil, todos nós estamos vendo o ponto que isso está chegando, várias cidades do pais estão racionando água. Agora o que nos resta é ter conscientização na hora da utilização da água!

    ResponderExcluir
  8. A falta de água é um tema que vem tomando mais e mais espaço nas colunas de jornais, nos blogs e nas revistas . A situação é preocupante, nunca foi vista uma seca tão intensa no país antes. Alguns projetos como o Sistema Cantareira tentam ajudar a solucionar o problema, mas não parece fazer muito efeito. Em relação ao texto, parabéns, ele ficou muito bom, bem estruturado, atrativo, com imagens, linguagem simples etc.

    ResponderExcluir